Tópicos da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias 2

On outubro 11, 2012, in Miscelan, RP-CE, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s Alun@s! Tudo bem?

Esta postagem procura desvendar o que o trabalho está sendo. O professor Ricardo Antunes, titular de Sociologia no IFCH da Unicamp, autor de livros que abordam a temática tais como Adeus ao trabalho? (São Paulo, Cortez, 1995), Os sentidos do trabalho (São Paulo, Boitempo, 1999) e O caracol e sua concha (São Paulo, Boitempo, 2005) e ), entre outros,  afirma que:

[...] Sabemos que o trabalho, concebido como atividade vital, nasceu sob o signo da contradição. Desde o primeiro momento, foi capaz de plasmar a própria sociabilidade humana, por meio da criação de bens materiais e simbólicos socialmente vitais e necessários. Mas também trouxe dentro dele, desde seus primeiros passos, a marca do sofrimento, da servidão e da sujeição. Ao mesmo tempo em que expressa o momento da potência e da criação, o trabalho também se originou nos meandros do “tripalium”, instrumento de punição e tortura. Se era, para muitos, dotado de uma ética positiva (ver as análises de Weber), própria do mundo dos negócios (cujo significado etimológico é negar o ócio), para outros, ao contrário, tornou-se um não valor, estampado na magistral síntese de Marx: “Se pudessem, os trabalhadores fugiriam do trabalho como se foge de uma peste! [...].

[...] Mas o século 20 moldou-se pela estruturação da chamada sociedade do trabalho, em que desde muito cedo fomos educados para o princípio fundante do trabalho. Esse cenário começou a ruir, no entanto, a partir dos últimos 20 anos. Tragicamente, quanto mais a população vem aumentando, menor é a capacidade de incorporar os jovens ao mercado de trabalho. Esta é a situação que vivenciamos hoje: não encontramos empregos para aqueles que dele necessitam para sobreviver e os que ainda estão empregados em geral trabalham muito e não ficam um dia sem pensar no risco do desemprego. Esse medo ocorre não só na base dos assalariados, pois essa tendência cada vez mais avança na ponta da pirâmide social, chegando até os gestores.  [...] (Revista Cult, 139, 2010).

No Roda Viva de 03/09/2012,  o Prof. Ricardo Antunes discutiu com os convidados o mundo do trabalho. O professor, um dos mais destacados sociólogos da atualidade, apresentou  o tema do “trabalho” e suas novas formas de relação dentro do mundo capitalista contemporâneo. O programa pode ser acessado no seguinte link:

http://tvcultura.cmais.com.br/rodaviva/roda-viva-discute-o-mundo-do-trabalho-com-ricardo-antunes

A pergunta para o comentário é a seguinte: o que o trabalho está sendo nesse começo de século XXI? Bom trabalho, Prof. Fábio  Fernandes Villela.

103 Comentários “Tópicos da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias 2”

  1. larissa disse:

    Hoje em dia, o trabalho mudou muito, antigamente não tinha muitos direitos e não respeitavam os direitos trabalhistas como hoje. Mas tem muitas que ainda tem que mudar e melhorar em relação ao trabalho.

  2. igor disse:

    tem muita diferença das fabricas de antigamente,e as fabricas de hoje em dia,ouve melhoras mas deixa a desejar,como por exemplo horario de entrada e saida!

  3. Flávia disse:

    O trabalho nos anos 60 era muitas exploração e os próprios trabalhadores eram as maquinas e nem tinha hora de almoço direito! Já hoje em dia quase nem precisa mas de mão de obra ,pois existe maquina para tudo, e hora de almoço tem empresas q tem mais de uma hora de almoço.

  4. dylan disse:

    O trablhado hoje em dia é melhor do q antigamente mas nao mudou muito nao!!!
    pois antigamente nao tinha muito direito trabalhista.. mas com o passar dos anos foi aprimorando os direitos dos trabalhadores!!!mas mudou sim muito o direito do trabalhador !!de antigamente pra hoje em dia mudou muito!!!por Dylan Wallace de Oliveira.

  5. Jéssica Caroline de Couto disse:

    Antigamente os trabalhadores não tinham os mesmos direitos que eles tem hoje.
    E também a tecnologia não eram avançada .Muitas fabricas utilizam mais maquinas e uma pessoa para opera-las, no passado as pessoas que faziam os trabalhos das maquinas.Hoje em dia tudo esta mais avançado.

