4º Congresso de Educação de Jovens e Adultos UNESP

On junho 27, 2016, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia amig@s da Educação de Jovens e Adultos – EJA!

Convidamos a tod@s para o  4º Congresso de Educação de Jovens e Adultos UNESP: Educação de Jovens e Adultos no Século XXI: Demandas, Políticas e Práticas, Unesp – São José do Rio Preto – 26 a 28 de setembro de 2016. Local: Auditório C, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas – IBILCE, Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Rua Cristóvão Colombo, 2265 – Jd.Nazareth – Fone (17) 3221-2318 – CEP. 15054-000 – São José do Rio Preto – SP.

Segue abaixo as informações. Até lá, Prof. Fábio Villela.

1 – O Congresso

O Projeto de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) foi criado na UNESP no ano de 2000, na época vinculado ao Programa UNESP de Integração Social Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão Universitária – PROEX, com o objetivo de estabelecer uma política pública para a educação de jovens e adultos, buscando parcerias comunitárias locais e visando à contribuição de recursos para a formação de cidadãos – leitores críticos e participativos, bem como a de professores com a visão de “Educadores Populares”.

Atualmente o PEJA é desenvolvido em oito Campus Universitários da UNESP, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro e São José do Rio Preto contanto com  recursos humanos e materiais para envolvimento com os trabalhos que viabilizem atingir os objetivos do mesmo.

No ano de 2010, o PEJA completa 10 anos e na época foi realizado o 1º Congresso de Educação de Jovens e Adultos, sediado no Campus de Marília com o objetivo de oportunizar um espaço para discussão dos avanços que o PEJA e demais pesquisadores e extensionistas da área da EJA alcançaram nas últimas décadas.

Os resultados deste primeiro congresso conduziram a realização de uma nova edição no ano de 2012, agora acolhido no Campus de Rio Claro. Nesta edição os objetivos propostos no congresso anterior tiveram continuidade culminando com a proposição da realização desta terceira versão no ano de 2014, agora no Campus de Bauru.

O 3º Congresso aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2014, promovido pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru. Neste ano de 2016 ocorrerá o 4º Congresso de Educação de Jovens e Adultos na Unesp de São José do Rio Preto. Este evento busca promover o debate teórico, critico e cultural da Educação de Jovens e Adultos entre docentes, discentes, funcionários, administradores e pesquisadores educacionais, propiciando sua troca de experiências e contato interpessoal.

As reflexões propostas durante o evento em formato de mesas redondas, conferências, minicursos, apresentação de trabalhos e atividades culturais colocam em questão a educação de jovens e adultos no século XXI, com suas demandas, políticas e práticas.

Desejamos a todos um ótimo Congresso! Comissão Organizadora.

2 – Programação

26/09/2016 – Segunda-Feira

8h30 – Credenciamento / Entrega de Material (Local: Auditório C)

12h – Almoço (Local: Adunesp)

14h – MESA DE ABERTURA (Local: Auditório C)

Profª. Drª. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira (Diretora do IBILCE / UNESP / Rio Preto) e Prof. Dr. Julio César Torres (Coordenador do Curso de Pedagogia do IBILCE / UNESP / Rio Preto)

Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (UNESP / Rio Preto)

14h30 – CONFERÊNCIA DE ABERTURA (Auditório C)

Tema: Educação de Jovens e Adultos no Século XXI: Demandas, Políticas e Práticas

Palestrantes: Profa. Dra. Telma Antonia Marques Vieira (Secretária de Educação / SME / São José do Rio Preto)

Coordenação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela

16h – Café e Apresentação Cultural (Local: Adunesp)

16h30 – MESA REDONDA 1 (Local: Auditório C)

Tema: A Extensão Universitária e a Educação de Jovens e Adultos

Palestrantes: Profa. Dra. Mariângela Spotti Lopes Fujita (Pró-Reitora Extensão Universitária – PROEX / UNESP) e Coordenadores do PEJA – UNESP (Presidente Prudente, Marília, Assis, São José do Rio Preto, Rio Claro, Araraquara e Bauru)

19h – Jantar (Local: Adunesp)

20h – COLÓQUIO PIBID (Auditório C)

Tema: Avanços na Relação Escola Pública Universidade

Mediação: Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu (FCL/ UNESP / Araraquara)

