Módulo 1 – Sociologia da Educação: O que é Sociologia?

On agosto 31, 2011, in SocioEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s Alun@s! Tudo bem?
A pergunta que o Grupo 1 elaborou sobre o texto é a seguinte: “Por que para Durkheim os fatos sociais tinham um caráter impositivo?”.  Eu sugiro uma leitura complementar a partir da pergunta do grupo. Vcs podem acessar o site do Instituto Alana (http://www.alana.org.br/) e ler o texto sobre “Criança e Consumo”:  http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/ConsumismoInfantil.aspx

Vcs podem acessar também o Blog “Consumismo e Infância”:

http://www.consumismoeinfancia.com/

 Bom trabalho a tod@s! Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Planejamento Escolar Participativo e Estratégico

On agosto 26, 2011, in Coord, EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

Estamos iniciando o processo de Planejamento Participativo e Estratégico de nosso Conselho de Curso da Pedagogia (CCGP) do Ibilce/Unesp. Todos os alunos da Pedagogia Ibilce/Unesp serão convidados a refletir sobre  os problemas, deficiências ou dificuldades encontradas atualmente no curso, não somente isso, mas também as qualidades e sugestões que considerem relevantes para melhorar o curso. Durante as aulas será distribuído um questionário para os alunos colocarem as questões que considerarem relevantes para serem analisadas pelo CCGP. Abaixo segue um texto didático sobre Planejamento Escolar Participativo e Estratégico para quem quiser conhecer a temática.  Bom trabalho a todos! Prof. Fábio Fernandes Villela (Coordenador do CCGP).

Planejamento Escolar Participativo e Estratégico

O planejamento é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Dessa forma, se faz necessário conhecer a realidade concreta da instituição perpassando todo o conjunto das atividades que aí se realizam, para que posteriormente sejam diagnosticados os problemas e apontadas as soluções. A forma de torná-las realidades não pode estar estranha aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e nem às condições reais presentes em cada situação.

Temos como possibilidade de planejamento escolar o participativo e o estratégico, ambos com diferentes características e possibilidades. O planejamento participativo é baseado nos princípios democráticos, cuja característica principal é a participação de todos os membros da comunidade escolar nos processo decisórios da escola.

Essa administração escolar inspirada na cooperação recíproca entre os homens deve ter como meta à constituição de um trabalhador coletivo, sendo originado do trabalho cooperativo de todos os envolvidos no processo escolar, guiados em direção ao alcance dos objetivos verdadeiramente educacionais da escola.

 Quando a instituição está sob a responsabilidade de várias pessoas, aumenta as resistências internas e externas, já que as decisões tomadas por um grupo são mais perspectiva o processo de planejar é baseado no conhecimento da realidade a partir da ação e da reflexão, não havendo espaço para o tradicional, pois é uma tomada coletiva de decisões.

O planejamento participativo visa não só democratizar as decisões, mas estabelecer o as prioridades para as pessoas envolvidas no processo e constitui-se em um ato de cidadania, na medida em que esse processo possibilita a definição da concepção de educação com o qual a escola deseja trabalhar.

Outra forma de planejamento adotado nas escolas públicas é o estratégico, que deve estabelecer um conjunto de providências a serem tomadas pelo gestor, sendo utilizados para isso métodos quantitativos e qualitativos como forma de mudar uma situação.

Esse tipo de planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida nesse processo, o que possibilita uma maior probabilidade no alcance de objetivos, desafios e metas estabelecidos pela instituição.

É importante ressaltar que essa abordagem sempre foca em resultados futuros, não sendo preciso somente estabelecer objetivos e metas, é necessário primeiramente analisar os pontos fracos, estudando as oportunidades e restrições do ambiente para que assim sejam estabelecidas as metas.

As características entre o planejamento estratégico e participativo são distintas, já  que o participativo envolve a colaboração do Diretor, dos professores, alunos e funcionários da escola. Por sua vez, o estratégico é concentrado em uma única pessoa, geralmente na figura do gestor.

Referências bibliográficas:

FILHO PARENTE, José. Planejamento Estratégico na Educação. Brasília: Plano, 2001.

GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

LÜCK, Heloísa. et.al. A escola participativa: o trabalho do gestor escolar. 5º Ed. São Paulo, 2001.

 Texto elaborado por: Emanuelle Oliveira e retirado de: http://www.infoescola.com/pedagogia/planejamento-escolar-participativo-e-estrategico/

Módulo 1 – Sociologia da Educação 3: Para Além do Capital

On agosto 22, 2011, in SocioEdu3, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s Alun@s Tudo bem?!

Esta é a área para postagem dos comentários do Módulo 1 de Sociologia da Educação 3. A questão para o debate que o Grupo 1 elaborou foi a seguinte: “De acordo com Mészáros, qual foi o papel do movimento dos trabalhadores socialistas frente a idéia de perfeição do sistema do capital?”

Grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

No número mais recente da revista “Sociologia” (Agosto-Setembro de 2011) saiu uma entrevista com o Mészáros.  A revista “Sociologia” está de parabéns pela excelente matéria. Quem não conhece a revista pode dar uma olhada no site da Editora Escala:

http://www.escala.com.br/detalhe.asp?id=13207&grupo=48&cat=248

Saudações, Prof. FFV.

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

Gostaria de convidar a todos para a palestra: “Moda Caipira e Identidade Cultural” com o Prof. Dr. Romildo Sant’Anna.  Será dia Dia 13/08/11 – 10h00min. na Acirp do Centro – Rio Preto – SP – Brasil.  O Auditório da ACIRP  está situado na Rua Silva Jardim, 3099, Centro, São José do Rio Preto – SP – Brasil. Esta é uma atividade do IHGG.

O IHGG -São José do Rio Preto/SP é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 18/03/03 com a finalidade de promover a pesquisa e a divulgação da História, Geografia, Genealogia e Ciências Correlatas da região de São José Rio Preto/SP. Tem sua  sede na cidade de São José do Rio Preto-SP, à Rua Saldanha Marinho, n° 3.117, Centro. É uma sociedade cultural, educacional  de interesse público, de duração ilimitada, constituída como pessoa jurídica civil  de direito privado, sem fins lucrativos, tem por finalidade desenvolver e  promover a pesquisa e a divulgação da História, da Geografia, da Genealogia e das Ciências Correlatas,  com atuação na região noroeste do estado de São Paulo, e é uma entidade declarada de Utilidade Pública pela Lei Municipal n° 433, de  03 de março de 2005.

Acesse os sites do IHGG:

Blog: http://ihggsjrp.blogspot.com/

Site: http://www.ihgg.org.br

E-mail: ihgg.sjrp@gmail.com

Facebook:  http://www.facebook.com/profile.php?id=100002348884291

Abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

 

Bom Dia Caros Alunos da Pedagogia!

O CIEE SJRP procura estudantes do curso de pedagogia para a área de Orientação Pedagógica. Benefícios: Auxílio transporte.  Valor: Não divulgado. Horário: Variável. Local do Estágio: SJRP – SP.  Os interessados deverão comparecer na Unidade do CIEE munidos de documentos pessoais e o número da vaga.

Forma de Contato: Entrar em contato com urgência.

CIEE SJRP: (17) 3211-2943 Fax: (17) 3211-2940 – Voice 3209

São José do Rio Preto, Rua XV de Novembro, 3650 – Redentora

Endereço eletrônico: www.ciee.org.br