  6. Lucas disse:

    A forma que os funcionarios trabalhavam nas fabricas de antigamente era muito inregular e diferente como as de hoje,hoje os funcionarios industriais tem muita segurança ao operar as maquinas industriais.

  7. Matheus Roversi disse:

    antigamente uma pessoa fazia um serviço o dia inteiro so com pausa para o almoço e para ir ao banheiro, hoje isso tudo mudou o serviço e mais divididos entre os funcionários de uma fabrica, industria. Isso ajuda a impresa a crescer mais e ter mais lucro…

  8. Matheus dso santos disse:

    nos dias de hoje os conceitos mudaram muito, os costumes, direitos, crenças, família e religião com os dos tempos antigos!

  9. guilherme disse:

    o trabalho de antigamente era mais difícil porque antes não tinha cursos pro finalizante,por causa disso o trabalho era mais braçal, o tempo de hoje é mais diferente por causa tem mais jeito de pessoas fazerem cursos e faculdade e ter um bom emprego.

  10. Carlos disse:

    Antigamente nao existia tantas tecnologias como hoje!

  11. samara liz disse:

    o trabalho antigamente era feito por operário onde existia a escravidão, mas hoje em dia ha vários mercados de trabalho, pois hoje existe posto de saúde publico e particulares,onde todos ganham um salario minimo

  12. larissa ferreira do nascimento disse:

    o trabalho teve uma mudança de grande escala atravez dos seculos. os direitos dos trabalhadores, as maquinas, o ambiente do trabalho…. mas para o benefício da humanidade as mudanças foram para melhor….

  13. Ana Caroline disse:

    é interessante ver o filme de Charli Chaplin, pois mostra a realidade de como começou a vida no trabalho…de como era dificil manter o próprio sustento, pessoa eram obrigadas a trabalharem como se fossem maquinas ou seja eram exploradas!!! mas hoje tudo mudou,graças ao desenvolvimento da educação, e da evolução de maquinas de trabalho!!! hoje o trabalho tem seu respeito, e seus direitos valorizados!!!!! :-) *-*

  14. gabriela disse:

    o trabalho de hoje esta muito diferente porque as pessoas nao trabalha tanto igual antes

  15. muito legal nao prestei atenção

  16. Tamires disse:

    Atualmente o serviço nao é tao intenso como antigamente !!! Tem o horario de almoço e nao é escravizado !!!!!!

  17. Jéssica Letícia disse:

    Hoje os trabalhadores tem mais direitos do que antigamente, hoje os trabalhadores tem horario pra almoçar, horario de saída, e se ganha mais se fazer hora estra Antigamente os trabalhadores nao tinham direitos apenas paravam de trabalhar pra almoçar…

  18. jennifer cristina disse:

    A tempos atras o trabalho humano era forçado, com pausas de menos meia hora por dia somente para o almoço, era algo puxado, onde o trabalhador era praticamente explorado.

  19. bryanna disse:

    Antigamente o trabalho era muito pesado, e as pessoas tinham qe se esforçar muito e trabalhar muito, atualmente nao é assim. Existem maquinas qe substituem as pessoas.

  20. Gabriela G. G. disse:

    Antigamente a esploraçao do trabalho era maior de que hoje, mas quase nada mudou os operarios estao sendo trocados por maquinas.

  21. bruna fernanda disse:

    antigamentoo os serviços eram mais pesados,as pessoas eram mais exploradas ,pq,trabalhavam o dia todoo para ganhar pouco dinheriroo..hj naoo existem serviços pesados mais sao reconhecidos!!

  22. Tamires Soares disse:

    Atualmente o serviço nao é mt braçal pois atualmente existe mt maquina q fazem o serviço q antigamente era braçal !!!!
    E os trabalhados de hoje tem mt mais direitos do q os de antes !!!!

  23. maneiro pois meu trabalho é escravo mercado ninguem meresce zika da barriga

  24. joyce moura disse:

    antigamente as pessoas trabalhavam muito eles eram mais esforçados e tambem eram muitos explorados hoje em dia a tecnologia avanço e tudo fico mais facil e mais pratico

  25. Renan disse:

    Para conseguir um emprego hoje esta muito mais difícil que antes, pois hoje em dia pedem pessoas mais qualificadas para tal emprego

  26. larissa serigussi disse:

    Antigamente as pessoas trabalhavam muito para se ganhar pouco ,e os serviços eram muito pesados as pessoas se matavam de trabalhar para nao ganhar quase nada ja hoje em dia as pessoas bom pelo menos a maioria trabalha poucas horas por dia e ganha muito e sem falar que o trabalho e muito mal distribuido muito por nao terem a capacidade de trabalhar ou de serem mau julgados nao tem oportunidade de arrumar um bom trabalho.

