Módulo 3 – Sociologia da Educação 1 – Max Weber

On outubro 4, 2011, in SocioEdu1, by Fábio Fernandes Villela

A questão do Módulo 3 aborda as categorias de Max Weber (1864 – 1920). Weber  foi sociólogo, economista e filósofo alemão. Segundo Max Weber, o objeto da sociologia envolve uma reconstrução do sentido subjetivo original da ação e o reconhecimento da parcialidade da visão do observador. Vem daí o nome Sociologia Compreensiva, muitas vezes dado a seu método. Ao analisar os fenômenos sociais, ressalta o que chamou de Adequação de Sentido, isto é, a congruência da ação no âmbito de duas ou mais esferas que compõem o social. Foi isso que postulou em seu livro “Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” de (1905), que parte da preocupação fundamental de suas análises: a tendência à Racionalização progressiva da sociedade moderna. A pergunta que o grupo elaborou foi: segundo Max Weber porque a ação social é importante em sua sociologia?

Um grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

33 Comentários “Módulo 3 – Sociologia da Educação 1 – Max Weber”

  1. Caroline disse:

    Para Weber o conceito de ação social é importante, pois ele o define como uma conduta humana (ato, omissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação de outro ou de outros, por sua vez, podem ser “individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos”. A explicação sociológica busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida à do outro, ou seja, o seu caráter social, não se propondo a julgar a validez de tais atos, nem a compreender o agente como pessoa.

  2. Ana Carolina disse:

    Para Weber, o conceito de ação social é um dos mais importantes, pois a sua sociologia pretende entender as regularidades que se expressam na ação social na forma de usos e costumes. Dessa maneira, define a ação social sendo uma conduta humana, tendo um significado subjetivo de quem o executa, que orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação passada, presente ou futura de outros(s) e que podem ser “individualizados e conhecidos ou indeterminados e desconhecidos”.

  3. Janiclei disse:

    Para o sociólogo Weber a ação social é importante pois é através dela que o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, criando ações com os demais indivíduos da sociedade. Na concepção de Weber, a sociedade não seria algo superior aos indivíduos, ela ficaria entendida a partir do conjunto das ações individuais. Por esse motivo, esse sociólogo define como objeto da sociologia a ação social que é qualquer ação que o indivíduo realiza orientando-se pela ação de outros.

  4. Aruana disse:

    O conceito de ação social para Max Weber é importante, pois este é definido como conduta humana a qual é dotada de um significado pelo próprio que o executa, tendo em vista ações que podem ser individualizadas ou conhecidos por individuos totalmente desconhecidos.

  5. Maria Antonia de C. Marques disse:

    A ação social é importante para sociologia de Weber porque é por ela que se pode entender como se dá a conduta humana, dotada de significado subjetivo do sujeito que a executa, a qual orienta o seu próprio comportamento , pelas ações passada, presente ou futura de outro ou de outros; podem ser individualizadas e conhecidas ou indeterminadas e completamente desconhecidas.

  6. Danielli disse:

    Para Weber a ação social é de extrema importância em sua sociologia, pois é por meio dela que a conduta humana é formada dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento tendo em vista a ação do outro ou de outros, que por sua vez podem ser individualizados e conhecidos, ou uma variedade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos. Assim Weber, busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais individuos referida à outro, ou seja, seu caráter social.

  7. Débora Boulos disse:

    Porque é ela que estabelece o processo de comunicação do indivíduo com os outros, no sentido de permitir que, por seu intermédio, as relações sociais se orientem em determinado sentido, dando significação para a vida em sociedade.

  8. Daiana M. Torres dos Santos disse:

    Segundo Max Weber, a sociologia é a ciência que pretende entender, interpretar e explicar a ação social, definida por ele como uma conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento tendo em vista as ações passadas, atuais e futuras. Sua sociologia busca compreender o sentido das relações entre os indivíduos, ou seja, o caráter social.

  9. Lilian Prado disse:

    Para Weber a sociedade pode ser compreendida a partir do conjunto das ações individuais. Estas são todo tipo de ação que o indivíduo faz, orientando-se pela ação de outros.
    Só existe ação social, quando o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, a partir de suas ações com os demais.

  10. Heloisa disse:

    O conceito de ação social é um dos mais importantes da sociologia de Max Weber, pois ele define como uma conduta humana dotada de significado subjetivo, que orienta seu comportamento tomando a ação de outros como base. A sociologia busca explicar o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um indivíduo que se baseia em outros e cria dessa forma as relações sociais, o caráter social.

  11. Crislei Mayara disse:

    A ação social é importante para Weber porque ela representa a conduta humana, como, por exemplo, a maneira que conduzimos a nossa vida por meio de nossos atos, porque optamos por usar tal cor ou marca de roupa e não outra? Essa ação social e dotada de um significado subjetivo por quem a executa, o qual orienta seu próprio comportamento, que pode ser individualizadas e conhecidas ou não.

  12. Natália Ferreira disse:

    A conduta humana é representada pela ação social que segundo Weber é importante e essencial ao individuo. Por detrás das ações dos seres humanos existem um significado subjetivo que os guiam, sendo que este conduz o comportamento das pessoas.

  13. Karen Lima disse:

    Para Weber a ação social é importante porque ela representa a conduta humana que é dotada de significado subjetivo do sujeito.

  14. Samia disse:

    A ação social é importante na sociologia de Weber pelo fato dele considerá-la como sendo a conduta humana, ou seja, o comportamento que o indivíduo possui na sociedade. Sobre essa conduta, Weber afirma que ela possui um significado subjetivo dado por quem a executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista as ações dos outros, os quais podem ser indivíduos individualizados e conhecidos, ou ao contrário, indivíduos indeterminados e desconhecidos.

