Infância Roubada: 51 Anos do Golpe

On maio 28, 2015, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia querid@s alun@s! Tudo bem?

O evento Infância Roubada: 51 anos do Golpe, foi realizado no Ibilce – Unesp – Campus de São José do Rio Preto, nos dias 31/03 e 01/04, e contemplou atividades que envolvem estudantes, professores e militantes dos movimentos sindical e social, a fim de fomentar a necessidade de reparação das violações dos direitos humanos, da não repetição desses atos de arbítrio e da preservação da memória da resistência política contra a violência do Estado. Diversas entidades propõem um conjunto de atividades que fomentem a preservação da memória da resistência política contra a violência do Estado.

PROGRAMAÇÃO

Dia 31/03 (noite): 20h00-20h30: Abertura oficial com autoridades da cidade e representantes das entidades organizadoras do evento (SME/SIND/IBILCE/MP/CÂMARA/PREFEITURA)

20h30-21H30: Mesa-redonda: História das crianças vítimas da ditadura militar – Leitura de depoimentos da Comissão da Verdade/SP

Debatedores: Amélia Teles e Prof. Dra Ana Maria Klein (Faculdade de Educação, Ibilce -UNESP)

Mediação: Adriano Diogo (Comissão da Verdade - Rubens Paiva – SP)

21h30-22h00: Encerramento

Dia 01/04 (Manhã): 08h00-08h30: Abertura e apresentação da dinâmica dos trabalhos: mesa-redonda, oficinas e plenária de síntese final

08h30-10h00: Mesa-redonda: História das crianças vítimas da ditadura militar – Leitura de depoimentos da Comissão da Verdade/SP

Debatedores: Amélia Teles e Prof. Dr Mauro Iasi (Faculdade de Serviço Social, UFRJ)

Mediação: Adriano Diogo (Comissão da Verdade – Rubens Paiva – SP)

10h00-11h30: Oficinas de Leitura em Grupos de Trabalho

a) Leitura de excertos selecionados
b) Produção de Síntese para o Plenário

11h30-13H00: Almoço

13h00-15h00: Plenária: Síntese Final

a) Apresentação da Síntese dos Grupos
b) Encerramento e entrega de Certificados

LOCAL: Auditório C – Ibilce – Unesp – Campus de São José do Rio Preto.

ORGANIZAÇÃO:

ADUNESP – Rio Preto – Associação dos Docentes da Universidade Estadual Paulista

SSPM – Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José do Rio Preto – SP

APOIO:

SME – SJRP – Secretaria Municipal de Educação – São José do Rio Preto – SP

 

Língua Russa na Unesp de Rio Preto: Por que Aprender a Língua Russa?

On maio 16, 2015, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia querid@s alun@s! Tudo bem?

Por que aprender a língua russa?

No passado um dos requisitos básicos para se destacar no mercado de trabalho era o conhecimento de línguas estrangeiras como o inglês e o espanhol. Porém no atual cenário mundial percebemos que o conhecimento em língua russa é um grande diferencial.

A Rússia é o maior país do mundo com extensão de 17.075.400 Km² (duas vezes o tamanho do Brasil) e o russo é falado por 300 milhões de pessoas, além de ser uma das línguas oficiais da ONU. O conhecimento da língua russa permite apreciar com mais detalhes a rica história deste país e os amantes da literatura poderão ler os romances de Tolstoi e Dostoievski no original.

A língua russa é uma língua universal como disse Mikhail V. Lomonosov (1711-1765):

“Carlos V, imperador da França, aconselhava a falar: com Deus em espanhol, com os amigos em francês, com os inimigos em alemão e com as damas em italiano. Mas se Carlos V conhecesse a língua russa, diria, certamente que em russo se pode falar com todos: com Deus, com os amigos, com os inimigos e com as damas, porque a língua russa tem a majestade do espanhol, a vivacidade do francês, a força do alemão, a leveza do italiano e, além disso, a riqueza, a expressividade e a concisão do latim e do grego”.

Possui uma estrutura gramatical diferente, ou seja, é composta de 6 casos gramaticais e as palavras sofrem declinações dependendo do verbo usado e do sentido a ser dado pela palavra, dando assim uma característica única de beleza e graça à língua.

Resumindo, os motivos para se estudar russo são:

Viagens: 300 milhões de pessoas falam russo e a maioria vive nos 15 países que antes pertenciam a URSS.

Pesquisa: O russo é a segunda língua com maior número de publicações cientificas de química, física, matemática, biologia e geologia.

Internet (RUNET): A língua russa é a segunda com mais páginas na internet.

Comunicação profissional: Astronautas e jogadores de xadrez estudam russo para se comunicar com seus colegas e ler literatura profissional.

Língua universal: O russo é uma das línguas oficiais da ONU.

Cultura: Balé, teatro, cinema, literatura, música e artes plásticas são algumas das joias da imensa herança cultural russa.

Negócios:  A Rússia é um doa maiores produtores de hidrocarbonetos, diamantes, ouro, cobre, manganês, urânio, prata, grafite e platina.

Estudos em outros países: No Ocidente, poucas pessoas falam russo. Por isso, o conhecimento desta língua pode facilitar o ingresso em faculdade de direito, medicina e administração.

***

Língua Russa na Unesp de São José do Rio Preto

Nosso contato para aprender a Língua Russa no Ibilce / Unesp / S. J. Rio Preto é o Prof. Gabriel Calister Portari: https://www.facebook.com/caaalister

***

Informações retiradas do blog Conexão Brasil Rússia: http://www.cbr.emp.br