Semana de Pedagogia Ibilce-Unesp 2011: Ética e Educação no Século XXI

On julho 22, 2011, in Coord, by Fábio Fernandes Villela

 

Bom Dia Car@s  Amig@s! Tudo bem?

Gostaria de convidar a tod@s para a Semana de Pedagogia 2011. Este ano a temática será “Ética e Educação no Século XXI”.  Segue abaixo a programação.

Para maiores informações e inscrições vcs devem acessar o site:

http://www.eventos.ibilce.unesp.br/semanapedagogia/index.php

Contamos com a presença de tod@s! Saudações, Prof. FFV.

Programação

Segunda-Feira, 22/8/2011

14 às 17horas – Auditório A

 Oficina: “Cinema, ensino e pesquisa na sala de aula” – Prof. Alexandre Aldo Neves (São José do Rio Preto).

19horas – Saguão

Lançamento do livro “Currículos, sistemas de avaliação e práticas educativas da escola básica à universidade”, coletânea de textos dos professores do Departamento de Educação – Ibilce/Unesp, entre outros, organizado pela Profª. Drª. Maria Antonia Granville (IBILCE/UNESP).

 19h30 – Auditório C

Apresentação Cultural: “Alegoria da Caverna” (Alunos do Curso de Pedagogia/PARFOR)

20horas – Auditório C

Conferência de Abertura: “Ética, Educação e Pós-Modernidade”. Conferencista: Prof. Dr. José Luís Sanfelice (FE/UNICAMP)

Terça-Feira, 23/8/2011

14 às 17horas – Auditório A

Oficina: “Alfabetização de Jovens e Adultos”. Profa. Dra. Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti (UNESP/Presidente Prudente-SP)

19horas – Auditório C

Apresentação Cultural: Teatro de Bonecos (Direção: João Guerreyro)

20horas – Auditório C

Conferência: “Ética na Educação de Jovens e Adultos”. Conferencista: Profa. Dra. Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti (UNESP/Presidente Prudente-SP)

Quarta-Feira, 24/8/2011

14 às 17horas – Auditório C

Oficina: “Musicalização” – Profa Jorgeana Cristina da Silva Basseti (PARFOR- IBILCE/UNESP) e Prof Leandro Rosa (Escola Municipal de Guapiaçu)

19horas – Auditório C

Apresentação Cultural: Contação de Histórias (Livraria Espaço – São José do Rio Preto-SP)

20 horas – Auditório C

Conferência: “Indisciplina na Escola” – Conferencista: Prof. Dr. Jaime Francisco Cordeiro (FE/USP)

Quinta-Feira, 25/8/2011

14 às 17horas  – Auditório A

Conferência: “A língua brasileira de sinais – Educação de Surdos” – Conferencista: Profª Dra. Tárcia Regina da Silveira Dias (UFSCar/CUML) – A confirmar.

 17 às 18h30 – Saguão

Apresentação de Trabalhos – Painéis. Coordenação: Prof.Dr. Marcos Serzedello (IBILCE/UNESP)

19horas – Auditório A

Apresentação Cultural: Coral de Libras (José Bonifácio-SP)

20horas –Auditório A

Conferência: “Vigotsky e o processo de ensino e aprendizagem” – Conferencista: Prof. Dr. José Irineu Aliprando  Tuim Viotto Filho (UNESP/Presidente Prudente-SP)

 Sexta-Feira, (26/8/2011)

14 às 17horas (Salas de aula)

Apresentação de Trabalhos – Comunicações Orais 

19horas – Auditório A

Apresentação Cultural: Coral IBILCE/UNESP/SJRP

20horas – Auditório A

Mesa-redonda: “Ética, educação e avaliação no processo de formação docente: novos olhares” Convidados: Profª Drª  Débora Cristina Jeffrey (FE/UNICAMP) e Prof. Dr. Guilherme do Val Toledo Prado (FE/UNICAMP)

Eixos temáticos para inscrições de trabalhos (painéis e/ou comunicação oral):

Eixo 1- Fundamentos da Educação. Coordenação: Prof Dr José Luis Vieira de Almeida (IBILCE/UNESP).

Eixo 2- Metodologias de Ensino. Coordenação: Profª Drª Maria Eliza Brefere  Arnoni (IBILCE/UNESP).

Eixo 3- Educação Infantil.  Coordenação: Profª Drª Maévi Anabel Nono (IBILCE/UNESP).

Eixo 4- Ensino Fundamental e Ensino Médio.  Coordenação: Profª Ms. Marília Curado Valsechi (IBILCE/UNESP)/Profª Drª Marta Lúcia Cabrera Kfouri Kaneoya (IBILCE/UNESP).