  27. mariana ester disse:

    antigamente as pessoas trabalhavam demais

  28. gabriella disse:

    que na antigamente o trabalho escravizarão as pessoas e agora as pessoas ñ fazem mas isso !!!

  29. Foi massa pois trata do cotidiano e tals ^^

  30. larissa serigussi disse:

    Antigamente as pessoas trabalhavam muito para se ganhar pouco ,e os serviços eram muito pesados as pessoas se matavam de trabalhar para nao ganhar quase nada ja hoje em dia as pessoas bom pelo menos a maioria trabalha poucas horas por dia e ganha muito e sem falar que o trabalho e muito mal distribuido muito por nao terem a capacidade de trabalhar ou de serem mau julgados nao tem oportunidade de arrumar um bom trabalho.legal

  31. ARIANE DUARTE disse:

    nas décadas anteriores no trabalho as pessoas era praticamente exploradas,trabalhavam muito e ganhava pouco quase nem dava pra se sustentar,hoje já não ha mais isso,as pessoas tem o direito de estudar e se formar para garantir um pais melhor sem exploração!.

  32. alessandra disse:

    antigamente as pessoas eram obrigada a trabalhar sem descanso ,hoje em dia as pessoas sao trocadas por maquinas operarias e pessoas estao ficando desempregadas.

  33. lukas s disse:

    trabalho e muito legal pq se vc nao trabalho vc vai ser POBRE E BOBAO entao trabalhe !!! antigamente as pessoas trabalhavam e eram pobre entao sei la to escrevendo um monte de bosta pqq n sei oq falar

  34. roger saraiva disse:

    ah antigamnete e mto foda os serviso pessaos trabalhavao mais jah hj pessoas trabalhao menos oela falta de estudos..

  35. DANIELI FRATANTONIO disse:

    antigamente as pessoas trabalhava iguais animais(tadinho dos animais)mas agora as maquinas estão roubando o lugar dos humanos e querem dominar a terra

  36. daiane disse:

    a revoluçao hoje e um esforço planejado e coletivo ,antigamente o trabalho era a mao agora e tudo na maquina

  37. rodolfo disse:

    alguma atividade é uma profissão de trabalho exploração do trabalho

  38. Jussara disse:

    Em um 1° momento era apenas para a subsistênsia das comunidades.
    No 2° momento desenvolvia-se a a gricultura para a própria sobrevivência.
    Quando trabalhamos garantimos nosso próprio valor.
    No momento a condição de trabalho não está favorável,mais as produções esta muito grande.

  39. Fernanda disse:

    Bom , o trabalho mudou muito , antigamente as pessoas trabalhavam mais , e nen ganhava muito , eram muitos serviços , agora hoje eu em dia trabalha pouco e ganha mais ! Antigamente eles trabalhava como animais .o filme de Charli Chaplin, pois mostra a realidade de como começou a vida no trabalho.

  40. vitor alves disse:

    O trabalho antigo era mais para sobreviver as pessoas era muito preguiso

  41. carla disse:

    o trabalho de hoje nao mede tanto esforço como antigamente que o trabalho era tudo a mao.A maquina ajudou muito no desenvolvimento cultural

  42. bruna ayumi disse:

    o trabalho sempre foi para sobrevivencia … antes as pessoas trabalhavam para se sustentar com ele como plantar milho e agora eles trabalham pra ganhar dinheiro …

  43. fabia disse:

    A aula que tivemos hoje foi bem interessante por que mostra o trabalho como ele se desenvolve ao passar do tempo,no filme Jeca mostra o jeito a forma em que ele era acustumado a trabalhar para ele era a forma mais facil, só que hoje é bem diferente o homem vem a cada dia trasformando maquinas.As pessoas passam a trabalhar com o procedimento em que as maquinas oferecem, hoje em dia os trabalhadores só trabalham com maquina não é como antes que eles mesmos “plantavam e colhiam”,hoje não, td é bem mais facil.Bom é isso que eu entedi que ao decorrer do tempo o homem criou as maquinas para facilitar a vidas de algumas pessoas mais acabou prejudicando. “A TECNOLOGIA A CADA DIA CRESCE MAIS”

  44. Natalia disse:

    O trabalho de antigamente era mais a deseja e ja com a evoluçao moderna o trabalho favorÀvel.

