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Foto: Paideia Escuela Libre (Acampada 2011)

Bom Dia Caros Alun@s! Tudo bem?

Esta é a área para a postagem dos módulos 12 – 13 – 14 da disciplina Sociologia da Educação 1. Nestes módulos é abordado a sociedade e os indivíduos e os processos de socialização. Na aula passada vimos, como exemplo dos processos de socialização, um documentário sobre a escola “Paideia Escuela Libre”. A escola Paideia está localizada em Mérida (Badajoz – Espanha). Desde 1978 até a atualidade, há 33 anos, a Escuela Libre mantém a mesma ideologia e as mesmas finalidades. A Escola Livre Paideia funciona de forma autogerida; isto é, não segue os costumes ou métodos da educação oficial, seja estatal ou privada, tanto com as crianças quanto com o coletivo adulto. Tem formada uma cooperativa e um coletivo.

Em tempos anteriores a cooperativa tinha características diferentes do coletivo, atualmente as diferenças são muito insignificantes já que ambos se integraram em um coletivo, o “Coletivo Paideia”. Este coletivo se compõe de pessoas que realizam seu trabalho na escola em tempo integral e por outras pessoas que tem outros empregos fora da escola e quando terminam se incorporam a dinâmica da escola, esses geralmente são a maioria dos membros dadas as condições atuais. As pessoas que possuem outro trabalho, além de colaborar com a dinâmica educativa, ajudam economicamente a escola com sua constante situação deficitária. A responsabilidade é dividida em todos os aspectos; as decisões são coletivas e tomadas em assembléias, cada pessoa dá segundo suas possibilidades e recebe conforme suas necessidades. A questão para o debate é a seguinte: quais os processos de socialização abordados nos módulos 12 – 13 – 14 da disciplina Sociologia da Educação 1? Bom trabalho e boas férias! Prof. Fábio Fernandes Villela.

PS. Os processos de socialização estão nos seguintes textos do módulos 12 – 13 – 14:

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a Pedagogia Moderna. Campinas: Alínea, 2007.

SCHLESENER, Anita Helena. A escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci. Liber Livro: Brasília, 2009.

MACHADO, Ilma Ferreira. Educação solidária e formação omnilateral. In: ZART, Laudemir Luiz. (Org.). Educação e sócio-economia solidária: paradigmas de conhecimento e de sociedade. Cáceres: Unemat Editora, 2004. p. 96-104.

MACHADO, Ilma Ferreira. A criança como sujeito social na educação do campo. Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 27, p. 109-118, jan./abr. 2006.

28 Comentários “Módulos 12 – 13 – 14 – Sociologia da Educação 1 – A Sociedade e os Indivíduos: Os Processos de Socialização”

  1. Débora Boulos disse:

    São os que partem de uma convivência social construída por meio do exercício da liberdade, responsabilidade e solidariedade entre os pares.
    Dessa forma, caracterizam-se como processos de construção do desenvolvimento integral dos indivíduos, consideradas todas as suas limitações e possibilidades, de forma que eles se sintam parte do meio em que estão inseridos, tendo consciência completa da função a desempenhar junto à produção e realização de seu trabalho.
    Para tanto, participam das decisões tomadas, sempre pensadas de acordo com seus interesses e necessidades e, assim, assumem e cumprem seus compromissos pelas relações intelectuais e afetivas que estabelecem com os demais.
    Com relação ao ambiente escolar, são processos educativos que partem da socialização dos saberes, de maneira que um dá segundo suas possibilidades, e outro recebe conforme usas necessidades, tendo como objetivo a construção de um espaço de convivência que possibilite ao aluno a chegada a uma totalidade de capacidades, em todos os sentidos das suas faculdades e forças produtivas, que lhe permita sentir-se parte de uma sociedade que ajudou a construir.

  2. Ana Carolina disse:

    Os processos de socialização abordados envolvem a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade construídos pela convivência entre os indivíduos. Assim esses tem a consciência de fazerem parte do seu meio, tomando decisões e do processo de trabalho.
    Nas escolas, como a “Paideia Escuela Libre”, o indivíduo aprende através do trabalho toda uma organização coletiva, a autonomia, a cooperação de um com o outro em todos os trabalhos desenvolvidos na escola, desde o trabalho na sala de aula até a preparação dos alimentos. Com isso esses processos de socialização tem a finalidade de formação do homem omnilateral.

  3. Crislei Mayara disse:

    Os processos de socialização acontecem à medida que o sujeito é inserido na sociedade e por consequência passa a fazer parte de determinados grupos sociais. O envolvimento com os grupos dá-se por meio do exercício da liberdade e responsabilidade entre eles. Esses processos de construção do desenvolvimento integral dos sujeitos, garantem que eles participem das tomadas de decisões de seu grupo e não fiquem alheios à elas.
    Em relação a escola, são processos coletivos, que também desenvolvem a autonomia, cooperação, já que eles devem tomar suas próprias decisões, pois alguns contribuem com o que puderem, enquanto alguns recebem aquilo que julgarem necessário. Mas todos esses processos fazem parte integrante do desenvolvimento do individuo, os processos de socialização ajudam-no a vê-lo como parte da sociedade.

