Sociologia da Educação 2 – O que é o Brasil?

On fevereiro 26, 2011, in SocioEdu2, by Fábio Fernandes Villela

Boa Noite Querid@s Alun@s!

Esta é área para vcs deixarem os comentários sobre os trechos do documentário “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro que assistimos em sala de aula.  O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esse documentário traz todos os 10 programas da elogiada série baseada na obra central de Darcy: O Povo Brasileiro, em que o autor responde à questão “quem são os brasileiros?”, investigando a formação do nosso povo.   Co-produzida pela TV Cultura, a GNT e a Fundar, a série conta com a participação de Chico Buarque, Tom Zé, Antônio Cândido, Aziz Ab´Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Hermano Vianna, entre outras personalidades. 

O Povo Brasileiro é uma recriação da narrativa de Darcy Ribeiro, e discute a formação dos brasileiros, sua origem mestiça e a singularidade do sincretismo cultural que dela resultou. Com imagens captadas em todo o Brasil, material de arquivo raro e depoimentos, a série é um programa indispensável para educadores, estudantes e todos os interessados em conhecer um pouco mais sobre o nosso país.  Abraços, Prof. FFV.

22 Comentários “Sociologia da Educação 2 – O que é o Brasil?”

  1. Monise Matucci disse:

    O documentário trata dos aspectos sociais e culturais do povo brasileiro, evidenciando as características de nossos ancestrais, através dos quais o desenvolvimento do Brasil se desencadeou, pelo choque cultural entre os indígenas, os portugueses e os negros africanos. Essa fusão de diferentes etnias, associada a ocupação de diferentes regiões geográficas, que formaram a cultura brasileira, não impediram que nos transformassemos em uma só gente com uma riqueza cultural própria. Os povos indígenas que aqui habitavam antes da chegada dos colonizadores portugueses já possuíam seus costumes próprios, bem como línguas e crenças diversificadas e assim eram divididos em tribos, nas quais as atividades desenvolvidas voltavam-se para a sobrevivência de cada um. Com a chegada dos portugueses, estas tribos foram influenciadas por muitos de seus costumes e tradições, e após um processo que durou vários anos, estabilizou-se a língua portuguesa. Com a chegada dos negros africanos, a força de trabalho no país se estabeleceu devido a escravidão, iniciando a construção da economia. Desta forma, podemos dizer que nosso país se constitui da mistura de etnias e culturas distintas, e portanto não possuímos um modelo padrão de costumes e hábitos.

  2. Silvana Teles disse:

    O filme O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, trata sobre as matrizes raciais que juntas resultaram no povo do Brasil; matrizes essas que são o branco português, o índio e o negro africano. Cada um desses povos possuía uma cultura, tradições e costumes diferentes entre si, mas juntos formaram uma nova matriz, um novo povo, com uma própria etnia nacional e com uma cultura diferente.

  3. Josy Fernandes disse:

    Brasil, um país de várias misturas, misturas de povos, de costumes, de tradições, de línguas. E o livro/documentário “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro trata exatamente dessa miscigenação, mostrando que cada região do Brasil possui, sim, seus costumes e tradições, mas que todos somos frutos da influência e do choque entre as culturas indígena, portuguesa e africana. Cada região desse país onde não conseguimos criar padrões, possui a sua singularidade, mas todos juntos formamos um só povo, o povo brasileiro.

  4. Jéssica Carla disse:

    O documentário “o povo brasileiro” baseado na obra de Darcy Ribeiro, retrata a formação do Brasil, procurando saber a verdadeira identidade do povo brasileiro, pois que é a mistura de índios, negros africanos e europeus. Vale lembrar, que este país já era existente, com seus habitantes caboclos, que tinham como finalidade apenas viver, posteriormente surgiu os europeus possuindo uma sociedade embasada na economia, trazendo para seus interesses, o povo africano que já estavam convivendo com a escravidão, e que aqui se fizeram escravos do engenho, da cana e do ouro, e ao término destes, os bandeirantes formam então uma nova concepção de trabalho, onde produzem e consomem dos seus próprios produtos, estes denominados de caipiras. Desta forma, o país está imerso em culturas diversificadas, cada qual advindas de etnias diferentes, proporcionando a formação de costumes e modos de viver que transitam de geração a geração, não deixando de ser um país uniforme, porém heterogêneo em sua cultura. É lastimável e inaceitável um país tão diversificado, recoberto de preconceitos e desigualdades, rico em cultura e pobre moralmente, a sociedade brasileira ainda vive as marcas de um país colonizado por elites que pensam que somos uma massa diferente da delas, e como diz o próprio autor, é necessário que criemos o Brasil que queremos, é importante que não abaixemos a cabeça como alguns de nossos antepassados, para que assim, consigamos o país desejado.

