Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

On dezembro 17, 2011, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

Vasco Fernandes (Grão Vasco) – “Adoração dos Reis Magos” – 1501-6  – Museu de Grão Vasco - Viseu, Portugal.

Bom Dia Caros Alunos!

Gostaria de desejar a todos os alunos e amigos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo!  São os sinceros votos do Prof. Fábio Fernandes Villela. PS. Como professor não deixa de professorar, nem nestas horas,  aí vai mais uma de “Arte e Educação”. A pintura acima é o quadro “Adoração dos Reis Magos”, do pintor Vasco Fernandes, foi feito entre 1501 e 1506. Cabral seria o personagem ajoelhado. Talvez seja o seu único retrato verdadeiro. Esta imagem apareceu pela primeira vez no livro “Retratos e Elogios de Varões e Donas”, editado em Lisboa em 1807. Impressa na antiga cédula brasileira de 1000 cruzeiros, tornou-se a face oficial de Pedro Álvares Cabral. Abraços a todos, Prof. FV.

Bom Dia Caros Alunos da Pedagogia Ibilce – Unesp – Rio Preto! Tudo bem?

A Coordenação de Curso da Pedagogia Ibilce – Unesp solicita sua participação na pesquisa de avaliação do Programa de Melhoria do Ensino de Graduação-PMEG  e para isto está disponibilizando o acesso ao sistema AVALIA.

O Programa de Melhoria do Ensino de Graduação (PMEG) é destinado à manutenção da qualidade da formação dos alunos da UNESP. O PMEG fornece recursos para as unidades investirem na compra de materiais diversos, como produtos de laboratório, atualização das bibliotecas, equipamentos de computação e de audiovisuais (datashow, etc), climatização de salas de aula, softwares, etc. A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) esclarece que o enfoque da verba de Melhoria do Ensino de Graduação (MEG) é a formação propiciada pelos cursos oferecidos na UNESP. A verba é repartida entre as Unidades de acordo com cálculo aprovado no Conselho de Administração e Desenvolvimento (Cade) e no Conselho Universitário.  As Unidades colaboram com o trabalho, enviando para a Prograd uma planilha de custos, onde as solicitações são discriminadas. O programa Melhoria do Ensino de Graduação integra as metas da Pró-Reitoria de Graduação de melhoria contínua da qualidade de ensino dos cursos de graduação da Unesp. Texto

Questionário Avalia

Para participar basta acessar o endereço abaixo (o acesso ao sistema deve ser feito através do navegador Firefox 3.6 ou superior):

http://www.gbd.ibilce.unesp.br/avalia

Entrar com o número do seu CPF como login e utilizá-lo também como login e utilizar o número de matrícula na Unesp como senha (sem digitar pontos ou traços).

Convém destacar que se trata de um programa de dotação de recursos específicos para os cursos de graduação, e que a garantia de sua continuidade depende de avaliação que apure o impacto do programa, com a participação ativa de todos.

Caso você encontre alguma dificuldade, por favor, encaminhe-a por e-mail, para o Coordenador do curso de graduação que dará as orientações adequadas.

Contando com a sua colaboração, agradecemos. Atenciosamente, Prof. Fábio Villela (CCCGP).

Texto sobre a PMEG reelaborado a partir de: http://www.unesp.br/aci/jornal/211/melhoria.php

Site da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd): http://www.unesp.br/prograd/index_cat3_areas.php