  4. Janiclei disse:

    Alguns processos de socialização abordados nos módulos 12 a 14 são: O sistema escolar que é um microcosmos do mundo do trabalho adulto a experiência nele constitui um campo muito importante de atuação dos mecanismos de socialização. O ambiente familiar também constitui um importante meio de socialização.
    Portanto, pode-se afirmar que os processos de socialização irão envolver responsabilidade, e uma certa liberdade, essas posturas acabam sendo um tanto natural quando falamos em convivência.

  5. Maria Antonia de Castro Marques disse:

    Os processos de socialização estudados nos módulos 12, 13 e 14 são os que inserem os indivíduos em uma determinada sociedade. A família, o trabalho e a escola são instituições que devem desenvolver a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade do ser social. Com isso, o desenvolvimento humano será completo.
    Um exemplo para essa formação é a “Paidéia Escuela Libre”, onde as crianças desde pequenas convivem em ambiente totalmente voltado para o coletivo, nas ações desenvolvidas nesta escola os pequenos cuidam de si mesmos, dos afazeres domésticos, do plantio dos alimentos que irão consumir,etc com iniciativas próprias, enfim, cada um é responsável por tudo e todos.

  6. Caroline disse:

    Os processos de socialização abordados nos textos 12, 13 e 14 são liberdade, responsabilidade e solidariedade e as instituições como família, trabalho e escola devem desenvolver isso ajudando a inserir os indivíduos na sociedade.
    Como podemos observar no vídeo da escola “Paidéia Escuela Libre”, as crianças crescem em um ambiente em que um ajuda ao outro em diversas atividades, como plantio dos alimentos que irão consumir, afazeres domésticos, tornando um trabalho coletivo e de responsabilidade de todos.

  7. Lilian Prado disse:

    Os processos de socialização abordados nos módulos 12 – 13 – 14 da disciplina Sociologia da Educação 1 são: Liberdade, Responsabilidade e Solidariedade que estão presentes em nosso dia a dia (como por exemplo a escola, a familia,…) e que nos inserem na sociedade.

  8. Danielli disse:

    Os processos de socialização apresentados ao decorrer dos módulos 12,13 e 14, são a liberdade, a responsabilidade, e a solidariedade. Estes processos de socialização inserem o indivíduo em uma determinada sociedade e constrói sua convivência com os demais indivíduos. A família, o trabalho e a escola são fatores decisivos desses processos de socialização e conseqüentemente de desenvolvimento humano.
    Um bom exemplo de desenvolvimento dos processos de socialização do homem, seria a “Paidéia – Escuela Libre”, que foca na formação omnilateral do homem, por meio do desenvolvimento de ações coletivas, onde envolvem a tomada de decisões favorecendo a autonomia do indivíduo perante a sociedade.

  9. Aruana disse:

    Segundo os textos 12-13-14, os processos de socialização se dão a partir de práticas sociais que podem se desenvolver na escola, na família e no trabalho. Essas práticas desenvolvem a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade. Isso faz com que o individuo desenvolva participação nos processos de decisões em grupo e no processo de trabalho.
    Foi possível perceber na Escuela Libre, que tem-se com objetivo desenvolver esse processo de socialização nos seres, fazendo tais características surgir em sua personalidade ao longo do tempo.

  10. Ariadne C. Matos disse:

    Os processos de socialização abordados nos textos 12, 13 e 14 são liberdade, responsabilidade e solidariedade.
    As instituições como familía, trabalho e escola contribuem para que estas socializações aconteçam e fazem com que os individuos sejam inseridos na sociedade. A escola é um lugar privilegiado, pois a criança através do coletivo adquire responsabilidade, há uma certa liberdade e também solidariedade com os outros amigos e até mesmo com os funcionários da escola. Isso pode ser visto no vídeo da escola “Paidéia Escuela Libre”, onde as crianças contibuem uns com os outros e fazem afazeres domésticos, plantio, adquirindo assim responsabildade.

  11. Daiana Moreno T. dos Santos disse:

    Os processos de socialização apresentados ao longo da disciplina, a partir dos textos, 12, 13 e 14, são definidos como liberdade, responsabilidade e solidariedade. Sendo indispensável para que essa socialização aconteça a contribuição de instituições como a família, a escola e o trabalho. Nesse sentido a escola se torna um lugar privilegiado, na qual, a criança passa a adquirir os conceitos dos processos de socialização. A partir do vídeo “Paidéia Escuela Libre” podemos entender como esses processos de socialização estão presentes na escola, e como certas atividades podem contribuir para tal.