27/09/2016 – Terça-Feira

8h – Oficinas / Mini-Cursos (Local: a definir)

10h – Café (Local: Adunesp)

10h30 – MESA REDONDA 2 (Local: Auditório C)

Tema: A Centralidade do Trabalho na Educação de Jovens e Adultos

Palestrantes: Profa. Dra. Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti (UNESP / Presidente Prudente) e Profª. Drª. Jarina Rodrigues Fernandes (UFSCar)

Mediação: Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu (FCL/ UNESP / Araraquara)

13h – Apresentação de Trabalhos – Comunicação Oral

15h:30 – Café (Local: Adunesp)

16h – Apresentação de Trabalho – Comunicação Oral

19h – Jantar (Local: Adunesp)

20h – Apresentação de Pôster (Local: Adunesp)

21h- Atividade Cultural / Lançamento de Livros (Auditório C)

28/09/2016 – Quarta-Feira

7h30 – Café da Manhã (Local: Adunesp)

8h30 – MESA REDONDA 3 (Local: Auditório C)

Tema: Caminhos e Desafios da Formação de Educadores de Jovens e Adultos

Palestrantes: Profª. Drª. Roseli Rodrigues de Mello e Prof. Dr. Leôncio José Gomes Soares (UFMG)

Mediação: Profª. Drª. Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo

10h – Café (Local: Adunesp)

10h30 – Apresentação de Vídeos e Produções sobre a EJA (Local: Auditório C)

12h – Almoço (Local: Adunesp)

13h30 – Apresentação Cultural / Lançamento de Livros (Local: Auditório C)

14h – CONFERÊNCIA DE ENCERRAMENTO (Local: Auditório C)

Tema: As Noites da Ditadura e os Dias de Utopia… o Exílio, a Educação e os Percursos de Elza Freire

Palestrante: Profª. Drª. Nima Imaculada Spigolon (FE / UNICAMP)

Mediação: Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela (IBILCE / UNESP / S. J. Rio Preto)

16h – Avaliação e definição do local do 5º Congresso de Educação de Jovens e Adultos

16h30 – Café (Local: Adunesp)

OBS. Programação sujeita a alterações.

3 – Normas para envio de trabalho

Prazo para inscrição com submissão de trabalhos: até 15 de agosto 2016.

Durante o 4º Congresso de Educação de Jovens e Adultos da UNESP podem ser apresentados resultados de pesquisas em andamento ou concluídas e/ou relatos de experiências pedagógicas que tenham como temática central a educação de jovens e adultos.

Poderão inscrever trabalhos: docentes, profissionais, alunos de graduação e de pós-graduação.

Cada participante inscrito no Congresso poderá submeter um trabalho como autor principal e até dois trabalhos como co-autor para avaliação da Comissão Científica. A submissão de trabalhos está condicionada à prévia inscrição no evento.

Os trabalhos podem ser inscritos para a apresentação em sessões de comunicação oral, pôster ou vídeo de até 10 minutos. O mesmo autor pode inscrever trabalho em mais de uma modalidade.

Será fornecido certificado online de participação somente aos autores que estiverem inscritos no evento e seus trabalhos apresentados.

Os trabalhos, devidamente identificados, deverão ser enviados para o e-mail congressoeja2016@gmail.com junto com a ficha de inscrição devidamente preenchida.

O Assunto da mensagem deve estar assim nomeado “Inscrição_Nome_do_Congressista” e no corpo da mensagem deve constar o(s) Título do(s) trabalho(s) em anexo e os respectivos co-autores (quando houver).

Para a apresentação em comunicação oral, salvar o arquivo em formato (.doc) assim nomeado: “Comunicação_Título_do_trabalho_Nome do 1º autor”

Para a apresentação em pôster, salvar o arquivo em formato (.doc) assim nomeado: “Poster_Título_do_Pôster_Nome do 1º autor”

Para a apresentação de vídeo, salvar o arquivo em um dos formatos que contam nestas orientações, assim nomeado: “Video_Título_do_Vídeo_Nome do 1º autor”. Enviar pelo GoogleDrive e compartilhar.

Para envio do resumo do vídeo, salvar o arquivo em formato (.doc) assim nomeado: “Resumo_video_Título_do_vídeo”

A relação dos trabalhos aprovados estará disponível no site do evento a partir do dia 15 de agosto de 2016.