  45. Ramon David disse:

    Desde o início dos tempos o trabalho é essencial na vida humana. Em épocas passadas o trabalho era manual sendo necessário para viver, hoje vivemos para trabalhar! Com a industrialização o ser humano apesar de dar um passo grande, se tornou escravo da sociedade.

  46. Rafael Nascimento disse:

    Antigamente, o trabalho era um trabalho mais forçado, que exigia mais força da pessoa e ganhava-se menos. Hoje em dia, temos um trabalho mais leve, e ganha-se mais… é um trabalho industrializado !

  47. Matheus disse:

    O trabalho sem dúvida nenhuma mudou de uma forma surpreendente.
    Há muito tempo o trabalho era uma forma de sobrevivência, no qual o homem colhia, pescava e caçava;
    Um tempo depois o homem começou a trabalhar em grupo para ter um maior lucro;
    Depois teve áreas diversas de trabalho no qual cada trabalhava para seus senhores a troco de segurança;
    Em seguida teve a Revolução Industrial e a escravidão;
    E por fim como é hoje em dia.
    Como podemos notar o trabalho mudou radicalmente. Antes o homem controlava seu tempo de trabalho e hoje o trabalho controla o homem. As pessoas antigamente eram donas do que produziam e hoje não. Hoje o trabalho é a essência do ser humano. O trabalho era uma forma de sobrevivência sem danos e hoje se não trabalha não vive e não é ninguém na sociedade. O homem controlava a máquina e se não cuidar a máquina controlará o homem.

  48. antes o trabalho era mais pela sua sobrevivencia e hoje em dia eles podem ter as suas mordomias e viverem melhor.

  49. Gabriella disse:

    Eu entendo que o trabalho de antigamente era mais forçado e as pessoas ganhavam muito pouco e até hoje em muitos lugares é assim você trabalha e nao é reconhecido e ainda por cima ganha pouco. O filme do Charles Chaplin retrata bem tudo isso sobre o trabalho ja a concepção de trabalho do Ricardo Antunes explica muito bem como surgiram várias empresas famosas e o que elas fazem e estão fazendo com os nossos produtos, estamos consumindo os produtos de fora ao inves dos nossos e estamos desvalorizando a produção do nosso país.

  50. Gabryelli disse:

    Oque eu entendo sobre o trabalho é que sem ele nao somos nada , para sermos alguem na vida temos que trabalhar para podermos comer e viver, pelo filme de Claplin antigamente os trabalhadores eram muito explorados , era muito trabalho para pouca recompensa se um trabalhador parava ele atrasava o trabalho de todos , e cada vez você tinha que fazer mais e mais rapido seu trabalho ..

  51. maria laura disse:

    Podemos dizer que antigamente o trabalho era mais ”pesado” ou seja , as pessoas se esforçavam muito para ganhar pouco . Já hoje no mundo em que vivemos o trabalho é mais ”leve” pois , tem a tecnologia que ajuda o jeito de trabalho para as pessoas . Portanto o trabalho é um meio de sobrevivência porque sem ele não conseguimos viver .

  52. Dryele Fonseca disse:

    Antigamente o trabalho era mais pesado,manual e não remunerado apenas para a sobrevivência. O comercio começa a partir do momento em que os produtores começam a fazer o movimento de ”barganha” (troca de produtos ). Após alguns anos veio a revolução industrial e movimentou o comércio. agora o trabalho é realizado mais de forma mecânica e remunerada.

  53. Letícia disse:

    O trabalho é algo que o ser humano precisa praticar para se manter na sociedade. Antigamente podemos dizer que o trabalho era algo desumano, as pessoas eram praticamente escravas, trabalhavam em péssimas condições.Isso é bem representado no filme de Charlie Chaplin.

  54. Ana Claudia disse:

    O trabalho mudou muito, pois antes ele era mais pesado, sem tecnologia, e as pessoas trabalhavam para seu sustento. Agora com a tecnologia que temos nos dias de hoje, o trabalho se torna mais fácil de se fazer, só que com o aumento da tecnologia aumentou também o número de desempregados, pois estão substituindo pessoas por máquinas, fazendo com que somente uma pessoa controle várias máquinas.

