Prática Final do Conteúdo – Educação de Jovens e Adultos

On agosto 19, 2018, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia querid@s alun@s! Tudo bem?

A proposta da produção de texto final é retomar a temática dos dois últimos conteúdos da disciplina (7. A centralidade da categoria trabalho na EJA e 8. Abordagem histórico-crítica da EJA) e ampliar a discussão sobre a produção de alimentos: produção de milho na roça, industrializado; milho transgênico e orgânico.

Para introduzir o tema da produção de milho, o aluno deve assistir aos dois vídeos abaixo indicados:

1) “Rocinha de milho” (Tonico e Tinoco), disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=ynYNM8-us_U

2) “Colheita do milho” (Chitãozinho e Xororó), disponível em:

https://www.letras.mus.br/chitaozinho-e-xororo/167437/

Para produzir seu texto, o aluno deve considerar o debate sobre mudanças atuais quanto à produção de milho (industrializado e transgênico versus orgânico), acessando as matérias sobre o tema, disponíveis nos links abaixo:

“Não planto transgênicos para não apagar minha história”

https://www.youtube.com/watch?v=6Kad7X-WMWg

“Milho transgênico pode fazer mal à saúde”

http://www.ihu.unisinos.br/561434-milho-transgenico-pode-fazer-mal-a-saude-dados-sao-revelados-pela-monsanto-apos-acao-judicial

“Semente de milho orgânico chega ao mercado”, disponível em:

http://revistagloborural.globo.com/Noticias/Agricultura/Milho/noticia/2014/06/semente-de-milho-organico-chega-ao-mercado.html

“Milho transgênico pode provocar tumor”

https://www.youtube.com/watch?v=3HOjKbdSqvk

e

https://www.facebook.com/BrasilSemMonsanto/posts/1562159240478198:0

“Sementes da Morte”

https://www.youtube.com/watch?v=EYuI2uCURQU

O texto final deverá apresentar os aspectos positivos e negativos da atual forma de produção e consumo de alimentos, com destaque para o milho, propondo o resgate de práticas tradicionais de produção e consumo de alimentos.

A postagem deverá ser um texto autoral (isto é, produzido por você, sem copiar texto disponível na web) e deverá ter de seis a dez linhas.

Bom trabalho! Profs. Fábio & Tenani.

Produção de Texto Final – Sociologia da Educação 1

On agosto 14, 2018, in SocioEdu1, by Fábio Fernandes Villela

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Bom Dia Querid@s Alun@s! Tudo bem?

Esta é a área da produção de texto final da disciplina Sociologia da Educação 1. O texto deve abordar as questões do livro “A escola de Leonardo – política e educação nos escritos de Gramsci”. O livro tem como tema a metáfora gramsciana do homem moderno na figura de Leonardo da Vinci. As indagações e  sobre a realidade social e cultural do Renascimento, motivadas por uma carta que, na sua aparente divagação, reflete sobre as raízes da sociedade moderna e as condições sociais e culturais para a formação humana,  abre a senda para a refletir sobre a dimensão política da educação. Gramsci não foi um pedagogo, mas um político que, ao acentuar a dimensão cultural da política, explicitou uma pedagogia da emancipação humana para a construção de uma nova ordem social e política. A noção gramsciana de política amplia a noção implícita nos escritos de Marx e enraíza-se na tradição política moderna, na qual o poder se consolida como relação de domínio do homem sobre o homem e do homem sobre a natureza, cujo mecanismo principal é a força como condicionadora e formadora de comportamentos. Sem esquecer que se trata de uma metáfora que visa a discutir as condições de luta política e cultural em um momento revolucionário, o tema serve de motivo para indagar sobre a necessidade de renovação estrutural da escola pública brasileira e a importância de enfrentar o problema da escola no contexto amplo da educação e da compreensão das contradições da sociedade capitalista, para elaborar novas estratégias de construção de uma nova ordem social e política. A questão central para a produção do texto é a seguinte: qual o principal processo de socialização abordado na Unidade 4 da disciplina Sociologia da Educação 1? Bom trabalho e boas férias! Prof. Fábio Fernandes Villela.

PS1. Alguns Processos de Socialização estão nos seguintes textos:

MANACORDA, Mario Alighiero. O homem omnilateral. In:_____. Marx e a pedagogia moderna. Campinas: Alínea, 2007. p. 77-94.

SCHLESENER, Anita Helena. A escola de Leonardo: política e educação nos escritos de Gramsci. Liber Livro: Brasília, 2009.

MACHADO, Ilma Ferreira. Educação solidária e formação omnilateral. In: ZART, Laudemir Luiz. (Org.). Educação e sócio-economia solidária: paradigmas de conhecimento e de sociedade. Cáceres: Unemat Editora, 2004. p. 96-104.

MACHADO, Ilma Ferreira. A criança como sujeito social na educação do campo. Educação Pública, Cuiabá, v. 15, n. 27, p. 109-118, jan./abr. 2006.

PS2. Abaixo alguns vídeos e websites mencionados em sala de aula:

A Vida de Leonardo da Vinci – Parte 1/2 – Filme Completo

https://www.youtube.com/watch?v=gk1XeiyhXXI

Página do Leonardo Da Vinci no Facebook

http://www.facebook.com/leonardo.page

Da Vinci’s Demons – Trailer (Série de TV)

https://www.youtube.com/watch?v=vgg9nnALFGA

Paideia Escuela Libre

https://www.youtube.com/watch?v=yVkCfclROaI

Sem Terrinha em Movimento – parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=DbR48kN5BYk

Escola Nacional Florestan Fernandes – Um Sonho em Construção (MST)

http://www.youtube.com/watch?v=5HfY1jbaifc

Cuba: Uma escola de solidariedade

https://www.youtube.com/watch?v=b-Gfqls-EUE

Pedagogia Histórico-Crítica: Dermeval Saviani:

https://www.youtube.com/watch?v=Y_1XO11Il94

PS3. Como atividade complementar os alun@s podem assistir ao filme:

Antonio Gramsci: Os dias do cárcere. (Antonio Gramsci: I giorni del carcere, Itália, 1977, 127 min., branco e preto), direção Lino del Fra. (Legenda em espanhol).

O filme apresenta os anos vividos por Gramsci na prisão de Turi, em Bari, Itália (julho de 1928 a outubro de 1933), período fundamental para a redação dos “Cadernos do Cárcere” e explorando as discordâncias que o prisioneiro do fascismo manifestou em relação à teoria stalinista, aceita pelo próprio partido de Gramsci, o PCI. O filme foi produzido em preto e branco para a televisão italiana e recebeu o Grande Prêmio do Festival Internacional do Filme de Locarno em 1977. Procura reconstruir em detalhe a época e os personagens, valendo-se de bastante maquiagem, leitura de documentos e flash-backs. O ator italiano Riccardo Cucciolla interpreta Gramsci numa tentativa de verossimilhança. O filme flerta com o documentário mas sem conseguir sê-lo por completo. O filme-documentário é falado em italiano e com legendas em espanhol e está disponível no YouTube.

Assista o filme no seguinte link:

https://www.youtube.com/watch?v=yRLqQ6NQbyg