José Antonio da Silva – Bois – 22 x 30 cm – guache sobre papel – 1985

Bom Dia Amigos da Coopec! Tudo bem?

Este é o local da atividade da oficina de leitura do livro “Boi, Boiada, Boiadeiro” de Ruth Rocha e José Antonio da Silva. Vamos produzir um pequeno texto na categoria “Educação Cooperativa” do Blog de Aula – Mutirão de Sociologia do Prof. Fábio Fernandes Villela (Unesp – Rio Preto). O livro Boi, Boiada, Boiadeiro, “tem boi, gosto de goiaba, de cana, de jabuticaba; tem música, festa, alegria e tristeza também, tudo feito com a poesia de Ruth Rocha e quadros de José Antonio da Silva”. A ideia central desta oficina é oferecer atividades que oportunizam a vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania. A pergunta que gostaria que respondessem no blog é a seguinte: o que vcs consideram mais importante no trabalho de cooperação destes 2 grandes artistas brasileiros: Ruth Rocha e José Antonio da Silva?  Um grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

38 Comentários “Oficina Vivenciando Trajetórias Cooperativas: “Ruth Rocha e José Antonio da Silva” na Semana da Leitura da Coopec – Rio Preto”

  1. l. disse:

    Eu achei legal as poesias ,mas eu achei que as pinturas não eram muito bonitas ,mas o conjunto das duas ficou bom.

  2. g. disse:

    Muito interessante, Porque eu nunca tinha visto essas imagens e achei elas meio confusas e legais

  3. m. disse:

    eu achei que palestra foi legal :)

  4. h. disse:

    Eu acho que o José Antonio da Silva tinha que melhorar os quadros!
    Gostei dos poemas, mas achei que alguns não tiveram sentido

  5. g. disse:

    “As pinturas demonstram costumes muitas vezes de nossa região,os poemas têm palavras muito sábias”

  6. t. disse:

    Ruth se inspira nas obras de José Antônio da Silva para escrever, as obras retratam a nossa regão isso é muito legal.
    AS pinturas de José são confusas mas são bonitas e retratam perfeitamente a nossa região.
    Os poemas de Ruth são bons mas saem um pouco do contexto das obras de José. .

  7. r. disse:

    Eu achei esse livro legal,porque essas imagens sao bem criativas e bem diferentes dos outros livros.

  8. j. disse:

    No livro Boi,Boiada,Boiadeiro de Rutch Rocha e José Antonio Silva foram apenas colocados pinturas do Silva e poemas da Rutch Rocha mas eu não gostei do livro pois o livro não é uma historia são apenas imagens descritas por poemas e por isso não faz sentido por isso não gostei.

  9. m. disse:

    interessante,estranho,sem sentido,colorido de mais,muito animado,muito caipira,animais fofos mas muito tipo de rodeio,etc…

  10. l. disse:

    O quadro que eu mais gostei foi “A derrubada”.

    Eu não gostei muito dos quadros dele, achei muito pouco profissional !!

    Gostei dos poemas, mas não foram os melhores, pois ela sai um pouco dos temas citados.

  11. v. disse:

    Eu achei legal,porque fala da nossa região ,aspinturas e as poesias são muito bonitas!!
    #

  12. a. disse:

    Eu achai a apresentação legal,e as imagens, ha coisas que achamosque era uma guerra mas era uma festa junina e um dragão que era um burro e em fim foi muito legal e interessante

  13. j. disse:

    gostei muito da palestra, achei as poesias legais e intereçantes, as pinturas sao criativas e bonitas. achei legal pois fala como é a vida de uma pare da populaçao.

  14. k. disse:

    A história deste livro é muito intereçante, porque mostra a realidade da vida na fazenda e também expressa como a realidade da vida na zona rural e também expressa como é a vida para os boiadeiros. as imagens expressão isso e já a historia explica tudo em apenas simples poesias. E assim está historia fez com que eu gostase dela.

  15. d. disse:

    Eu achei estranhas mais criativas ele é meio de cenario de guerra mais é bem legal gostei muito

  16. g. disse:

    O livro foi escrito pela Ruth Rocha e ilustrado pelo Jose Antonio da Silva, ele nasceu aqui, em Rio Preto, o livro é bem legal, as pinturas falam sobre a cultura de nossa região e os poemas falam sobre as pinturas, ou seja, também retratam nossa região. As pinturas também falam sobre bois, festas de nossa região, sobre a religião católica e sobre a preservação das matas. Os poemas também, pois eles retratam as pinturas em forma de palavra, mas as vezes eles fogem um pouco do assunto do quadro, mas eles são muito bonitos e me inspiraram bastante. No geral o livro é bom, só que ele não foi feito para a nossa idade, pois ele é muito infantil. Silva e Ruth desenham e escrevam muito bem, então não poderia ser diferente, seria muito difícil o livro ser ruim.

  17. y. disse:

    achei legal, porque está falando das coisas que são da nossa região , as pinturas e as poesias são muito bonitas!!!!!!!!!!!

    comentei sobre o livro:boi,boiada,boiadeiro!!!!!!!!!
    data:25/04/2012.