  55. Sinara disse:

    O Trabalho hoje em dia esta bem melhor comparado com o dos anos 60, as pessoas trabalhavam e nem tinha direito algum antes as maneiras de trabalhos pareciam escravas comparadas com a de hj, a Tecnologia ajudou e muito além do direito do trabalho, e as pessoas passaram a trabalhar menos com os avanços e ganharem mais pois mudou mt varias pessoas q trabalhavam não estudavam agora as pessoas estudam e apos isso vão trabalhar !

  56. Gabriela disse:

    O trabalho de antigamente era bem rigido e os trabalhadores ganhavam bem pouco. O filme de Charles Chaplin retrata um trabalho que exige atenção e força, mas ele não é reconhecido pelo seu trabalho. O Ricardo Antunes fala sobre empresas que enveste seus produtos em nosso pais, ele cita ate o exemplo do Mcdonald’s.

  57. adilson disse:

    antigamente o trabalho era mais forte, pois não havia a tecnologia que existe hoje, ou seja eles trabalhavam mais e ganhavam menos. Porem hoje em dia o trabalho se torna um meio de sobrevivência porque sem ele não conseguimos viver!!

  58. Anniele disse:

    O trabalho é um meio de sobrevivencia do ser humano,tudo começou atraves de trocas de alimentos e assim foi aumentando sucessivamente. Os dois videos quer explicar o andamento do trabalho desda Revolução industrial até os dias atuais,tudo está mais tecnologico,assim como surgiu a necessidade de novas leis como a do trabalhador…A greve entra nesse contexto relacionando os dias atuais,pois se analizarmos tudo que hoje temos,e somos é fruto de muito trabalho. O motivo maior do trabalho é porque vivemos em mundo capitalista !

  59. Gustavo H. Casaroto disse:

    O trabalho antigamente era visto como um trabalho escravo, como mostra o filme de Charli Chaplin, como era difícil conseguir seu próprio sustento, quase comparado a máquinas que não param de trabalhar.
    Mas hoje muita coisa mudou, A Industria Chegou,!!!! com um trabalho mais leve e menos escravo, mais bem remunerado, mais muita coisa precisa mudar . :)

  60. Flávio disse:

    O trabalho antigamente era mais forçado, mais exigido da pessoa. E hoje em dia com a tecnologia não precisa mais da força da pessoa é um trabalho com maquinas.

  61. alisson disse:

    o trabalho antigamente era mais forçado mais exibido da pessoa. o trabalho antigamente era visto como um trabalho escravo.

  62. dolvano disse:

    eu acho o bate papo muito interesante o trabalho da unespe e e muito curioso e interesnte e espero q os maus amigos tambem gostam

  63. Jessica disse:

    Os trabalhos de antigamente
    era escravisados e brutal ,
    nos dias de hoje as pessoas
    tem ajudas de maquinas
    para trabalhar.

  64. Guilherme dos santos disse:

    O trabalho era muito forçados. Pois as tecnologias estar melhor . chegaram industria empresas etc…… Por que eles tinhan que fazer um monte de coisas mais agora existem maquinas

  65. Ludý Rodrigues disse:

    Antigamente o trabalho era mais difícil pois não tinha cursos pros finalizantes , por isso o trabalho era braçal . . E hoije tudo mudou . tudo é bem diferente pois a maioria das pessoas hoje estão fazendo cursos e faculdades para ter um bom emprego e um bom salário ;)
    Hoje os trabalhadores tem direito a horário de almoço e saída , pois antigamente era diretão só tinha apenas meia hora de almoço . . . Com certeza hoje em pleno século 21 tudo está mais facíl e diferente ‘ *-*

  66. Guilherme dos santos disse:

    O trabalho era muito forçados. Pois as tecnologias estar melhor . chegaram industria empresas etc……antigamente a pessoas tinhan o tripo das coisas agora que fizeram maquinas o trabalho ficou bem melhor

  67. Larissa disse:

    Os trabalhos de antigamentes era brutal ,
    escravisando as pessoas , no dia de hoje
    o trabalho tem ajuda das maquinas para
    que terminem seus trabalhos.

