Mutirão no Teleduc: Arte e Educação à Distância

On janeiro 19, 2012, in ArteEdu1, EduCoop, by Fábio Fernandes Villela
Hamã, 1975, Sérgio Ferro
Bom Dia Amigos do Mutirão!
Vamos abrir a possibilidade de pessoas interessadas em “Arte e Educação” acompanharem uma disciplina oferecida na Pedagogia – Ibilce – Unesp à distância. Serão nossos “companheiros de viagem”.  Não será fornecido certificado de participação. Trata-se da disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal. Alguns dos conteúdos desta disciplina estão disponíveis na categoria “ArtEdu1″ do Mutirão: (http://www.mutiraodesociologia.com.br/?cat=10/). Vamos utilizar a plataforma TELEDUC da Unesp como Apoio às Aulas Presencias.
O que é o TELEDUC?
O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formação de professores para informática educativa, baseado na metodologia de formação contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied (Núcleo de Informática Aplicada à Educação) da Unicamp. O TelEduc foi desenvolvido de forma participativa, ou seja, todas as suas ferramentas foram idealizadas, projetadas e depuradas segundo necessidades relatadas por seus usuários. Com isso, ele apresenta características que o diferenciam dos demais ambientes para educação a distância disponíveis no mercado, como a facilidade de uso por pessoas não especialistas em computação, a flexibilidade quanto a como usá-lo, e um conjunto enxuto de funcionalidades.

O TelEduc foi concebido tendo como elemento central a ferramenta que disponibiliza Atividades. Isso possibilita a ação onde o aprendizado de conceitos em qualquer domínio do conhecimento é feito a partir da resolução de problemas, com o subsídio de diferentes materiais didáticos como textos, softwares, referências na Internet, dentre outros, que podem ser colocadas para o aluno usando ferramentas como: Material de Apoio, Leituras, Perguntas Frequentes, etc.

A intensa comunicação entre os participantes do curso e ampla visibilidade dos trabalhos desenvolvidos também são pontos importantes, por isso foi desenvolvido um amplo conjunto de ferramentas de comunicação como o Correio Eletrônico, Grupos de Discussão, Mural, Portfólio, Diário de Bordo, Bate-Papo etc., além de ferramentas de consulta às informações geradas em um curso como a ferramenta Intermap, Acessos, etc

Visite a página do NEaD – Núcleo de Educação a Distância da UNESP:
Teleduc – Cursos com inscrições abertas no Ibilce – Unesp – Rio Preto:

http://prograd.ead.unesp.br/~teleduc/pagina_inicial/cursos_all.php?&tipo_curso=I&cod_pasta=7

Vamos fazer um Mutirão no Teleduc? A gente se vê virtualmente! Prof. Fábio Fernandes Villela.

41 Comentários “Mutirão no Teleduc: Arte e Educação à Distância”

  1. Rúbia disse:

    Olá a todos!
    gostei muito da idéia de proporcionar aos professores uma formação a distancia e principalmente do esclarecimento sobre o que é, e como esta sendo desenvolvido o TELEDUC.

    Até mais

    Rúbia

  2. Maria Isabel G Araujo disse:

    Gosto de ver iniciativas como essa, que possibilitarão mais uma ferramenta de pesquisa e apoio aos trabalhadores da educação que já são tão ignorados por todo o sistema, é importante aproveitá-la, faço o curso presencial e indico a todos que puderem, fazê-lo.

  3. Leticia disse:

    Muito interessante a iniciativa. Não sabia que quem não era matriculado na disciplina regular podia participar, mas faz sentido, posto que a pessoa se cadastra no sistema e tem a aprovação do docente. Muito interessante a iniciativa e espero que muitos possam aproveitá-la

  4. Franciele Baptista disse:

    Interessante e importante esta iniciativa, visto que o ensino de artes é de extrema importância para o desenvolvimento de crianças. E penso que quanto mais pessoas (envolvidas com a educação) participarem de discussões e terem acesso aos materiais sobre o tema, mais saberão desta importância.

  5. Michelle Azevedo disse:

    A iniciativa é sempre valida quando se tem a intenção de proporcionar conhecimento sobre o ensino de artes, visto que a valoriazação desta area não é e fato considerada importante para o desenvolvimento das crianças. Proporcionar saberes aos futuros professores e aos antigos sobre o conteudo de artes significa levar maior conhecimento para sala de aula e o melhor que possamos oferecer aos nossos alunos. Parabens pela iniciativa.

