Bom dia car@s alun@s da Pedagogia / Ibilce/ Unesp! Tudo bem?

O Prof. Dr. Fábio Fernandes Villela seleciona bolsistas para atuar no projeto de extensão: “Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos – PEJA”

Os bolsistas executarão as seguintes tarefas:

Preparar os alunos para: 1. ler e escrever na Língua Materna (LM); 2. empregar, com discernimento, o sistema de numeração decimal e as operações fundamentais na resolução de problemas do dia-a-dia; 3. conhecer os direitos, deveres e leis que regem o mundo do trabalho; 4. desenvolver noções de saúde física, psicológica e mental; 5. discutir questões relativas à preservação do meio ambiente; 6. utilizar conhecimentos básicos de informática (word, internet, facebook, blogs, etc.).

• Três possíveis locais de atuação: (1) Centro de Convivência do Idoso – CCI da Secretaria de Assistência Social do Município de S. J. do Rio Preto – SP, Convênio – Ibilce-Unesp / Prefeitura Rio Preto (CCI); (2) Associação Riopretense de Educação e Cultura / Catadores Independentes de Lixo (ARES/ CIL), São José do Rio Preto – SP; (3) Ibilce/Unesp, São José do Rio Preto (IBILCE).

Para se inscrever o aluno deve entregar na Secretaria do Departamento de Educação:

Formulário de solicitação de bolsa preenchido, disponível em:

http://www.ibilce.unesp.br/#!/administracao/secao-tecnica-academica/projetos-de-extensao/bolsas-de-extensao/

Xerox do RG e CPF

Histórico escolar e Lattes atualizado

OBSERVAÇÕES:

1. Período de Inscrição: 14 de março a 24 de março 2017.

2. A bolsa concedida é de Apoio Acadêmico e Extensão II (BAAE-II).

3. O bolsista deve, necessariamente, possuir/abrir conta bancária no Banco do Brasil

4. A vigência da bolsa será de abril a dezembro de 2017.

5. Início das atividades: Abril de 2017.

Ω - Veja o documentário sobre o Projeto Unesp de Educação de Jovens e Adultos – PEJA no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=FiHsDxnsO7Y

 

Ibilce – Unesp – Rio Preto: 56 anos de Ensino

On abril 8, 2013, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Amigos do Mutirão! Tudo bem?

Segue abaixo um texto da Profª. Tercilia Vilela, nossa querida vice-diretora, sobre as comemorações dos 56 anos do Ibilce – Unesp – Rio Preto. Veja tb a programação das atividades de comemorações logo em seguida. Parabéns a tod@s! Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

***

No próximo dia 10, o Ibilce, campus da Unesp de Rio Preto, comemorará 56 anos. Nesse dia teremos atividades acadêmicas e culturais com os principais objetivos de resgatar a nossa memória histórica, que data do início da década de 50, e de discutir as novas metodologias do ensino superior. A instituição foi concebida inicialmente como Universidade Municipal de São José do Rio Preto e, em 25 de agosto de 1955, foi criada a Fafi (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras). A aula inaugural aconteceu em 10 de abril de 1957, em uma inesquecível solenidade, no Cine Rio Preto – o maior cinema da época –, que ficou totalmente lotado pela comunidade rio-pretense e por destacadas autoridades.

No começo, a faculdade funcionava no Instituto de Educação “Monsenhor Gonçalves”, com apenas quatro cursos de graduação. De 1960 a 1974 estabeleceu-se na rua General Glicério, local do atual prédio da Secretaria Municipal de Educação. Desde 1974, ocupa um prédio de arquitetura clássica, onde seria construído o Seminário Diocesano de Rio Preto, no Jardim Nazareth.

Em 1976, a Fafi foi inserida na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), alterando o nome para Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce). Atualmente conta com 11 cursos de graduação (1.956 alunos), 11 programas de pós-graduação (603 mestrandos e 376 doutorandos), além de cursos de extensão e especialização. Os cursos são ministrados por 218 docentes, com o apoio imprescindível de 225 servidores técnicos – administrativos, em todas as atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão.

A realidade do Ibilce hoje – pautada no comprometimento e na perseverança de sua comunidade – louva a ousadia dos rio-pretenses do século passado, que sonharam com uma universidade pública, gratuita e de qualidade, para a formação acadêmica de seus jovens. (Texto da Profª. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira).

***

56º ANIVERSÁRIO DO IBILCE – 10/04/2013 – das 8h15 às 22h00

PROGRAMAÇÃO

PERÍODO DA MANHÃ

Hall de entrada

8h15 – café da manhã

8h45 – Hasteamento das bandeiras pelos Profs. Drs. Laerte Miola, Luiz Dino Vizotto, Nilce Lodi e  Zuleika Aum Attab.

Mostra de Pintura do Ibilce: Artista Plástico Maurício Borim

Apresentação do Grupo Musical “Sweet Caroline and the Old Boys”

Auditório A

9h00 – Abertura do cerimonial pela Diretora Técnica Acadêmica: Sra. Helen Regina Bozello Tronco

9h05 – Palavra do Diretor: Prof. Dr. José Roberto Ruggiero

9h20 – Apresentação do Coral do Ibilce: Regente Zuleica de Carvalho Moreira

9h30 – Mesa redonda: “O Resgate da Memória FAFI-IBILCE”: Profs. Drs. Laerte Miola; Luiz Dino Vizotto; Nilce Lodi; Zuleika Aum Attab; Maurizio Babini e Silvana Fernandes Lopes.

10h50 – Homenagem da Associação Atlética Acadêmica “Wilson Maurício Tadini” ao Prof. Dr. Wilson Maurício Tadini

11h00 – Palavra da Vice-Diretora: Profa. Dra. Maria Tercília Vilela de Azeredo Oliveira

11h15 – Inauguração da Sala de Esporte e Dança “Prof. Dr. Carlos Roberto Ceron” – homenagem ao Prof. Dr. Carlos Roberto Ceron

PERÍODO DA TARDE

Hall de entrada

Mostra de Pintura do Ibilce: Artista Plástico  Maurício Borim

17h00 – Apresentação do Projeto de Extensão “Karatê no Ibilce” – Coordenador: Prof. Dr. Fernando Barbosa Noll / Sensei Pedro Silva: comemoração dos 5 anos do Projeto

PERÍODO NOTURNO:

19h00 – Apresentação do Projeto de Extensão “Grupo de Teatro de Bonecos” – Coordenador: Prof. Dr. Vanildo Luiz Del Bianchi / Diretor de Cena: Prof. João Guerreiro

19h30 – Mesa redonda: Novas Tecnologias e Metodologias Inovadoras de Aprendizagem no Ensino Superior: CENEPP local (Centro de Estudos de Práticas Pedagógicas da UNESP) / Coordenador: Prof. Dr. Eloi da Silva Feitosa