Planejamento Escolar Participativo e Estratégico

On agosto 26, 2011, in Coord, EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

Estamos iniciando o processo de Planejamento Participativo e Estratégico de nosso Conselho de Curso da Pedagogia (CCGP) do Ibilce/Unesp. Todos os alunos da Pedagogia Ibilce/Unesp serão convidados a refletir sobre  os problemas, deficiências ou dificuldades encontradas atualmente no curso, não somente isso, mas também as qualidades e sugestões que considerem relevantes para melhorar o curso. Durante as aulas será distribuído um questionário para os alunos colocarem as questões que considerarem relevantes para serem analisadas pelo CCGP. Abaixo segue um texto didático sobre Planejamento Escolar Participativo e Estratégico para quem quiser conhecer a temática.  Bom trabalho a todos! Prof. Fábio Fernandes Villela (Coordenador do CCGP).

Planejamento Escolar Participativo e Estratégico

O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.

Temos como possibilidade de planejamento escolar o participativo e o estratégico, ambos com diferentes características e possibilidades. O planejamento participativo é baseado nos princípios democráticos, cuja característica principal é a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processo decisórios da escola.

Essa administração escolar inspirada na cooperação recíproca entre os homens deve ter como meta à constituição de um trabalhador coletivo, sendo originado do trabalho cooperativo de todos os envolvidos no processo escolar, guiados em direção ao alcance dos objetivos verdadeiramente educacionais da escola.

 Quando a instituição está sob a responsabilidade de várias pessoas, aumenta as resistências internas e externas, já que as decisões tomadas por um grupo são mais perspectiva o processo de planejar é baseado no conhecimento da realidade a partir da ação e da reflexão, não havendo espaço para o tradicional, pois é uma tomada coletiva de decisões.

O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer o as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção de educação com o qual a escola deseja trabalhar.

Outra forma de planejamento adotado nas escolas públicas é o estratégico, que deve estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, sendo utilizados para isso métodos quantitativos e qualitativos como forma de mudar uma situação.

Esse tipo de planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida nesse processo, o que possibilita uma maior probabilidade no alcance de objetivos, desafios e metas estabelecidos pela instituição.

É importante ressaltar que essa abordagem sempre foca em resultados futuros, não sendo preciso somente estabelecer objetivos e metas, é necessário primeiramente analisar os pontos fracos, estudando as oportunidades e restrições do ambiente para que assim sejam estabelecidas as metas.

As características entre o planejamento estratégico e participativo são distintas, já  que o participativo envolve a colaboração do Diretor, dos professores, alunos e funcionários da escola. Por sua vez, o estratégico é concentrado em uma única pessoa, geralmente na figura do gestor.

Referências bibliográficas:

FILHO PARENTE, José. Planejamento Estratégico na Educação. Brasília: Plano, 2001.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LÜCK, Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5º Ed. São Paulo, 2001.

 Texto elaborado por: Emanuelle Oliveira e retirado de: http://www.infoescola.com/pedagogia/planejamento-escolar-participativo-e-estrategico/

2 Comentários “Planejamento Escolar Participativo e Estratégico”

  1. Sônia H.Ito disse:

    Já que o planejamento estratégico depende do gestor e é para realizações futuras, como o gestor poderá fazer valer seu projeto se ele não tiver tempo hábil (período de gestão limitada) para cumprir? Será que sempre haverá uma concordância de prioridades entre os gestores substituídos?
    Com relação a idéia de planejamento participativo é sem dúvida uma iniciativa efetivamente prática da abertura a diálogos e participação dos alunos do curso para buscar melhorias. Parabéns.

  2. Bom Dia Sonia! Tudo bem?
    O planejamento é feito a curto, médio e longo prazo. O desafio é os próximos gestores seguirem as metas estabelecidas pelos antecessores. Esse é um grande desafio, não só nosso mas do país como um todo. Agradecemos o incentivo. Saudações, Prof. FFV.

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