  6. Paula Rocha disse:

    Parabéns professor, por mais essa iniciativa que possibilita a discussão e a transmissão de conhecimento dentro da sociedade.

  7. Joyce Longo disse:

    Essa iniciativa é mais uma mostra de como é possível realizar bons projetos educacionais mesmo dentro de um cenário tão complexo como o que se apresenta hoje.

  8. Juliana disse:

    Olá, professor! Venho parabenizá-lo pela iniciativa! O Mutirão de Sociologia já vinha auxiliando na divulgação de nossas discussões em sala de aula, mas com certeza o TelEduc irá contribuir para a participação mais intensa daqueles que estão fora da universidade. Sou a favor de toda e qualquer forma de disseminação do conhecimento, principalmente no que se refere à Arte, tão importante para sabermos interpretar manifestações artísticas esteticamente. Arte é linguagem, e do mesmo modo que ensinamos as crianças a ler e a escrever em língua portuguesa, devemos também ensiná-las a ler e a escrever na linguagem artística, de modo a produzir sentidos e humanizar cada vez mais o indivíduo.

  9. Monise Matucci disse:

    Ótima iniciativa professor! Acredito que é essencial haver esta troca entre nós e aqueles que já estão ministrando aulas, pois nós podemos oferecer a eles as principais concepções que estamos aprendendo de artes, o que contribui com as ações na sala de aula, pois é importante unir teoria e prática.

  10. Michele Roberta de Souza disse:

    É bem legal que isso aconteça até mesmo para a troca de informações entre quem está em fase final de formação e quem já é formado e não teve como nós a oportunidade de falar sobre esse assunto na faculdade, isso possibilita um enriquecimento para as duas partes.

  11. Cláudia disse:

    Muito bom! Saber que o profissional pode consultar materiais de apoio e informações, atualizando sempre seus conhecimentos e ajudando na sua carreira.

  12. Emerson Roberto disse:

    O ensino de artes não somente deve ser utilizado em sala de aula como também ser valorizado e concebido como algo de fundamental importância dentro do ambiente escolar. Materiais de apoio são necessários para que possamos construir bons projetos que façam dos alunos sujeitos da aprendizagem, participando ativamente do processo educativo.
    A troca de informações exige empenho e confiança por parte de seus membros.
    Tanto pessoas que já trabalham como as que ainda estão iniciando podem fazer parte do processo

  13. Janiclei de Fátima Arone Amaral disse:

    Olá Professor Fábio e usuários da plataforma Teleduc. Realmente o Teleduc foi algo pensado, pois é muito prático. Já realizei um ensino a distância em uma Universidade pública, e percebi que a plataforma tinha diversas informações importantes, porém exigia um pouco mais de prática para lidar com o ambiente. Na minha turma percebi que alguns tinham dificuldades para encontrar um artigo ou vídeo que tinha sido acabado de postar, ou deixaram de ler alguma informação pois nem sempre eram vistas (Elas ficavam meio escondidas). A partir do momento que comecei a estudar na Unesp me deparei com o Teleduc, fiquei pensando será que é igual o ambiente que usava quando estava na outra Universidade? Fiquei na expectativa.
    A partir do momento que comecei a usar o Teleduc, tive uma outra visão. Pois ele é prático, e o mais importante quando é postado algo novo, uma estrelinha é colocada ao lado do menu (Portanto, não é necessário ficar procurando se existe algo novo na plataforma). Estou no 4º ano de Pedagogia e no início desse semestre estou inscrita em 5 disciplinas/cursos de extensão. Os professores postam diversos materiais. Assisto à aula presencial e os professores que disponibilizam os slides recorto e colo no caderno, assim tenho sempre em mãos um material completo.

    Abraços a todos!

  14. Monica Floriano Lucianelli Lucheta disse:

    O conteúdo de Arte não é muito aprofundado nos cursos de Pedagogia, isso quando é oferecido. Acho muito interessante a ideia de colocar a disposição dos professores os materiais oferecidos nas aulas. Além disso seria interessante saber as experiências dos profissionais que estão nas salas de aula.