  15. Juliane Marigo de Lima disse:

    A ação social é importante para Weber, pois é por ela que o individuo representa sua conduta humana, o seu comportamento, sendo assim, sua essência. Tem valor subjetivo, uma vez que cada individuo escolhe a conduta que deve ter, modo de agir, pensar, falar, vestir e etc. Tal ação social, carregada de subjetividade guia,portanto, toda a sua ação.

  16. cintia disse:

    O conceito de ação social trazido por Weber é grande importância para a sociologia, pois é através da ação social que o homem demonstra sua essência, demonstrando sua conduta humana.
    Dessa forma, Weber procura entender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta do indivíduo, ou seja, seu caráter social.

  17. Gabriella Bonil de Almeida disse:

    A ação social é importante para o sociológo Weber, porque representa a conduta humana, ou seja, como o ser humano se comporta na sociedade, e é dotada de significado subjetivo do sujeito.

  18. Numiá disse:

    Ela é importante porque através da ações sociais os indivíduos estabelecem relações entre si e essas relações nos permitem compreender a sociedade.

  19. Dayse disse:

    Para Weber a ação social é fundamental já que a partir dela entendemos as ações humanas, essas ações estão relacionadas ao sujeito que as executa, através de suas próprias ações presente ou futura, de outro ou de outros. Dessa forma dando significado para o convívio social.

  20. Michele Saçaki disse:

    Para Max Weber, a ação social é importante, devido ao fato de que essa conduta humana em vista da conduta do outro, precisa ser entendida e não julgada, procurando explicá-la de acordo com o sentido que essa ação possui, seu desenvolvimento e seus efeitos, observando-se assim, suas regularidades.

  21. Ariadne C. Matos disse:

    Para Weber, o conceito de ação social é muito importante, pois é através dela que se pode entender como se dá à conduta humana, o comportamento do individuo, que é dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, a qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista as ações passadas, atuais e futuras.

  22. Cassiana Lima Santos disse:

    A ação social é de suma importância para Weber, pois é através desta que o individuo demonstra sua conduta e sua essência humana. Cada indivíduo escolhe sua própria conduta, sua própria ação, por isso essa ação social possui um valor subjetivo.

  23. RAÍSA disse:

    Pois será através desta ação que o ser humano irá desenvolver a sua conduta, que será escolhida por ele, através de suas ações..estabelecendo assim sua relação de comunicação com os outros indivíduos. Por tanto, a ação social é um dos aspectos mais importantes no indivíduo para Weber.

  24. RAÍSA disse:

    Pois será através desta ação que o ser humano irá desenvolver a sua conduta, que será escolhida por ele, através de suas ações..estabelecendo assim sua relação de comunicação com os outros indivíduos. Portanto, a ação social é um dos aspectos mais importantes no indivíduo para Weber.

  25. Marina T. Ferreira disse:

    Para Weber, o conceito de ação social é um dos mais importantes, pois através dessa ação, que é representada a conduta humana e essa conduta é dotada de significado.

  26. Luana disse:

    Para Weber a ação social é importante pois é por meio dela que entendemos os comportamentos humanos, toda a conduta humana, estabelecendo relações entre os indivíduos, sendo dotada se subjetividade por quem a executa, as atitudes são individuais e não pode ser conhecidas antes de serem executadas pelos indivíduos.

  27. Débora Gervásio disse:

    Para Weber (1864-1920) a ação social é de imprescindível importancia, pois é a partir dela que o individuo é capaz de representar sua conduta humana, que conseqüentemente a partir disso possibilita e norteia o ser humano em relação ao seu comportamento, com valor subjetivo no modo de pensar, vestir, falar, etc.

  28. Gisele Lopes disse:

    Para Weber a ação social é importante pois é através dela que o indivíduo estabelece algum tipo de comunicação, criando assim, ações com os demais indivíduos da sociedade. Nesta concepção, a sociedade não seria algo superior aos indivíduos, mas ficaria entendida a partir do conjunto das ações individuais. Portanto, Weber define como objeto da sociologia a ação social que é qualquer ação que o indivíduo realiza orientado pela ação de outros indivíduos.

  29. hélio disse:

    Para Weber a ação social é importante pois é através dela que o indivíduo tenta estabelecer algum tipo de comunicação, criando ações com os outros individuos sociais.Vale lembrar ainda que essa ação social é o objeto de estudo dele.

  30. Nathália V. Ribeiro disse:

    A ação social, para Weber, é importante pois a define como conduta humana, a qual é dotada de um significado subjetivo por quem o executa. Portanto, sua sociologia busca compreender o sentido das relações entre os indivíduos, logo, o caráter social.

  31. Monica floriano Lucianelli Lucheta disse:

    Para Weber a ação social é de extrema importância em sua sociologia, pois é por meio dela que a conduta humana é formada. Essa conduta se dá na subjetividadedo individuo, mas é totalmente influenciado pelos outros, próximos ou não dele. A sociedade é vista como um todo indivissivel, que esta sempre se influenciando e marcando seus individuos.

  32. Pollyana disse:

    Porque para weber é a ação social que dá significado para a conduta humana, que orienta o comportamento humano por meio de ações passadas, presentes e futuras. A relação entre os indivíduos se dá pela ação social.

  33. Aline Naliati disse:

    A ação social é importante para Weber pois é através dela que o indivíduo estabelece algum tipo de comunicação, criando ações com os demais indivíduos da sociedade. Ele define a ação social sendo uma conduta humana, tendo um significado subjetivo de quem o executa, que orienta seu próprio comportamento. Sua sociologia busca compreender o sentido das relações entre os indivíduos.

Deixar um comentário