Escola e Sociologia da Educação

On janeiro 30, 2021, in SocioEdu2, by Fábio Fernandes Villela

A imagem pode conter: 1 pessoa

Bom dia pessoal! Esta é a área para a postagem da unidade “6. Escola e Sociologia da Educação” da disciplina Sociologia da Educação 2. A atividade é produzir um parágrafo reflexivo baseado em nossa vídeo-aula, especialmente nas conclusões. Relembrando: “[...] avaliamos que professores de educação do campo devem trabalhar o preconceito contra a origem geográfica e de lugar em jovens de escolas de meio rural como elemento de constituição da humanização do educando e devem defender seu espaço no currículo escolar, pois é na escola que o indivíduo irá se apropriar deste conhecimento de forma direta e intencional, permitindo ao educando ascender do “senso comum à consciência filosófica”, conforme demonstra Saviani (1983). A abordagem da temática do preconceito contra a origem geográfica e de lugar contribui para que, nesta época de acirramento de intolerâncias, possamos compreender e aceitar as diferenças, entendendo-as como produto de percursos distintos que os grupos humanos fizeram na História, conforme aponta Freitas (2007).

SAVIANI, Demerval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1983.

FREITAS, Marcos Cezar de. Apresentação da coleção preconceitos. In: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval M. Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez, 2007. (Preconceitos; v. 3).

VILLELA, Fábio Fernandes. A educação dos jovens caipiras: um estudo sobre o preconceito em jovens de escolas de meio rural para a formação de professores em educação do campo. CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores… São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7011-7023 Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/141640 >.

Bom final de semestre!

 

Sociedade e Sociologia da Educação no Brasil

On janeiro 30, 2021, in SocioEdu2, by Fábio Fernandes Villela

Pro Dia Nascer Feliz - Filme 2006 - AdoroCinema

Prezados alun@s, bom dia! Esta é a área para a postagem da unidade”5. Sociedade e Sociologia da Educação no Brasil” da disciplina Sociologia da Educação 2. A proposta é assistir ao documentário “Pro dia nascer feliz” e relacionar os conceitos apresentados nessa unidade, especialmente na nossa vídeo-aula e no Quadro “Crítico-Reprodutivistas”. O documentário aborda o sistema educacional brasileiro, descrevendo realidades escolares de diferentes contextos sociais, econômicos e culturais a partir de diversos olhares sobre as realidades que constituem a estrutura educacional seja do ponto de vista da instituição, do aluno, do professor e da família. Foram ouvidos diversos alunos e professores, desde uma escola pública em condições precárias no sertão nordestino, a uma luxuosa escola particular, no Alto de Pinheiros, em São Paulo (Wikipédia). Link no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=nvsbb6XHu_I