  15. Ana Carolina Aguiar disse:

    Acredito que o uso de diferentes ferramentas tecnológicas disponibilizadas ao professor é uma ótima forma de complementar sua formação (formação continuada), principalmente pela falta de tempo que geralmente os professores alegam ter, pois é um espaço que o professor pode acessar de qualquer lugar, e no horário que puder. Realizei ano passado um curso pelo TELEDUC, em que complementou muito a minha formação, sendo um espaço fácil e prático.
    Este blog, mutirão, em que trata da disciplina “Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal”, é muito bacana, pois vários professores nunca discutiram conteúdos sobre Arte, e dão essa disciplina em suas salas, assim, tendo este espaço poderão adquirir conhecimento sobre esta disciplina ou complementar sua formação.

  16. Heloisa H. Lemo disse:

    A abordagem dos conteúdos artísticos na escola não é feita de maneira adequada, isso porque na maioria das vezes a formação dos professores não proporciona estudos nessa área de conhecimento, impossibilitando seu trabalho ou deixando-o incompleto e falho.
    Acredito que as tecnologias podem enriquecer muito a aprendizagem tanto de professores como de alunos, já que por meio delas pode-se alcançar um grande número de pessoas, além de divulgar materiais, como o caso do blog Mutirão de Sociologia: blog de aula, que divulga o conteúdo da disciplina “Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal” entre outras.
    Uma das ferramentas que essa tecnologia pode oferecer é o TelEduc, importantíssimo para modificar a dinâmica de uma disciplina, já que oferece atividades e possibilidades de se trabalhar um assunto de maneira moderna e diferente, podendo despertar maior interesse no conteúdo apresentado.

  17. Danielli Fernanda da Silva disse:

    Utilizar o TelEduc como uma ferramenta para a disciplina de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal, será uma experiência muito enriquecedora. A incorporação de elementos tecnológicos nas aulas facilitam muito a busca de materias utilizados, e tambem a interdisciplinaridade com outros assuntos, facilitando assim a aprendizagem.

  18. Cassiana Lima Santos disse:

    O TelEduc e o blog são ferramentas que ampliam a forma de trabalhar os conteúdos dados na disciplina de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal. Particularmente, tenho uma opinião muito positiva sobre a utilização de tecnologias e de conhecimento adquirido à distância. Acredito que a tecnologia, aliada ao bom ensino, acelera o processo de aquisição de conhecimento.

  19. Nathália V. Ribeiro disse:

    Acho que fazer um mutirão no TELEDUC é uma ótima ideia, pois além de tantas ferramentas que este ambiente possui, esta irá enriquecê-lo ainda mais. Será um novo fator para instigar seus usuários com temas tão diversos, característica do multirão, além de propiciar a visualização de inúmeras ideias a cerca de tais temas. Levantando ai uma bandeira branca para uma maior reflexão, olhar crítico e debate, além da importância da disponibilidade de tempo de cada um para acessar o programa, incluindo, contudo, a inclusão tecnológica em prol da aprendizagem destes participantes usuários.

  20. Samia disse:

    Informações nunca são demais, ainda mais se for possível compartilhar de uma vez só com um número grande de pessoas. É assim que o TelEduc e este blog funcionam. Essas ferramentas nos possibilitam novas aprendizagens, trocas de vivências e informações que complementam e muito a nossa formação.
    Já realizei um curso de formação pelo TelEduc, e foi muito interessante, pois professores de outras cidades participavam dos fóruns e contribuíram com suas informações e experiências para a minha formação. Sem contar no material de boa qualidade disponível para os participantes.
    Sobre o blog, acredito que serão muito válidas as discussões sobre Arte, afinal este é um conteúdo importante a ser estudado por nós, futuras pedagogas.

  21. Aline Naliati disse:

    Estou de acordo com essa iniciativa. Atualmente, o uso das novas tecnologias se faz necessário no contexto educacional pois ela auxilia na disseminação do conhecimento. Conhecimento esse que será disseminado de forma rápida e que os interessados pelo tema em questão, terão fácil acesso a ele. O blog e o TELEDUC ajudará na nossa formação pois neles discutiremos assuntos já abordados e faremos a interdisciplinaridade com outros assuntos.

  22. Larissa disse:

    Acredito que ao inserir as tecnologias como o TelEduc e o Blog, dentro das aulas e durante o semestre, é um excelente meio de comunicação e aprendizado, pois possibilitam novas aprendizagens, trocas de vivencias dos alunos e muitas informações que nos ajudam em nossa formação.