Eixo 5- Gestão Escolar.  Coordenação: Profª Drª Solange Vera Nunes de Lima D’Água (IBILCE/UNESP).

Eixo 6- Avaliação Educacional.Coordenação: Profª  Luana Passos (Mestranda-IBILCE/UNESP).

Eixo 7- Políticas Públicas de Educação. Coordenação: Prof. Dr. Julio César Torres (IBILCE/UNESP).

Eixo 8- Mídia e Educação. Coordenação: Prof.Dr.Humberto Perinelli Neto (IBILCE/UNESP).

Boa Tarde Car@s Alun@s! Tudo bem?

Encaminho abaixo solicitação de estagiários da nossa querida bibliotecária Marciana Gomes Lopes do Centro Cultural da Prefeitura Municipal de São Jose do Rio Preto – SP – Brasil. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Boa tarde!

Venho solicitar a gentileza de divulgar que estamos contratando dois (as) estagiários (as) de Pedagogia para trabalhar das 08:00 às 14:00 horas, salário de R$ 430,00.

De preferência que não se forme em 2012, porque o contrato pode ser renovado por dois anos.

Comparecer para entrevista das 08 às 12 e das 13:30 às 17:30 horas, munido de: currículo, comprovante de residência, comprovante de matrícula na faculdade, CPF e RG.

Muito obrigada.

 Marciana Gomes Lopes

bibliotecária-CRB/8-2944

Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”

Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01

fone (17)3202-2316 – fax 3202-231015061-010 – São José do Rio Preto – SP

Painel “A lenda do pássaro azul”
Artista Plástico: Antonio Hudson Buck
Acervo: Catedral de São José do Rio Preto

Bom Dia Amigos do Patrimônio Histórico! Tudo bem?
Nossa gestão no Comdepahct terminou oficialmente a semana passada. Agradeço a todos a colaboração e ajuda nos diversos assuntos, eventos e oficinas realizadas. Acredito que colocamos o Comdephact em um outro patamar qualitativo na cidade de Rio Preto. Esperamos que a nova gestão possa assumir em breve as tarefas que se colocam para nosso querido Conselho. Para que os diversos assuntos que estão em andamento pelo Comdephact não fiquem parados, o GT de Patrimônio Histórico poderá se reunir no Ibilce/Unesp, no mesmo horário de sempre, 10:00h, as terças-feira, Sala de Reuniões do Departamento de Educação (Ala 4). Assim que a nova gestão assumir passamos as informações para eles. Esperamos encontrar todos por lá! Um grande abraço a todos, Prof. Fábio Fernandes Villela.

O Dia Internacional do Cooperativismo foi instituído em 1923, no Congresso da Aliança Cooperativa Internacional – ACI, com o objetivo de comemorar, no primeiro sábado de julho de cada ano, a confraternização de todos os povos ligados ao Cooperativismo.

Originalmente denominava-se Dia da Cooperação. Com o tempo passou a ser chamado Dia do Cooperativismo, e atualmente, Dia Internacional do Cooperativismo.

O Dia Internacional do Cooperativismo, é comemorado no primeiro sábado de julho de cada ano, dia da confraternização de todos os povos ligados pelo cooperativismo.

No Brasil, a construção de um estado cooperativo surgiu com os jesuítas por volta de 1610. Por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo, onde o bem-estar do indivíduo e da família se sobrepunha ao interesse econômico da produção. Mas o movimento cooperativista no Brasil surgiu mesmo em 1847 nos sertões do Paraná seguindo modelos europeus.

A partir desta data cada cooperativa fez sua própria história. As cooperativas de crédito, esfaceladas desde meados dos anos 60 e durante a década de 70, buscam novamente seu espaço. Em 1902, no Rio Grande do Sul, um padre jesuíta implantou um modelo de cooperativismo baseado em experiências alemãs junto a pequenas comunidades rurais e vilas. No final dos anos 20, um segundo modelo de cooperativa de crédito chegava ao Brasil.

O terceiro e último modelo chegou ao País no final da década de 50 com Maria Thereza Rosália Teixeira Mendes, a Terezita, como carinhosamente era chamada. Ela organizou a constituição de dezenas de cooperativas de crédito mútuo em todo Brasil.

No Brasil, existem 5.700 cooperativas e 6 milhões de cooperados. As cooperativas geram cerca de 168 mil empregos diretos e estão presentes na agropecuária, saúde, trabalho, educação, habitação, crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicação. O cooperativismo de crédito soma mais de 1.000 cooperativas e mais de 1 milhão de associados.

Texto retirado de: http://www.cooperativismopopular.ufrj.br/