Alfabetização e Letramento na EJA – 2

On novembro 26, 2016, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia amig@s da EJA! Tudo bem?

Esta é a área para a postagem do módulo 2 do curso: “Alfabetização e Letramento na EJA”. Vocês devem fazer uma reflexão, no máximo 2 parágrafos, sobre a temática abordada nesse módulo, a partir da leitura do livro da bibliografia do curso:

* TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.

Como atividade complementar os participantes podem ver o documentário sobre histórias de vida, formação de professores e os desafios do trabalho docente abaixo:

(1) Escola Quilombo: Educação Cultivada. (Brasil, 2015, 40 min., colorido), direção: Alexandra Duarte.

Documentário com narrativas de educadores sobre a realidade de estudo e trabalho em escolas públicas instaladas em Comunidades Quilombolas “Kalunga do Mimoso” e “Lagoa da Pedra”, na região de Arraias, estado do Tocantins. Foca histórias de vida e formação de professores e os desafios do trabalho docente em meio ao cotidiano pedagógico em escolas rurais. Produção do Observatório da Educação do Campo / Universidade Federal do Tocantins – UFT. Duração: 40 minutos. Realização: Observatório da Educação do Campo / Universidade Federal do Tocantins – UFT. Produção Co.Inspiração Amazônica Filmes. Coordenação e Produção: Raquel Alves de Carvalho e Idemar Vizolli. Direção Geral, Imagens e Edição: Evandro Medeiros. Direção de Fotografia e Imagens: Alexandra Duarte.

- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZUqbAPy5bzw

Bom trabalho! Prof. Fábio Villela.

Excursão Didática Memorial da América Latina

On novembro 23, 2016, in TrabEdu, by Fábio Fernandes Villela

Resultado de imagem para memorial da américa latina

Car@s Alun@s da Pedagogia Ibilce/Unesp-Rio Preto, bom dia!

Estamos organizando uma excursão didática dos alunos da Pedagogia do Ibilce/Unesp – São José do Rio Preto ao Memorial da América Latina.

O Memorial da América Latina é uma Fundação de Direito Público, sem fins lucrativos, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo. Inaugurado em 18 de março de 1989, na cidade de São Paulo, o Memorial foi concebido para promover a integração cultural e política dos povos de língua portuguesa e hispano-americana como sonhava o ex-governador André Franco Montoro. Hoje, é referência na realização de eventos que reúnem os grandes nomes do cenário artístico, político, cultural e acadêmico do país.

Localizado na Zona Oeste da capital, ao lado do Terminal Modal de Transportes da Barra Funda, tem uma área de 84.480m2, dos quais, 12 mil de área verde em que são cultivadas várias espécies de árvores nativas e silvestres. O espaço abriga sete edifícios distribuídos em duas praças que se interligam pela passarela sobre a avenida Auro Soares de Moura Andrade.

De um lado, na Praça da Sombra, ficam os prédios da Administração, Pavilhão da Criatividade e Auditório Simón Bolívar. No mesmo espaço está o prédio que originalmente abrigava o Parlamento Latino-Americano (Parlatino), hoje ocupado pela Secretaria da Pessoa com Deficiência. Do outro lado, na Praça Cívica, estão a Galeria Marta Traba, o Salão de Atos Tiradentes e a Biblioteca Latino-Americana. Ali também está a escultura Mão, obra de Niemeyer, que é o símbolo do Memorial e um dos marcos turísticos de São Paulo.

O traço de Oscar Niemeyer, autor do projeto arquitetônico, garante a funcionalidade da estrutura e a adequação de suas instalações para abrigar eventos de todos os tipos e tamanhos. A concepção do projeto cultural idealizado por Darcy Ribeiro dá unidade às ações e atividades desenvolvidas pelo Memorial.

Maiores informações sobre o Memorial da América Latina você poderá acessar o link:

http://www.memorial.org.br/

Haverá um ônibus institucional para a viagem da Unesp-Rio Preto / Memorial-SP /Unesp-Rio Preto, no dia 12-12-2016, segunda-feira, em frente ao saguão principal do Ibilce/Unesp-Rio Preto, a partir das 5:00 horas. (Não há custos).

A excursão didática será monitorada por companheir@s do Centro de Estudos e Culturas do Mundo Rural. Assim, solicitamos que você confirme sua presença, enviando nome completo, RG e RA para o endereço eletrônico: fabio@fabiofernandesvillela.pro.br, até no máximo 08-12-2016.

Programação no Memorial da América Latina:

5:30 horas: Saída da Unesp – Rio Preto.

11:30 horas: Chegada e recepção.

12:00 horas: Almoço.

13:00 horas: Visita monitorada às instalações dão Memorial da América Latina.

17:00 horas: Lanche coletivo (o participante deverá levar uma pequena porção de alimentos: bolos, sanduíches, etc., chás, café e/ou suco) para partilhar coletivamente com os participantes.

18:00 horas: Retorno para São José do Rio Preto – SP.

Saudações, Prof. Fábio Villela.

Alfabetização e Letramento na EJA – 1

On novembro 19, 2016, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia amig@s da EJA! Tudo bem?

Esta é a área para a postagem do módulo 1 do curso: “Alfabetização e Letramento na EJA”. Vocês devem fazer uma reflexão, no máximo 2 parágrafos, sobre a temática abordada nesse módulo, a partir da leitura dos textos da bibliografia do curso:

* VILLELA, Fábio F. A formação de professores de educação de jovens e adultos no PEJA-Rio Preto: um caleidoscópio de possibilidades. Cadernos da Pedagogia (Ufscar. Online). v.9, p.2 – 15, 2016.

* VILLELA, Fábio F. Cultura ambiental no território caipira: história e saberes tradicionais das mulheres do noroeste paulista. Retratos de Assentamentos. v.19, p.323 – 350, 2016.

Como atividade complementar, os participantes podem rever os 2 documentários:

(1) PEJA – O Programa de Educação de Jovens e Adultos da Unesp. (Brasil, 2007, 56 min., colorido), direção: Eduardo Pereira Mussi.

Documentário sobre o Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) criado na UNESP no ano de 2000, na época vinculado ao Programa UNESP de Integração Social Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX, com o objetivo de estabelecer uma política pública para a educação de jovens e adultos, buscando parcerias comunitárias locais e visando à contribuição de recursos para a formação de cidadãos – leitores críticos e participativos, bem como a de professores com a visão de “Educadores Populares”. Atualmente o PEJA é desenvolvido em oito Campus Universitários da UNESP, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto contanto com recursos humanos e materiais para envolvimento com os trabalhos que viabilizem atingir os objetivos do mesmo. As filmagens para a produção deste vídeo ocorreram em junho e novembro de 2007 no VIII e IX cursos de capacitação de educadores do Peja em Bauru – SP. Filmagem, edição e produção: Eduardo Pereira Mussi.

- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=FiHsDxnsO7Y

(2) Educação de Jovens e Adultos: História e Memória. (Brasil, 2005, 57 min., colorido; preto e branco), direção: Eduardo Nunes.

Documentário sobre a educação de jovens e adultos no Brasil, abordando a história e a realidade da sociedade brasileira. Direção: Eduardo Nunes. Produção: TVE Brasil, 2005. Programa Salto para o Futuro – Educação de Jovens e Adultos.

- Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=E2rxFCWnaUw

Bom trabalho! Prof. Fábio Villela.