  23. Juliane Marigo de Lima disse:

    Ferramentas tecnológicas, como o TelEduc e o Blog, contribuem com o processo de formação de professores através da informática educativa. A vantagem dessas ferramentas é a possibilidade de poderem ser acessadas a qualquer momento, e estarem ao alcance de quase todos. Em relação à disciplina Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal, acredito que o TelEduc e o Blog contribuirão para discussão e interação de todos.

  24. Débora Gervásio disse:

    Por a tecnologia estar presente na maioria da vida das pessoas, o uso dessa ferramenta em práticas pedagógicas é muito importante, e mesmo que tal ferramenta não esteja ao alcance de todos, é imprescindível a abordagem do tema, uma vez que, tem-se a oportunidade de entender, e ter contato com diversos conteúdos.
    Infelizmente, os docentes -em sua maioria- não estão bem capacitados pra ministrar e abordar sobre o presente tema nas escolas, isso se dá pelo fato de que na própria formação acadêmica, tais assuntos são esquecidos e/ou pouco abordados, o que negligencia tal prática.
    Embora no curso de Lic. Pedagogia na UNESP tenha pouca abertura para tal tema, já ajuda na conscientização das discentes, fazendo-as refletir sobre a importância do tema, e claro, sobre a necessidade de aprofundamento em relação ao tema.

  25. Luana Cristina Dias disse:

    A ideia é muito legal já que podemos realizar diversas tarefas,armazenar trabalhos, os professores também participam do Teleduc formando um local com inúmeras possibilidades de trabalho

  26. Lilian Prado disse:

    Tanto o TelEduc quanto o Blog só vem para complementar ainda mais nossa aprendizagem trazendo mais conteúdos, curiosidades, informações além da sala de aula.

  27. Daiana Moreno disse:

    Essas novas ferramentas (TelEduc e o Blog aula), contribuem não só do ponto de vista de facilitar a coleta de informações e textos visando contribuir para a formação integral do professor, como também inserem o mesmo no mundo tecnológico possibilitando novas experiências, uma vez que este aprende a lidar com novos programas e recursos, que o ajudam a desenvolver um trabalho mais completo e eficaz. A difusão e ampliação desses meios caracterizam a nossa sociedade pós-moderna, a sociedade da informação.

  28. Crislei disse:

    A iniciativa da criação da plataforma TelEduc, e do Blog, são muito convenientes e otimizão o tempo, tanto dos alunos quanto dos professores, uma vez que a comunicação chega a todos ao mesmo tempo e da mesma maneira evitando desencontros de informação. Quanto ao Blog, este nos permite interagir com o grupo de alunos e também com o professor, além de nos permitir socializar desencontros nossas opiniões.

  29. Natália Ferreira disse:

    A meu ver o TELEDUC é um instrumento que facilita a interação entre as pessoas, o acesso às informações e possibilita uma formação mais sólida na medida em que fornece sugestões de leituras, fóruns de discussão, material de apoio, entre tantas outras opções que nos ajudam no dia-a-dia acadêmico. Creio que os cursos de licenciatura precisam se atualizar no que concerne a evolução tecnológica e a partir disso, integrar nas disciplinas concomitantemente nas aulas outros mecanismos que ampliam a visão de mundo dos graduandos, como é caso dos “blogs” . Em suma, o mundo contemporâneo necessita de pessoas informadas que acompanham o constante processo de evolução tecnológica e científica.

  30. Michele Saçaki disse:

    A ideia de utilizar o Teleduc como forma de propiciar um aproveitamento não só pelos alunos matriculados na disciplina, do curso presencial, mas também àqueles que compartilham o mesmo interesse pela temática, é uma importante ferramenta para difundir o conhecimento, pois como sabemos, a internet tem colaborado de forma muito positiva para isso.

  31. Caroline disse:

    Estas ferramentas são importantes para ampliar e compartilhar conhecimentos e contribuem para a formação continuada de professores, além de possibilitar novas experiências com o mundo tecnológico. Em relação às aulas de Arte, estas podem servir de apoio para aqueles que não tiveram formação adequada para aplicá-la.

  32. Maria Antonia C. Marques disse:

    A tecnologia se tornou indispensável na vida acadêmica. Facilitando o modo de como o professor pode planejar sua aula e também contribui para que o aluno não fique só dentro da sala ouvindo. O teleduc é uma ferramenta útil para os alunos, pois por ele podemos fazer nossos comentários dos conteúdos, e assim, compartilhar com os colegas e com outras pessoas.