  12. Natália Ferreira disse:

    Os processos de socialização abordados nos textos mencionados logo acima explicitam sobre a liberdade, responsabilidade e solidariedade, cujas caracteristicas devem ser desenvolvidas pela unidade familiar que possuem o intuito de capacitar as crianças para a inserção no mundo, sendo assim, a instituição escolar assume um papel de completude, contribuindo para o aperfeiçoamento da personalidade e do caráter da criança. Além disso, cabe a escola desenvolver a moralidade e principios de solidariedade, fato este explicitado no video da escola “Paidéia Escuela Libre”, que manisfesta imagens de crianças ajudando umas as outras.

  13. Numiá disse:

    Nestes textos pude perceber que existe uma opção de ensino bem diferenciada, que seria como a escola Paidéia (do vídeo assistido em aula), onde as crianças fazem parte de todo o processo de organização, limpeza…da escola. Eles têm liberdade e aprendem a valorizar as relações socias, a resolverem problemas, serem independentes, fazem o que sentem vontade em determinados momentos. É um ensino bem diferenciado. Como na escola de Leonardo, onde o homem tem um ensino integral, diferente daquele que temos nas escolas de hoje.

  14. Michele Saçaki disse:

    Os módulos 12, 13 e 14 da disciplina Sociologia da Educação 1, abordam processos de socialização, que se dão no ambiente familiar, na escola, enfim, nas mais variadas relações sociais. Essas práticas tornam o sujeito capaz de se inserir na sociedade, por meio do desenvolvimento de sua liberdade, da solidariedade para com os demais, da responsabilidade, a fim do desenvolvimento omnilateral do homem. O vídeo “Paidéia Escuela Libre”, mostra uma concepção de escola, capaz de proporcionar aos que ali se formam, uma grande autonomia, contribuindo para o desenvolvimento coletivo, para a liberdade, a solidariedade e a reponsabilidade para consigo mesmo e os demais.

  15. Heloisa disse:

    Os processos de socialização abordados nos módulos 12, 13 e 14 são: Liberdade, Responsabilidade e Solidariedade, adquiridos a partir das relações com a família, com a escola, com o trabalho, ou seja, com o coletivo. Esses processos são os que farão com que o indivíduo se torne membro da sociedade e de suas relações, sendo um ser de direito e deveres, podendo dar sua opinião de maneira consciente e ser ouvido pelos demais.
    Um exemplo para essa formação integral do homem é a “Paideia Escuela Libre”, onde os alunos aprendem a desenvolver suas relações sociais com autonomia, cooperação, envolvimento, desde as questões da sala de aula até as demais questões de organização da escola. Pode-se dizer que lá “cada pessoa dá segundo suas possibilidades e recebe conforme suas necessidades”.

  16. Samia disse:

    Solidariedade, responsabilidade e liberdade são os processos de socialização discutidos nos textos 12, 13 e 14. Compreende-se que este processo é fruto das relações sociais presentes na escola, família, comunidade, enfim, relação com o coletivo.
    Como elucidação disso, encontra-se a escola “Paidéia Escuela Libre”. Neste ambiente escolar é proposto as crianças que desenvolvam atividades relacionadas ao coletivo, ou seja, a partir da cooperação constroem um ambiente em que todos trabalham, seja na hora de fazer comida, seja na hora de lavar a louça, seja na hora de limpar ou seja na organização do ambiente em que se encontram. A partir disso vivenciam e praticam os processos de socialização.

  17. Karen Lima disse:

    Nos textos 12,13 e 14 são abordados os processos a partir da convivência social, envolvem a LIBERDADE , a RESPONSÁBILIDADE e a SOLIDARIEDADE.
    Na escola ” Paideia Escuela Libre” o individua aprende através do trabalho a se organizar coletivamente , a ter autonomia e a cooperar.

  18. Cassiana disse:

    Os processos de socialização abordados nos módulos 12, 13 e 14 de nosso disciplina de Sociologia da Educação I são a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade entre os indivíduos.
    Dessa forma, os indivíduos têm ciência deque fazem parte de um meio específico.
    Um exemplo de como ocorre esses processos dentro de uma escola é em “Paideia Escuela Libre”, onde o indivíduo aprende por meio do trabalho a organização coletiva, e sendo autônomo e cooperativo nos trabalhos produzidos na escola.
    Assim, o processos processos de socialização propiciam o desenvolvimento e formação do homem omnilateral.

