Jogos Cooperativos no Sesc – Rio Preto – SP – Brasil

On janeiro 21, 2012, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Amigos do Mutirão!

Os jogos cooperativos estão em destaque na programação do SESC Rio Preto neste final de semana. Como parte da programação de vivências esportivas do projeto SESC Verão 2012, haverá espaço para os jogos cooperativos, com atividades sábado e domingo (21 e 22 de janeiro), a partir das 14h, no ginásio de esportes do SESC Rio Preto.

Com o conceito “Esporte para Todos”, a proposta desta edição do SESC Verão é apresentar às pessoas a atividade esportiva como fonte de prazer. Diferentes modalidades esportivas estarão em evidência entre janeiro e fevereiro por meio de vivências que serão realizadas aos finais de semana.

Os jogos cooperativos são aqueles que dão oportunidade para jogar de forma que todos possam vencer, valorizando as relações e as pessoas como essenciais no cotidiano. Jogando ou não contra, os jogos cooperativos possibilitam a vivência de uma comunidade mais cooperativa.

A gente se vê lá, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Mutirão no Teleduc: Arte e Educação à Distância

On janeiro 19, 2012, in ArteEdu1, EduCoop, by Fábio Fernandes Villela
Hamã, 1975, Sérgio Ferro
Bom Dia Amigos do Mutirão!
Vamos abrir a possibilidade de pessoas interessadas em “Arte e Educação” acompanharem uma disciplina oferecida na Pedagogia – Ibilce – Unesp à distância. Serão nossos “companheiros de viagem”.  Não será fornecido certificado de participação. Trata-se da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal. Alguns dos conteúdos desta disciplina estão disponíveis na categoria “ArtEdu1″ do Mutirão: (http://www.mutiraodesociologia.com.br/?cat=10/). Vamos utilizar a plataforma TELEDUC da Unesp como Apoio às Aulas Presencias.
O que é o TELEDUC?
O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.

O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, softwares, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Frequentes, etc.

A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes, por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc

Visite a página do NEaD – Núcleo de Educação a Distância da UNESP:
Teleduc – Cursos com inscrições abertas no Ibilce – Unesp – Rio Preto:

http://prograd.ead.unesp.br/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=7

Vamos fazer um Mutirão no Teleduc? A gente se vê virtualmente! Prof. Fábio Fernandes Villela.

Sucesso na Carreira Pedagogas!

On janeiro 13, 2012, in Coord, by Fábio Fernandes Villela

Ibilce – Unesp – São José do Rio Preto – SP – Brasil

Bom Dia Car@s Ex-Alun@s!

Desejo a tod@s as formandas sucesso na carreira que se inicia. Parabéns Pedagogia Turma 2008!

Um grande abraço a tod@s!  Prof. Fábio Fernandes Villela.

PS. Como eu já havia dito em nossa última aula: “vejo vocês no mercado!” e não se esqueçam da música:

http://www.youtube.com/watch?v=4hoNdz56JgE&feature=fvsr

2012: Ano Internacional do Cooperativismo

On janeiro 9, 2012, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Amigos da Educação Cooperativa!

A Assembleia Geral da ONU declarou 2012 como o Ano Internacional das Cooperativas, destacando a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento socioeconômico e reconhecendo seu trabalho para a redução da pobreza, geração de emprego e integração social, onde oferecem um modelo de negócio que contribui para o desenvolvimento socioeconômico dos cooperados e comunidades onde atuam.

Dentre os objetivos do Ano Internacional das Cooperativas, destacam-se:

1. Aumentar a consciência pública sobre as cooperativas e suas contribuições para o desenvolvimento socioeconômico e para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio;

2. Promover a formação e o crescimento das cooperativas;

3. Incentivar os governos a estabelecer políticas, leis e regulamentos propícios para a formação, crescimento e estabilidade das cooperativas.

A conquista do Ano Internacional das Cooperativas é inédita e recebida com grande orgulho, já que o tema está sendo considerado no âmbito mundial como de grande importância para o desenvolvimento socioeconômico.

O cooperativismo teve origem na Inglaterra por iniciativa de operários da cidade de Rochdale, que, prejudicados pelo novo modelo industrial – em que as máquinas substituíram o trabalho artesanal e algumas atividades – procuraram outras formas de garantir o sustento de suas famílias.

A decisão de criar uma sociedade de consumo baseada no cooperativismo puro partiu desse grupo de trabalhadores, e, em 1844, originou a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale Limitada, um armazém comunitário. Onze anos após a fundação, a organização já contava com 400 sócios. Desde então, o cooperativismo cresceu pelo mundo, e as normas definidas por aqueles tecelões passaram a nortear as ações das cooperativas em todo o mundo.

Atualmente o cooperativismo está presente em mais de 100 países e soma mais de 800 milhões de cooperados em todo o mundo, sendo responsável por cerca de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo. No Brasil já são mais de 6.650 cooperativas, com mais de 9 milhões de cooperados, sendo o crédito o ramo com maior representação no cooperativismo nacional.

Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Reelaborado a partir de diversas fontes.

 Boa Noite Caros Alunos!

Segue solicitação de estagiários de pedagogia da Coopec – Colégio Albert Sabin de São José do Rio Preto – SP – Brasil. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela (CCCGP).

Venho solicitar a gentileza de divulgar que estamos contratando professores estagiários de: Educação Infantil – Maternal até Pré II, Ensino Fundamental I – 1º Ano até 5º Ano. Os interessados devem entrar em contato  com:

http://www.coopec.com.br/coopec-escola-rio-preto

 Para maiores informações:

 http://www.coopec.com.br/contato

Muito obrigado!

Coopec – Colégio Albert Sabin

Rua José Scarpelli Sobrinho, s/nº – Jd. Vivendas

São José do Rio Preto – SP

Tel: (17) 3201 0000

Estágio para Pedagogia no Colégio São José de Rio Preto – SP – Brasil

On janeiro 4, 2012, in Coord, by Fábio Fernandes Villela

 Ficheiro:Saojose.jpg

Boa Noite Caros Alunos!

Segue solicitação de estagiários de pedagogia para o Colégio São José de São José do Rio Preto – SP – Brasil. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Venho solicitar a gentileza de divulgar que estamos contratando estagiários (as) de Pedagogia para atuar na Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para quem tiver interesse enviar currículo para:

Josiane Letícia de Souza (Assistente de Coordenação)

jsouza@csj.g12.br

Muito obrigado!

Colégio São José

Rua Agostinianos, 88 – Jd. Sta. Catarina

Cep: 15080-180

S. José do Rio Preto – SP – Brasil

Tel (17) 3216-8733 / Fax (17) 3216-8730

E-mail: agostiniano@csj.g12.br

Site: www.csj.g12.br

Bom Dia Caros Alunos!

Segue solicitação de estagiários de pedagogia da coordenadora pedagógica Sandra Grecco do Colégio Arte Manha e Coeso de São José do Rio Preto – SP – Brasil. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Venho solicitar a gentileza de divulgar que estamos contratando estagiários (as) de Pedagogia, 30 horas – Período Manhã/Tarde.  Enviar currículo com contato e disponibilidade para:

sandgrecco@hotmail.com ou sandgrecco@gmail.com

Muito obrigada,

Sandra Grecco – Coordenadora Pedagógica

Colégio Arte Manha & Coeso Escola Infantil e Ensino Fundamental

Rua Gilberto Lopes da Silva, 1940 – Jardim Walkiria

Fone (17) 3354-9000

São José do Rio Preto – SP – Brasil

www.colegiocoeso.com.br | http://www.arteemanha.com.br