  5. Letícia Bortolozo disse:

    O documentário “O Povo brasileiro”, baseado no livro de Darcy Ribeiro fala e mostra sobre como o Brasil chegou ao que é hoje, quais os motivos dos brasileiros “agirem” como “agem”. Mostrando desde sua pré-colonização, quando os índios eram seus únicos moradores humanos, seus costumes, ritos, linguagem e tudo que está envolvido por estas culturas primitivas. Mostrando a maneira como portugueses e africanos viam o mundo, suas culturas e as culturas envolvidas em suas culturas, as crenças, os mitos, as línguas e seus costumes. E também mostrando a cultura e costumes do povo caipira, oriundos do interior de São Paulo, povo que possui a junção do povo indígena com os portugueses e os africanos, onde os costumes e culturas se entrelaçam, tornando-se única. Esta ultima é a nossa principal influência, deste pequeno povo universitário, que juntos a mistura de costumes, mitos e culturas, entrelaçadas abrangem todo o mundo. O Brasil sofreu e sofre influência continua de todo o mundo, e isso não quer dizer que este não imponha alguma sobre os outros países, pois hoje, se tornando uma grande potência, abre espaço e oportunidades para que todas suas culturas, que juntas se tornam uma única, ampla e diversificada seja conhecida por todos. Sofreu e sofre preconceitos, pela maneira como o brasileiro é, como age, como pensa, mas isso se dá ao fato de como e por quem foi colonizado, quais influências sociais, econômicas, políticas, culturais entre outras lidou em sua colonização. Deve-se pensar sobre estes fatos, abrangendo-os todos e assim refletir para que o país permaneça em crescimento contínuo, influenciando e sendo influenciado, sem perder suas características fundamentais que o tornam complexo e único.

  6. Emerson Roberto Borges disse:

    No documentário ” O Povo Brasileiro”, Darcy Ribeiro retrata a formação do povo brasileiro apresentando os costumes, as idéias, as crenças e a cultura geral de cada grupo apresentado. No trecho que assistimos, observamos incialmente a cultura Tupi, seguido pelo povo português, o africano e o “caipira”.
    Neste documentário ,observamos as influências de cada uma das culturas citadas trazidas para a formação de nossa nação.
    O resultado da miscigenação dessas diferentes culturas mostra os diferentes pensamentos, as diferentes idéias e culturas que existem dentro de nosso país.
    Nossas raízes devem ser valorizadas para que possamos compreender o meio em que vivemos

  7. Franciele Baptista disse:

    O documentário de Darcy Ribeiro mostra as peculiaridades, costumes e características de três povos que, ao entrarem em contato uns com os outros no Brasil, resultou no povo brasileiro. Foi exatamente a mistura de tradições indígenas, africanas e portuguesas, que resultou no Brasil que hoje vivemos: país com cultura e costume riquíssimos e altamente diversificado.

  8. Bárbara Ceron disse:

    O documentário O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, retrata os aspectos sociais e culturais, a formação do povo brasileiro, as diferentes tradições e costumes.
    Para explicar a mistura de raças, o documentário é divido em matrizes: Matriz Tupi, que revela o universo indígena, como eram organizadas as aldeias, as guerras, as festas; a Matriz Lusa, que mostra como os portugueses encontraram nossas terras, a exploração do desconhecido; a Matriz Afro,que revela a cultura negra e suas tradições, e, por último, o povo caipira, em que mostra também os costumes e tradições de um povo originário do interior de São Paulo. O documentário acaba por nos mostrar como chegamos até os dias de hoje, e como toda essa mistura de raças gera o povo brasileiro.