  19. Juliane Marigo de Lima disse:

    os processos de socialização abordados nos módulos 12 , 13 e 14 são a liberdade, responsabilidade e a solidariedade , eles se dão a partir da conviviencia social com a escola, com a familia e com a comunidade em geral, fazendo com que esse individuo tenha uma formação omnilateral. Um exemplo disso é a “Paideia Escula Libre” onde os alunos aprendem através do trabalho: a organização coletiva, a cooperação e a autonomia nos trabalhos produzidos na escola e isso é uma pratica dos processos de socialização

  20. Débora Gervásio disse:

    Os processos de socialização abordados nos módulos 12 – 13 – 14 são: liberdade, responsabilidade e solidariedade.
    Esses processos fazem parte da construção de cada indivíduo participante da sociedade.
    Tomando como base esses processos e relacionando-os com a Paideia Escuela Libre, podemos perceber o quanto eles são fundamentais para o bom funcionamento e a organização da instituição. É através deles que existe uma organização coletiva, a cooperação, a tomada de decisões que beneficia a todos os envolvidos, etc.
    E para o desenvolvimento do indivíduo, esses processos também precisam estar presentes em outras instituições na qual o ser humano esta inserido, tais como a família e escola.

  21. Larissa L. S. Lopes disse:

    Os processos de socialização abordados nos módulos 12, 13 e 14 que tem como objetivo formar o ser ominilateral, são Liberdade, responsabilidade e solidariedade construídos pela convivência na sociedade. A família, o trabalho e a escola são as instituições que devem ser responsáveis em desenvolver esses processos.

  22. cintia disse:

    Os módulos 12,13 e 14 se trata da sociedade e os indivíduos no processos de socialização que são constituídos por liberdade, responsabilidade e solidariedade do ser social. Para que ocorra essa formação do ser social, necessita-se da da família, trabalho e escola, em que Gramsci diz que a “escola não está isolada do restante da sociedade; para compreendê-la, é necessário estudar também outras esferas da sociedade”. Após o documentário sobre a escola “Paideia”, pude perceber como o processo de socialização integra-se e como está diretamente relacionado com a escola.

  23. Raísa disse:

    A liberdade a responsabilidade e a solidariedade são processos de socilização que são adquiridos através da convivência entre vários indivíduos. A escola tem como finalidade ser um espaço para essa socialização, através da integração do aluno com a sociedade. sendo responsável pela formação de sua personalidade, dessa forma o aluno se tornará um ser autônomo e responsável, atingindo uma totalidade de suas capacidades.
    O documentário sobre a escola “Paideia Escuela Libre” é um exemplo de instituição, onde os indivíduos, ou seja, as crianças, aprendem essa relação e será onde elas poderão desenvolver as características necessárias para que sejam inseridas na sociedade, através da sua independência e autonomia e a socialização com o próximo.

  24. Pollyana disse:

    A convivência entre indivíduos em sociedade envolve processos de liberdade, responsabilidade e solidariedade. O homem omnilateral deve se desenvolver por meio de tais processos em ambientes como a escola, a família, o trabalho e asociedade em geral.

  25. Nathália V. disse:

    Liberdade, responsabilidade e solidariedade são os elementos abordados nos módulos 12 – 13 – 14 como os processos de socialização que se dão no ambiente familiar, escolar, enfim, nas mais variadas relações sociais.
    Um exemplo é o que se passa na “Paideia Escula Libre”, na qual os alunos se baseiam no coletivismo, para então,tomar as decisões, sendo que cada pessoa dá segundo suas possibilidades e recebe conforme suas necessidades, além de, se organizarem, serem autônomos e cooperativos nos trabalhos produzidos na instituição.

  26. Luana Dias disse:

    Os módulos 12,13 e 14 abordam os processos de socialização que tem como foco a liberdade, solidariedade e responsabilidade, elementos que são adquiridos através de convivência ente vários indivíduos.
    É uma finalidade da escola ser um espaço para essa socialização, integrando o aluno com a sociedade, formando a sua personalidade, tornando-o uma pessoa responsável, além da escola, o trabalho e a família também são responsáveis em desenvolver esses processos.

  27. Marina T. Ferreira disse:

    Os processos de socialização abordados nos textos 12, 13 e 14 são: a liberdade, a responsabilidade e a solidariedade construídos pela convivência entre os indivíduos. Estes processos de socialização inserem o indivíduo em uma determinada sociedade e constrói sua convivência com os demais indivíduos, fazendo com que haja participação nas decisões em grupo. Esses processos se dão pelas relações sociais presentes na família, na escola etc.
    Um exemplo se encontra no documentário ““Paideia Escula Libre” onde as crianças ajudam-se, colaboram umas com as outras e as decisões são tomadas em grupo.

  28. Aline Naliati disse:

    Os processos de socialização apresentados são a liberdade, a responsabilidade, e a solidariedade. Estes processos de socialização inserem o indivíduo em uma determinada sociedade e constrói sua convivência com os demais indivíduos. Família, o trabalho e a escola são fatores decisivos desses processos de socialização e conseqüentemente de desenvolvimento humano.

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