Dia Nacional do Sociólogo: Nossas Homenagens ao Prof. Wilson Cantoni

On dezembro 11, 2011, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela
Bom Dia Caros Amigos!
No dia 10 de dezembro comemoramos o Dia do Sociólogo. A data relaciona-se a sanção presidencial à Lei 6.888 de 10 de dezembro de 1980, que reconhece a profissão liberal de Sociólogo no Brasil. O sociólogo desenvolve e utiliza um conjunto variado de técnicas e métodos de pesquisa para o estudo das coletividades humanas e interpreta os problemas da sociedade, da política e da cultura. Este profissional atua nas áreas de ensino, pesquisa e planejamento, além de dar consultoria e assessoria a ONGs, empresas privadas e públicas, partidos políticos e associações profissionais, entre outras entidades. A sua formação tem sua matriz em Ciências Sociais  e é estruturada tendo como eixo principal três grandes áreas: sociologia, antropologia e ciência política.
No mundo atual, em que o homem, esta voltado para a individualidade e vem perdendo a compreensão global de sua intervenção na história. A Sociologia desempenha um papel muito importante, em razão de sua própria natureza, podendo cumprir papel, fundamental, de propiciar uma visão integrada da vida humana e social. A profissão de sociólogo apesar de existir muito antes somente foi reconhecida na década de 80 através da Lei 6.888/80 mesmo assim não delimitou exatamente seu campo de atuação gerando o pleito destes profissionais  pela criação de um conselho federal de sociólogos dentro dos  objetivos busca disciplinar o exercício da profissão de sociólogo, elevar o prestígio que seu conhecimento desfruta e defender o campo de trabalho pertencente à categoria. No dia Nacional dos Sociólogos gostaria de deixar uma homenagem ao saudoso professor Wilson Cantoni.
Wilson Cantoni

Formado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP em 1949, com especialização em Sociologia e Política pela USP em 1951. Foi professor da UNESP de 1956 a 1964 (cassado e exilado pela Revolução Militar de 1964); perito da Organização Internacional do Trabalho (OIT) designado para o Projeto (PNUD/OIT) para San José, Costa Rica de 1973 a 1977, assistente técnico do Instituto de Estudios del Trabajo da Universidad Nacional da Costa Rica de 1974 a 1977, professor extraordinário e assessor da Reitoria para implantação da Universidad Nacional em Costa Rica, em 1974; professor da Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales/Flacso, Santiago, Chile de 1970 a 1973, diretor da Unidad de Investigaciones del Fondo de Educacional y Extension Sindical do Ministério do Trabalho do Chile de 1967 a 1969, consultor do Instituto Latinoamericano de Planificacion Economico e Social/Ilpes em 1969, consultor da Fundação Ford em 1966, consultor da Universidade de Wisconsin 1967; professor do Instituto de Educação de Pirassununga de 1952 a 1955; autor dos livros: “Uma Experiência de Reforma Universitária”, em 1964; “Relaciones del Mapuche com la Sociedad Nacional Chilena”, em 1972; “Modo Colonial de Integracion del Mapuche a la Sociedad Chilena”, em 1977; “Relaciones Etnicas em Bolívia”, em 1972; “Diretrizes e Base da Educação Nacional” [co-autoria], em 1960. Wilson Cantoni nasceu no dia 27/11/1926 em Franca – SP e faleceu em São José do Rio Preto – SP no dia 27/11/1977.  É nome do Centro Acadêmico da Pedagogia do Ibilce – Unesp – Rio Preto e  de uma rua no bairro São Marco de São José do Rio Preto – SP.

Um grande abraço sociológico, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Blog de Aula – Mutirão de Sociologia no Programa “Nosso Campo” da TV TEM

On dezembro 6, 2011, in RP-CE, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

Gostaria de partilhar com todos que nosso Projeto de Extensão, desenvolvido no Distrito de Talhado em São José do Rio Preto – SP – Brasil, foi apresentado no Programa “Nosso Campo” da TV TEM.  O objetivo central do projeto, em 2011, foi desenvolver tópicos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias, através do Blog de Aula – Mutirão de Sociologia, para alunos que manifestarem interesse, regularmente matriculados, na escola pública Prof. Dr. João Deoclésio da Silva Ramos, situada no distrito de Talhado, em São José do Rio Preto (SP), de forma experimental, e depois estender a experiência para outras escolas estaduais que tiverem interesse. Vc podem assistir a reportagem através do link abaixo.

Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Blog de Aula – Mutirão de Sociologia no Programa “Nosso Campo” da TV TEM:

http://www.temmais.com/nossocampo/interna_detalhe.aspx?editoria_id=6371&menu_id=33