  68. javamayan 99 disse:

    o trabalho é um meio de sobrevivensia do ser humano.
    antigamente o trabalho n esitia tecnologia e ele era como um trabalho grande para receber polco

  69. matheus henrique disse:

    o trabalho de antigamente
    era muito puxado ja o de hoje e moleza entre os trabalhadores de hoje e os de antigamente

  70. rafaela disse:

    O trabalho de antigamente era bem ruim, porque as pessoas tinham muito um trabalho pesado e ganhavam bem pouco.
    Mas hoje o trabalho mudou, ha mais recursos e os trabalhos não são tão pesados como antigamente

  71. Loý Lopes disse:

    O trabalho de antigamente era braçal e cruel as pessoa era muito escravizadas , ela eram obrigadas a deixar suas familias e viajar para outro lugares para poder trabalhar e sustentar a família . . A maioria dos trabalhos eram no campo hoje os trabalhos são diferentes existem maquinas que ajudam os trabalhadores e a carga horaria é no minimo de 44 horas semanais , e as oportunidades não são tantas mas quem tem força de vontade consegue ! ;) ;)

  72. Thiago cardoso disse:

    antigamente o trabalho era muito forçado,hoje em dia as pessoas estudam muito para ver se encontram um trabalho que não utilize muita força física,só que não adianta as pessoas estudarem muito s
    e o merca
    do de trabalho
    não der valor!!!

  73. william ferreira disse:

    antigamente tinha querala mais agora com ajuda da tequinologia ficou bem mais facio

  74. NARA LORRAINE ROSEMBERG MARCELO disse:

    Sem o trabalho o homem perde a origem.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  75. CARLOS EDUARDO SILVA SOLER disse:

    No mundo hoje, o homem se conhece mais pelo o que faz, as famílias não sobrevive sem o trabalho que o homem faz e também ajuda no mundo capitalista de hoje.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  76. GUILHERME DE HOLANDA disse:

    Eu entendi que o filme mostra a importância das pessoas que trabalha, e para meu pai que trabalha das 6:30 da manhã até às 7:20 da noite, não é muito fácil para ele e para nós também.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  77. SARAH NEVES DOS SANTOS disse:

    O trabalho faz parte da vida dos homens e das mulheres. É que sem os trabalhadores não teria como produzir alimentos, automóveis, jornalismo, etc, então é importante o trabalho para a humanidade.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  78. ROBERTO SANTANA FILHO disse:

    Eu acho que é importante se o homem trabalhar, não fica legal ele ficar desempregado.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  79. ÉRICO DE OLIVEIRA disse:

    O trabalho é bom para o desempenho hoje em dia.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  80. CAROLINE REIS OLIVEIRA disse:

    Sem o trabalho as pessoas não recebem o dinheiro para comprar alimentos.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  81. AGNER ANTÔNIO DE MACEDO disse:

    O trabalho é importante porque sem ele quase nada funciona, mas os chefes não devem exigir muito dos funcionários, pagam pouco para muito trabalho.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  82. SUELMA CAETANO DE SOUZA disse:

    O homem e o trabalho tem tudo a ver, porque nos tempos passados quem tinha que trabalhar para sustentar a família, os filhos e a esposa era o homem, porque a mulher tinha um valor muito menor que só podia ficar em casa e não podia trabalhar no pesado.
    E sem o trabalho o homem é mal visto na sociedade.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  83. SÉGIO RICARDO ARRISCA FILHO disse:

    Hoje se a pessoas trabalhar ela sustenta a família, mas se não trabalhar ai fica difícil.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  84. ISADORA SILVA DE ARAÚJO disse:

    O homem sem o trabalho não vale nada, porque o trabalho é fruto da ação humana.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  85. JENNIFER CAROLINE BONFIM disse:

    Com o trabalho as pessoas compra tudo o que quiser.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  86. ROBERTO SANTANA FILHO disse:

    A importância do trabalho é muita, porque o homem sem o trabalho não é nada, porque sem o dinheiro não faz nada.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  87. KASLYN VICTÓRIA DE CAMPOS FELIPE disse:

    O homem precisa de trabalhar. Como ele vai vai sustentar sua família? Seus filhos?
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  88. CALEBE NUNES disse:

    É importante o trabalhador para o mundo evoluir, para ter coisas novas e menos desemprego, menos fome, porque as pessoas ia ter emprego para fazer o que bem entender.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  89. EDUARDO FERNANDO disse:

