Museu On-line do Artista Plástico José Antônio da Silva

On novembro 22, 2010, in ArteEdu1, by Fábio Fernandes Villela

José Antonio da Silva

http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=35171

Vida e Obra 

José Antônio da Silva nasceu em Sales Oliveira, em 1909; morreu em São Paulo em 1996. Foi pintor, considerado por muitos o maior naïf do Brasil. Criado na roça, José Antônio da Silva chegou a Rio Preto em 1930. 

Semi-alfabetizado, Silva escreveu livros como o “Romance de minha vida”, publicado em 1949, “Maria Clara”, em 1970, e “Sou pintor, sou poeta”, em 1981. 

Expôs no MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Recebeu Prêmio de Aquisição do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. Participou da XXVI Bienal de Veneza. Foi premiado pela II Bienal Hispano-americana de Havana; admirado na Exposição Internacional de Lissone, Milão. Foi mencionado no “The Arts in Brazil”, de Pietro Maria Bardi, Milão; foi referido no “Who´s who in Latin América”, dicionário de personalidades notáveis editado por Wheeler Sammors, de Chicago. 

Além da exposição coletiva Brèsil Arts Popularies Contemporain, organizada pelo Ministério da Cultura e a Maison dês Cultures du Monde da França, fez parte da Sala Especial “Imaginários Singulares” da XIX Bienal de São Paulo. 

Em 1966, Silva criou o Museu Municipal de Arte Contemporânea. Ainda nesse ano, além de coletivas em Moscou e Paris, foi distinguido com “Sala Especial” na Bienal Internacional de Veneza. É citado em dicionários e enciclopédias, referido e estudado em livros de história da arte. 

Há publicações sobre o artista no Brasil e no exterior, além de estudos acadêmicos. 

Sobre o artista foram realizados filme de cinema, grandes reportagens em jornais e revistas, inúmeros programas de televisão e o CD-Rom “José Antônio da Silva”, produzido pela Associação dos Amigos da Pinacoteca e Prefeitura de São Paulo. 

Silva possui quadros em galerias e museus de várias partes do mundo. Na capital paulista, compõe o acervo do MASP, do MAM, do MAC, da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra.

O Museu On-line do Artista Plástico José Antônio da Silva

No ano em que se comemora o centenário do artista José Antônio da Silva, a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Comunicação, lança, no Portal do Cidadão, no endereço wwww.riopreto.sp.gov.br, o Museu On-Line de Arte Primitivista “José Antonio da Silva”. As fotos das telas foram reproduzidas pelo fotógrafo Paulo Henrique Magri, da Secretaria Municipal de Comunicação Social. 

As obras on-line fazem parte do acervo do MAP – Museu de Arte Primitivista “José Antonio da Silva”, que funciona no segundo andar do Centro Cultural Professor Daud Jorge Simão. 

Inaugurado em 19 de julho de 1980, o MAP reúne em seu acervo 67 telas, mais de 60 objetos históricos e várias esculturas de todas as fases da obra de José Antônio da Silva.

Texto retirado de: http://www.riopreto.sp.gov.br/PortalGOV/do/subportais_Show?c=22371

3 Comentários “Museu On-line do Artista Plástico José Antônio da Silva”

  1. O Mutirão de Sociologia é Silva total: para acabar com a saúva do Brasil. FV.

  2. stephen disse:

    combatant@toulouse.lavish” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó!!…

  3. Rodney disse:

    registering@trespassed.goulding” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó….

Deixar um comentário