Normas para apresentação de comunicação oral e/ou pôster

Os textos completos encaminhados deverão ser formatados nas normas da ABNT e serão submetidos à avaliação da Comissão Científica que decidirá sobre sua aceitação segundo os critérios de pertinência e qualidade.

A Comissão Científica encarregar-se-á de organizar as mesas para apresentação sob a forma de comunicação oral ou exposição sob a forma de pôsteres, reunindo trabalhos de temas correlatos. Cada mesa contará com um Coordenador.

O texto deverá conter entre 8 e 15 páginas, com as seguintes especificações:

a. Papel tamanho A4;

b. Margem superior e inferior com 2,5 cm;

c. Margem esquerda e direita com 3,0 cm;

d Fonte: Times New Roman;

e. Tamanho 12 cm;

f. Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;

g. As páginas deverão ser numeradas na parte superior da folha, à direita;

h. O título do trabalho deverá ser escrito com fonte maiúscula, em negrito, e alinhamento centralizado;

i. Após o título do trabalho, contando dois espaços, deve-se inserir, em alinhamento à direita, o(s) nome(s) do autor(es) e co- autor(es), sublinhando o nome do apresentador do trabalho. Indicar a instituição de origem do autor e o correio eletrônico.

j. Após o(s) nome(s) do autor(es), contando dois espaços, deve-se inserir o resumo do trabalho contendo: introdução, desenvolvimento, principais resultados ou conclusões e palavras-chave (entre três a cinco palavras). Os resumos deverão ser digitados em espaço simples, tamanho de letra 10, com até 1.300 caracteres (com espaço), sem citações e referências, alinhamento justificado, em bloco único de texto, sem parágrafo e linhas em branco.

k. Após o resumo, contando dois espaços, deve-se inserir o texto na integra, sem a utilização de notas de rodapé, com alinhamento justificado. As citações contidas no interior do texto, bem como as referências deverão estar em consonância com a NBR - 6023/2002. Quadros, tabelas, gráficos, figuras (fotografia ou desenho) indicadas no texto deverão estar dispostas no final do texto antes das referências com indicação da fonte, quando houver.

Os textos e resumos aprovados pelo comitê científico serão publicados nos ANAIS do Congresso.

Atenção: Os trabalhos deverão passar por uma rigorosa revisão de português e atender às normas da NBR - 6023/2002. Não serão aceitos trabalhos incompletos ou fora das especificações.

Condições para apresentação da Comunicação Oral e/ou Pôsteres

a) Retratar a Educação de Jovens e Adultos;

b) Apresentar resultados parciais ou finais de pesquisas ou ainda relatos de experiências;

c) Ter no máximo três autores;

d) Estar formatado nas normas da ABNT.

Estrutura gráfica dos pôsteres:

Os pôsteres deverão conter os seguintes itens: título, nome(s) do(s) expositor(es) e da(s) instituição(ões), introdução, problema/questões, objetivos, metodologia, resultados e/ou conclusões.

A medida do pôster não deve ultrapassar 1,20m de altura e 0,90m de largura.

É de responsabilidade do autor participante trazer o pôster impresso para ser afixado quando aprovado.

Ficará a cargo do Comitê Científico decidir sobre aceitação ou não dos pôsteres bem como a organização das sessões de apresentação, sendo que não serão aceitos pôsteres que estiverem fora da especificação indicada.

Avaliação dos trabalhos de comunicação oral e pôsteres:

Os trabalhos enviados serão avaliados pela Comissão Científica do evento, que considerará a relevância e a pertinência do trabalho proposto com a temática do evento.

A avaliação das propostas de comunicação oral e pôster irão considerar os seguintes critérios:

1- Interlocução e contribuições para a Educação de Jovens e Adultos;
2- Coerência com os objetivos propostos;
3- Considerações ou conclusões coerentes com o desenvolvimento do trabalho;

ATENÇÃO: Não serão avaliados trabalhos que não atenderem aos critérios de formatação, principalmente limite de páginas.