    Se as pessoas faz greve elas quer melhor trabalho, talvez é o seu direito.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  90. JOÃO KENED VIEIRA disse:

    O trabalho é muito importante, pois, com ele que as pessoas conseguem seu sustento. Não adianta pagar pouco e exigir muito dos trabalhadores. É tipo uma troca que tem que ser justa, muito trabalho e pagamento de acordo.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  91. REBECA MATIUSSI GONÇALVES disse:

    Nós precisamos muito do trabalho, pois com ele nós conseguimos nos sustentar. Não adianta pegar um trabalho que não sustenta nem um pouco nossa família. Esse tempo não é igual o do passado. No passado não tinha muito trabalho igual hoje em dia. É, mais também tem desemprego.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  92. MIGUEL PROVEZO BEZERRA disse:

    Por causa da substituição de pessoas por máquinas muitos seres humanos, passam fome, frio e até sede. Muitos passam a fazer greve e até roubar.Que é desempregado é visto pela sociedade como folgado.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  93. ELIÉZER GIOVANE LIMA DE JESUS disse:

    O trabalho é importante para o sustento e manter a vida sem pobreza extrema.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  94. DIOGO GUSTAVO GONÇALVES COSTA disse:

    A importância do trabalho para o ser humano é que sem trabalho não tem dinheiro e sem dinheiro não tem comida, água, roupas.
    O vídeo explica que naquela época não tinha estudos mas eles já começaram a desenvolver máquinas para sobrevivência.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  95. POLLYANA DE SOUZA disse:

    O trabalho faz parte da nossa vida.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  96. ANA KAROLINE PEREIRA DOS SANTOS SILVA disse:

    O homem se ficar sem trabalhar sua casa pode ficar falida e a família dele pode morar na rua.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  97. ANTÔNIO DA SILVA NETO disse:

    Hoje em dia a pessoa é reconhecida pelo trabalho e o que ele faz. O trabalho não é só importante para uma pessoa, é para todas as pessoas e todo o trabalho é duro, mas as pessoas sobrevive com saúde e felicidade.
    “Núcleo da Esperança Alvorada, 6º B”

  98. Priscila de Sousa Izidoro disse:

    Achei o filme legal porque fala do trabalho, como era antigamente nas empresas e como era difícil e por isso os trabalhadores tinham que entrar em greve, como acontece ainda hoje.
    Priscila de Sousa Izidoro
    E.M. Carmem Nelita Anselmo Vettorazzo 6°B

  99. Wigor Fernando Gomes de Souza disse:

    Carmem Nelita Anselmo Vettorazzo 6º B
    Muito interessante, pois não havia tecnologias como as de hoje, as pessoas faziam o trabalhos das maquinas. No filme o personagem tinha um sonho de ter uma casa e criar a própria família. Tinham revoluções industriais para melhor salário e carga horária.

  100. Matheus da Silva Alves Pereira disse:

    Achei legal o filme e a aula.
    Matheus da Silva Alves Pereira
    E.M. Carmem Nelita Anselmo Vettorazzo 6°B

  101. Carolina Oliveira de Araújo disse:

    Eu gostei muito porque ele conseguiu uma namorada e seguiu a vida dele como trabalhador, depois de muito tempo tentando encontrar um emprego. Quando ele foi parar numa loja, ele encontrou um amigo que trabalhava na construção de madeira. Ele se assustou porque achava que o amigo dele trabalhava lá. Ele falou para ficar tranquilo, porque ele também tava roubando e bebendo. Chaplin dormiu nas roupas e foi despedido do trabalho. Ele tinha uma casinha bem pequena e velha com a namorada e um rio bem raso onde ele tomava banho. Como ele tava trabalhando bastante, ele conseguiu ter a vida novamente como trabalhador, ele e a namorada tiveram um filho e viveram felizes.

  102. Gabriela de Jesus Diamantino de Paula disse:

    Eu achei legal porque falava sobre trabalho. Uma parte que eu achei legal foi quando eles se encontraram, pois a moça era pobre como ele. Ele foi preso porque a moça roubou pão e ele assumiu a culpa. Na hora em que ele saiu, ela disse que havia arrumado uma casa para eles morarem. Depois que ela arrumou, a casa ficou mais bonita e ela foi contratada para trabalhar num restaurante.
    Gabriela de Jesus Diamantino de Paula
    E.M. Carmem Nelita Anselmo Vettorazzo 6°B

Deixar um comentário