(Foto: H. Pavam)

Bom Dia Amig@s do Mutirão! Tudo bem?

Gostaria de convidar a tod@s para a palestra com o Prof. Agostinho Brandi sobre seu novo livro: “São José do Rio Preto 1894-1907: O Ciclo dos Intendentes e a Criação da Comarca”. Será dia 10/11/12, as 10h00min. no Auditório da ACIRP do Centro (Rua Silva Jardim, 3099, Centro). O Prof. Agostinho Brandi de 80 anos é educador, pesquisador e historiador. Nascido em Guapiaçu e radicado em Rio Preto desde a infância, lançou esse ano o livro: “São José do Rio Preto 1894-1907: O Ciclo dos Intendentes e a Criação da Comarca” (THS Editora).

O título é uma continuação cronológica de sua obra anterior, “São José do Rio Preto 1852-1894: Roteiro Histórico de Pesquisas”, lançada em 2002, depois de 11 anos de estudos sobre o período distrital da cidade. O leitor tem a possibilidade de entender melhor os acontecimentos da época em que a comarca foi criada, passando pelas primeiras gestões administrativas, os planos urbanísticos e a evolução econômica e cultural. O autor começou a produzir o livro em 2003 e terminou no início deste ano (2012). Muitas informações foram coletadas fora, especialmente em São Paulo e Jaboticabal.

O objetivo segundo o autor do livro é “preencher uma lacuna, oferecendo material para consultas aprofundadas”, explica. Reproduções de manuscritos, documentos oficiais do município, publicações jornalísticas e fotos ajudam a contar a história local, preservando a forma de escrever e outras características do final do século 19 e início do 20. Entre os assuntos abordados em suas pouco mais de 500 páginas, estão as criações do primeiro jornal, “O Porvir”, e da primeira biblioteca. Ainda há espaço para capítulos inéditos, como o dedicado à “Monographia da Villa de São José do Rio Preto”, do engenheiro italiano Ugolino Ugolini.

Embora tenham passado por um processo de restauração, alguns fac-símiles foram bastante danificados pelo tempo e aparecem com pouca definição. Mesmo assim, o autor preferiu usar o acervo a esquecê-lo. “Sem conhecer a história, não é possível sonhar com o futuro”, justifica o rio-pretense Edemir Pinto, diretor-presidente da BM&F Bovespa, na apresentação do livro. Edemir Pinto, que hoje ocupa um dos cargos mais altos da economia brasileira, é ex-aluno e amigo de Brandi, por isso viabilizou o patrocínio direto e exclusivo para a publicação de 750 exemplares. Nos próximos anos, o historiador vai dar sequência ao trabalho, retratando a fatia seguinte da linha do tempo, até os anos 1930, quando chega ao fim a República Velha. “É o meu desejo, mas não tenho prazo para concluí-lo.”

Quem é Agostinho Brandi?

Agostinho Brandi é formado em história pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do “Sagrado Coração de Jesus”, de Bauru, e em estudos sociais pela Faculdade Auxilium de Filosofia Ciências e Letras, de Lins. Mas sua dedicação ao passado não se restringe à formação acadêmica: é uma das principais referências do assunto na cidade. Além de professor , destacou-se como o primeiro diretor do Arquivo Público Municipal e um dos fundadores do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGG). Ocupa a cadeira número 3 na Academia Rio-pretense de Letras e Cultura.

Informações

Palestra do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico (IHGG)

Entrada franca. Haverá emissão de certificados para os interessados.

Data: 10/11/12, 10h00min.

Local: ACIRP (Rua Silva Jardim, 3099, Centro)

Palestrante: Prof. Agostinho Brandi

Tema: “São José do Rio Preto 1894/1907 – O ciclo dos intendentes e a criação da Comarca”

Texto reelaborado a partir de matéria publicada no Diário da Região.

 

1 Comentário » “Convite para Palestra com o Prof. Agostinho Brandi sobre seu novo livro: São José do Rio Preto: 1894-1907: O Ciclo dos Intendentes e a Criação da Comarca, dia 10-11-2012, Acirp – Centro”

  1. Osmar Cardin disse:

    Nossos cumprimentos ao incansável mestre, de cujo esforço e dedicação resultou um trabalho importantíssimo para a posteridade e para todos aqueles que se interessam pelo conhecimento da história ou que pretendem estudar a trajetória cidade que hoje se transformou numa verdadeira capital regional….Parabéns ao Prof. A. Brandi!!!

Deixar um comentário