  18. l. disse:

    Eu achei que apintura é bem bonita e as rimas são muito bem elaboradas

  19. a. disse:

    A palestra foi muito boa e legal , os desenhos da historia eram bonitos e estranhos , as vezes , nem pareciam oque eram mas são todos coloridos e tambem muito criativos , confusos mais bonitos .
    As poesias eram bonitas e sempre tem alguma coisa a ver com os desenhos ,na verdade as poesias até chegam a explicar os desenhos , a palestra foi muito legal e divertida .

  20. m. disse:

    Boi,Boiada,Boiadeiro:
    o Jose Antonio da Silva desenha coisas comuns de antigamente, representando varias coisas como gado, festa junia etc… A Ruth Rocha escreve poemas para cada figura.Eu achei as pinturas e os poemas muito bonitos!

  21. p. disse:

    A palestra que vimos sobre o livro da autora Ruch Rocha,fala sobre a vida antiga no campo que alguns vivem até hoje,mas outras coisas também,eu achei muito intereçante pois como ele fala que a autora escreve a poesia baseada nas pinturas de José Antônio da Silva e é um bom jeito de mostrar a vida no campo.Ele é um livro bom para ver pinturas diferentes que nunca havia visto antes.

  22. a. disse:

    bonito e …

  23. l. disse:

    eu achei muito legal,pois as pinturas chamaram atenção

  24. i. disse:

    A palestra foi interessante,mas não gostei do livro,pois as pintura do Antonio da Silva eram meio dificeis de entender e as poesias eram +- legais,e quando junta pintura e as poesias ficam até que legal.

    palestra do livro:BOI,BOIADA,BOIADERO

  25. k. disse:

    Esse livro foi escrito por Ruth Rocha, que escrevia seus poemas olhando nas figuras. E quem ilustrou foi José Antônio da Silva, o mesmo nasceu em Rio Preto e é conhecido nacional e internacionalmente.
    Gostei muito dos quadros de José Antônio da Silva, mas o que mais gostei foi dos poemas. Talvez porque me identifico mais.Sou mais escrita do que desenho.
    O poema que mais gostei foi o “Festa no Sereno” e o quadro foi o “Nascimento de Jesus”.

  26. m. disse:

    Eu achei o livro boi boiada boiadero muito legal,pois as pinturas que mais gostei foi a festa de são joão de 1920. O melhor texto foi da derrubada, os autores estão de parabéns pelo livro que fizeram.

  27. j. disse:

    Eu achei muito interessante conhecer um dos livros ilustrados por Jose antonioda Silva,minha obras favorita é festa de sao joao de1920 e o meu texto foi a derrubada.
    Para mim esse livro foi muito bom eu leria esse livro 1.000.000. vezes,apesar deesse livro for pequeno é muito bonito

  28. i. disse:

    não gostei história pois fala da vida de antigamente , a vida no campo ,costumes de povos e coisas da nossa região e esse assunto não é muito legal mas eu gostei das pintuiras achei meias malucas , também tem coisas que nao faz muito sentido.

  29. m. disse:

    eu adorei a obra de Ruch Rocha e de Antonio Jose da Silva sobre o livro Boi , Boiada , Boiadeiro , e fala sobre como que era as festas , danças , a festa junina e o nascimento de Jesus antigamente e também como que era as desmatadas , os espantalhos , como que era o boi , como que era a boiada e as festas de piâo boiadeiro e è muito interessante este livro como ele e escrito

  30. rodolfo disse:

    A PINTURA E´ MUITO BONITA E TEM DESENHO DE UMAS VACAS

  31. rodolfo disse:

    E´MUITO LEGAL FAZER ESTA AULA

  32. Gabriella disse:

    Eu gostei muito do jeito que a autora usa as palavras para escrever, e como combinou com as pinturas do Silva ficou muito divertido e interessante de se ler. ;D

  33. Gabriela disse:

    Eu gostei da obra, pois esta relacionado a cultura de antigamente. A autora Ruch Rocha soube expressar com sua maneira de escrita e José da Silva com seus desenhos.

  34. Letícia e Gabryelle disse:

    É um trabalho gostoso de se ver, pois eles conseguiram expressar como eram os antigos caipiras de uma forma diferente… através de imagens e poemas…Lega!

  35. caique henrique souza de oliveira disse:

    os poémas sao bons,mais os quadros tem que melhorar um pouco,mais tem umas obras que sao boas.

  36. Flávio Roberto disse:

    muito bonita.

  37. Ana Claudia Durigan disse:

    Achei muito legal, pois esse livro é bem conhecido, de uma autora famosa, e que o ilustrador do livro é um pintor da nossa região, mostrando que na nossa terrinha existe cultura também. As obras de José Antonio da Silva são bem feitas e muito legais.

  38. Maria Laura Serafim de Souza disse:

    Achei essa obra interessante , pois os desenhos são bem feitos e os poemas bem pensados .

Deixar um comentário