4 – Inscrições

Orientações Importantes

a) A opção de inscrição com hospedagem e alimentação é exclusiva do participante.

b) Os valores referem-se a inscrição de um único congressista, para os 3 dias do Congresso.

c) Caso o congressista tenha inscrito trabalho (comunicação oral, pôster ou vídeo) deverá obrigatoriamente preencher a segunda folha desta ficha de inscrição.

d) O pagamento da inscrição deve ser feito por meio de deposito bancário no Banco do Brasil, Agencia: 5801 – 7, Conta Corrente: 14 687 – 0, Titular: Fábio Fernandes Villela

e) O comprovante de depósito deverá ser escaneado/digitalizado ou fotografado.

f) Após preencher, esta ficha deverá ser enviada para o e-mail: congressoeja2016@gmail.com juntamente com o comprovante de deposito de pagamento de inscrição digitalizado.

DADOS CADASTRAIS

Nome:

Instituição/Escola:

e-mail :

Tel: Celular  /  Residencial  /  Comercial:

Endereço:

Cidade: Estado: CEP:

OPÇÃO DE INSCRIÇÃO

Estudantes (Grad e Pós): R$ 30,00

Professores da Educação Básica: R$ 60,00

Professores Universitários e demais interessados: R$ 90,00

Trabalhos Inscritos

Preencher os dados abaixo com o título do trabalho e nome completo dos autores sem abreviações. Conferir, pois o certificado será gerado a partir dos dados informados.

O mesmo congressista pode apresentar mais de um trabalho em quaisquer modalidades.

Para aceite do trabalho é preciso que pelo menos um autor esteja inscrito no congresso.

Se necessário, incluir mais linhas.

COMUNICAÇÃO ORAL

Trabalho 1:

Autor(es):

Trabalho 2:

Autor(es):

PÔSTER

Pôster  1:

Autor(es):

Pôster  2:

Autor(es):

Os trabalhos aprovados estarão disponíveis para consulta a partir de 15 de agosto de 2016

5 – Comissões

Comissão Organizadora

Antonio Francisco Marques (Unesp – Bauru)
Eliana Marques Zanata (Unesp – Bauru)
José Carlos Miguel (Unesp – Marília)
Fábio Fernandes Villela (Unesp – S. J. Rio Preto)
Francisco José Carvalho Mazzeu (Unesp – Araraquara)
Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Unesp – Presidente Prudente)

Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (Unesp – Rio Claro)
Ronaldo Cardoso Alves  (Unesp – Assis)

Comissão Científica

Ana Maria L. Daiben (Unesp – Bauru)
Antonio Francisco Marques (Unesp – Bauru)
Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto (Unesp-Marília)

Fábio Fernandes Villela (Unesp – S. J. Rio Preto)
Eliana Marques Zanata (Unesp – Bauru)

Francisco José Carvalho Mazzeu (Unesp – Araraquara)
Jarina Fernandes (UFSCar)

José Carlos Miguel (Unesp-Marília)
José Misael Ferreira do Vale (Unesp – Bauru)
Loriza Lacerda de Almeida (Unesp – Bauru )
Luciana Ponce Belido (UNESP – Araraquara)

Luiz Gonzaga Gonçalves (UFPB)

Maria Júlia Canazza Dal-Acqua (Unesp – Araraquara)
Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti (Unesp – Presidente Prudente)
Maria Rosa Rodrigues Martins de Camargo (Unesp – Rio Claro)

Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Unesp – Presidente Prudente)
Poliana Santos Camargo (UNICAMP)

Poliana S. A. Santos Camargo (USC – Universidade do Sagrado Coração e UNICAMP)

Ronaldo Cardoso Alves  (Unesp – Assis)
Tânia Sueli Antonelli Marcelino Brabo (Unesp-Marília)
Vandeí Pinto da Silva (Unesp-Marília)

6 – Apoio

BLOG A PÁGINA DA VIDA Sidinei Ribeiro – www.apaginadavida.blogspot.com CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Cantina do Gil – Ibilce – Unesp – São José do Rio Preto – SP FAPERP – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de São José do Rio Preto – SP GEPEC – UFSCar – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Universidade Federal de São Carlos – SP GEPEDOC – UNESP- Rio Preto – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo da Unesp de S. José do Rio Preto – SP HISTEDBR – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História, Sociedade e Educação no Brasil – Faculdade de Educação, UNICAMP ICLS – Instituto Cultural Lyndolpho Silva PEJA – Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos, UNESP – Campus São José do Rio Preto – SP PROEX – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, UNESP PROPE – Pró-Reitoria de Pesquisa, UNESP PROGRAD – Pró-Reitoria de Graduação, UNESP RET – Rede de Estudos do Trabalho UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – SP UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – SP USP – Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto – SP.