  33. Cintia disse:

    A utilização de ferramentas para compartilhamento de documentos nos possibilitou um acervo maior de possibilidades, para buscar o aprimoramento de um conhecimento específico.
    Uma dessas ferramentas é o TelEduc, em que não apenas as alunas matriculadas regularmente tem acesso, mas os que fazem curso a distância e até mesmo quem se interessa pelo assunto e queira saber mais. Além disso, todos podem conversar sobre o assunto e tirar suas dúvidas. Esse tipo de ferramento auxilia na aproximação dos interessados sem a necessidade de um encontro presencial.

  34. Gabriella Bonil disse:

    Essas duas ferramentas, TelEduc e Blog, nos ajudam a sintetizar o conhecimento adquirido em sala de aula. Considero uma continuação de nossos estudos e um meio de formação continuada para os professores em geral, sendo que o Blog pode ser utilizado não só por nós alunos do curso de Pedagogia, como também por todos aqueles que tem interesse na área. São ferramente que facilitam nossos estudos e também são fáceis de usar.

  35. Ariadne Cristina de Matos disse:

    Acredito que a disciplina e os conteúdos das aulas de Arte, por serem assuntos que geralmente não são tratados com profundidade, tanto na universidade quanto no ensino básico, as ferramentas que utilizamos o Blog e o TELEDUC veem como meios para acrescentar o nosso conhecimento e ter oportunidades de saber opiniões diferentes sobre o mesmo assunto. Lembrando que são ferramentas fáceis de usar e disponível (blog) não só para os estudantes de pedagogia, mas para a população interessada no assunto.

  36. Michelle Silvestre disse:

    Acredito que a tecnologia esteja presente na vida de quase todo mundo. Possibilitar cada vez mais o acesso de pessoas à conteúdos educacionais através da internet, que pode ser acessada de qualquer lugar do mundo, pra mim parece ser ótimo. O Blog e o TelEduc servem pra que isto venha a acontecer mais facilitadamente até mesmo pra quem só esteja interessado no assunto e não esteja cursando Lic. em Pedagogia.
    A ideia parece ótima.

  37. Raísa disse:

    Conheci o Teleduc apenas quando este foi utilizado em algumas disciplinas do curso de Pedagogia da Unesp, para realizarmos atividades, postando-as nessa ferramenta educativa. Acredito que é uma ferramenta muito útil na vida de pessoas estão estudando, pois podemos também compartilhar com nossos colegas nossos pensamentos, ideias e ver o que eles postaram, assim como facilita aqueles que não puderam ir a uma aula, por exemplo, mais podem acessar o Teleduc, ficar por dentro do assunto estudado e ainda assim, fazer uma atividade e postar no programa. O uso dessa ferramenta também é muito importante devido à grande presença da internet na vida de praticamente todas as pessoas.

  38. Marina T. disse:

    Essas duas ferramentas ( TelEduc e o Blog) são importantes, pois através delas podemos compartilhar nossas ideias com outros colegas do curso e assim ampliar o conhecimento. Como a internet está cada vez mais presente na vida dos estudantes, a utilização dessas ferramentas torna-se um modo dos conteúdos, das ideias serem vistas por varias pessoas e até possibilitar para a formação continuada de professores.

  39. Gisele Lopes disse:

    Este semestre todas as disciplinas estão utilizando o Teleduc como apoio nas aulas, e achei muito boa a idéia de utilizarmos esta ferramenta também nas aulas de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Expressão Artística e Corporal. Podemos receber textos, discutir assuntos da disciplina e postar novas idéias. Sempre achei a idéia de um Blog muito interessante também, é moderno e aproxima ainda mais professor e alunos. Portanto, Teleduc e Blog são muito importantes e contribuem para nossa formação.

  40. Dayse disse:

    Acho muito interessante e prático, visto que as pessoas precisam aprender a valorizar o uso artístico nos vários níveis educacionais, visto que esse contribui e muito para o desenvolvimento na criança, em níveis cognitivos e motores, sem contar no trabalho com a criatividade e o despertar para uma visão crítica da arte frente ao homem e ao mundo.

  41. Pollyana disse:

    Nesse mundo tão veloz e com tantas possibilidades, é importante e interessante que nós, como aluno e como futuros educadores, possamos usar as mais variadas ferramentas de modo a enriquecer nossas experiências, sejam de ensino, sejam de aprendizagem.

Deixar um comentário