  9. Michele Souza disse:

    O que é o Brasil?

    O Brasil HOJE é um país misto, digo hoje porque já existia um Brasil antes de os Portugueses um de nossos colonizadores chegarem aqui. Aquele era um Brasil “puro” sem mistura de raças. Já o Brasil que conhecemos é proveniente do choque de cultura de três raças : os Portugueses (colonizadores), os Índios (nativos do país) e os Negros africanos (trazidos pelos portugueses para servirem como escravos). Sendo assim podemos dizer que o nosso país não tem um passado cultural propriamente dito, temos vários deles. Somos um povo diferente, um povo segundo Darcy Ribeiro que devemos nos concentrar em inventar um Brasil que queremos. Então podemos concluir o nosso raciocínio com uma frase do próprio Darcy que diz: Mais do que uma simples etnia, o Brasil é um povo nação, assentado num território próprio para nele viver seu destino.

  10. Damires disse:

    O Brasil é uma terra que está sempre sofrendo mudanças, pois antes mesmo de sua descoberta os indígenas já estavam aqui e detinha total domínio sobre a fauna e flora. Os indígenas formavam um Brasil independente entre si, tendo uma cultura alto-suficiente, livre de preconceitos sociais, sexuais e raciais. Após 1500 há um confluência entre nativos e Portugueses resultando em muitas mudanças como uma nova geração de sociedade e costumes que começou a viver influenciado pelo Europeu.
    Hoje a sociedade Brasileira está “enraizada” em uma cultura consumista capitalista que se pararmos para analisar veremos que se tivéssemos nos apoiado em bases mais nativas talvez tivessem um sociedade mais humanas respeitando as diferenças individuais do ser humanos sem ter que passar por cima de seus valores. Pois lá as crianças desde a infância já eram preparadas para desempenhar seus papeis dentro da sociedade. E as nossas crianças será que estão sendo preparadas ou manipuladas para seu futuro.

  11. Damires disse:

    O documentário “O povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro fala de uma terra que está sempre sofrendo mudanças, pois antes mesmo de sua descoberta os indígenas já estavam aqui e detinha total domínio sobre a fauna e flora. Os indígenas formavam um Brasil independente entre si, tendo uma cultura alto-suficiente, livre de preconceitos sociais, sexuais e raciais. Após 1500 há um confluência entre nativos e Portugueses resultando em muitas mudanças como uma nova geração de sociedade e costumes que começou a viver influenciado pelo Europeu.
    Hoje a sociedade Brasileira está “enraizada” em uma cultura consumista capitalista que se pararmos para analisar veremos que se tivéssemos nos apoiado em bases mais nativas talvez tivessem um sociedade mais humanas respeitando as diferenças individuais do ser humanos sem ter que passar por cima de seus valores. Pois lá as crianças desde a infância já eram preparadas para desempenhar seus papeis dentro da sociedade. E as nossas crianças será que estão sendo preparadas ou manipuladas para seu futuro.

  12. Joyce Longo disse:

    No documentário “O povo Brasileiro”, Darcy Ribeiro comenta a história de formação do povo brasileiro. Nesse, ele aborda a estruturação dos diversos modos de vida e cultura de nossa nação. Ele fala sobre nossas matrizes: tupí, lusa e afro. Durante o vídeo ele mostra o encontro destas matrizes e da estruturação do modo de vida, costumes e tradições Cabocla, Caipira, Crioulo, Sertaneja e Sulina. Por fim, discute o Brasil atual, como um país rico em diversidade cultural e como ele se construiu.

  13. Bruna Tairine disse:

    No documentário “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro apresenta a reinvenção do mundo, ou seja, a transformação que o mundo vai passando, tendo como ator principal o homem e o futuro em que esse mundo vai se encontrar. Mostrando a diversidade existente nos povos brasileiros, ele aponta a cultura e a divisão dos indígenas dentro do Brasil, além dos seus diferentes modos de viver. Com isso, ele busca nos mostrar a forma de sobrevivência dos indígenas e as diversas técnicas e maneiras que o povo brasileiro acabou herdando e passando em suas gerações. Sendo assim, a situação atual em que se encontra a sociedade brasileira é uma mistura de toda cultura em que ao longo do tempo foi nos constituindo e formando uma sociedade diversificada em que se encontra o povo brasileiro.

  14. Andreia Fidelis disse:

    O documentário retrata a formação étnica e cultural da população brasileira com a contribuição do índio (habitantes locais chamados de brasis), do negro (vindo da África) e do europeu. Focalizando nas diversidades culturas existentes entre os índios e no choque cultural que houve com a chegada dos europeus.
    Uma formação impregnada pela herança e miscigenação entre esses povos, que deixaram de ser eles para tornarem-se os brasileiros, dando origem uma sociedade tão diversificada como sociedade brasileira atual.

  15. Cláudia disse:

    No documentário “O Povo Brasileiro”, Darcy Ribeiro descreve que a formação do povo do nosso Brasil se deu pela mistura de raças entre os índios, negros e brancos. Mostra que as diferenças entre essas raças se enfrentaram e se fundiram simultaneamente dando origem e uniformizando os brasileiros, sem eliminar suas diferenças físicas, sociais e culturais.

  16. Paula Rocha disse:

    No documentário povo brasileiro, Darcy Ribeiro discorre sobre como nos constituímos antropológicamente. Mostra como a partir da missegenação entre matrizes diferentes nos transformamos em um povo único.

  17. Michelle disse:

    O documentário “O povo brasileiro” de Darcy Ribeiro, nos mostra as diferentes etnias existentes no Brasil, sendo formado por várias raças com suas característacas próprias. E com isso trasendo para acultura basileira um novo modelo de vida, havendo portanto, esta diversidade que com o passar do tempo foi adquirindo sua própria maneira de ser. Um país com uma cultura extremamente diversificada, costumes e crenças que somente o Brasil com tal diversidade poderia ter.

  18. Éder Ralha disse:

    O documentário “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro relata os aspectos sociais e culturais, a constituição do povo brasileiro e suas diferentes tradições. Esse documentário tenta e consegue apresentar uma rica visão sobre a formação da cultura brasileira. Nesse trabalho, Darcy Ribeiro apresenta o choque cultural (indígenas, os portugueses e africanos) que deu origem ao “humano” brasileiro. É interessante perceber as influências desses povos, citados entre parênteses, sobre o jeito, a vestimenta, as comidas e até as variantes linguísticas que enriqueceram a Língua Portuguesa. Por meio do documentário é possível verificar a riqueza cultural que o Brasil apresenta e, além disso, avaliarmos o nosso conhecimento em relação à grandiosidade cultural do Brasil.

  19. Priscila disse:

    No filme O Povo Brasileiro da obra de Darcy Ribeiro, retrata a grande mistura cultural, humana e social do país, demonstrando sua tradição particular de cada lugar do Brasil, a fim de demonstrar como foi formada a cultura no Brasil. Resgatando o impacto cultural entre suas diferenças, resultando como todo e o verdadeiro povo brasileiro. O filme é rico de adereços que identificam a beleza da nossa cultura e do nosso povo.

    �����

  20. Carolina disse:

    Um documentário que incita ao orgulho do povo brasileiro, desde suas raízes, desbrava o interior do Brasil, demonstrando suas características peculiares, dentre elas, a mistura de raças, culturas e religiões, como índio, europeu, negro e africano, com o objetivo de enfatizar sua história, embasada em virtudes e qualidades específicas, qualidades essas, que deram origem ao povo brasileiro, diante a mistura daqueles que inicialmente habitaram o país.

  21. Renata Luiza disse:

    O filme “O Povo Brasileiro” de Darcy Ribeiro, nos mostra as diferenças culturais e etnicas presentes no nosso país, provocada também pela grande diversidade geográfica do Brasil, resultando num povo múltiplo de culturas.

  22. Luciana disse:

    O documentário de Darcy Ribeiro mostra a diversidade cultural e etnica resultantes da mistura de tres povos: o branco, o negro e o índio que ao entrarem em contato uns com os outros no Brasil, resultou no povo brasileiro.Em consequência vivemos em um país rico em cultura e costume e altamente diversificado.

Deixar um comentário