Boa Tarde Caros Alunos! Tudo bem?
Gostaria de convidar a todos para o mini curso ”Magistério do Campo” por mim ministrado, dia 30-06-2011, no Ibilce-Unesp-Rio Preto, Auditório C, a partir das 19h:30min. Serão expedidos certificados no total de 4 horas/aula para os participantes. O mini curso irá abordar o projeto desenvolvido pelo nosso grupo Gepedoc (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo) no distrito de Talhado – São José do Rio Preto – SP – Brasil. O mini curso abordará a questão da formação de “intelectuais e a organização da cultura”, sob uma perspectiva gramsciana (Gramsci, 2000). Esta problemática foi abordada em diversos trabalhos ao longo de nossa trajetória acadêmica, Villela (2003), Villela (2007), Villela (2008), Villela (2009) e Villela (2010-2012). Reelaborando as questões abordadas nestes trabalhos, tais como as relações entre as Novas Tecnologias, a Inteligência Coletiva e a Educação, desenvolvemos o projeto Blog de Aula – Mutirão de Sociologia. O blog de aula www.mutiraodesociologia.com.br foi criado em 2010, como recurso didático e ferramenta no ensino de sociologia para formação dos alunos do curso de pedagogia da Unesp de São José do Rio Preto – SP, e estendido, posteriormente, para escolas estaduais que manifestaram interesse em desenvolver tópicos da área de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
O mini curso é aberto a tod@s, não há necessidade de fazer inscrição, gatuito. Um grande abraço, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Boa Noite Caros Alunos! Tudo bem?

Gostaria de convidar a todos para o Mini Curso Criando Blogs e Sites Educacionais com a Profª. Renata Sbrogio, dia 06 Agosto de 2011, a partir das 10H:00min., no Auditório A do Ibilce – Unesp – Rio Preto – SP – Brasil. Anotem em vossas agendas, não esqueçam durante as férias! Um grande abraço a todos! Prof. Fábio Fernandes Villela.

Profª. Renata Sbrogio

www.profrenatasbrogio.blogspot.com

https://sites.google.com/site/profrenatasbrogio

 

Módulo 1 – Sociologia da Educação 2 – O Mundo Rurbano

On junho 20, 2011, in SocioEdu2, by Fábio Fernandes Villela

Rurbanismo

Esta é a área para a postagem dos textos 1 e 2 de Sociologia da Educação 2. A partir da definição de um dos mundos “não-planos”, o rurbano, aponte os desafios da educação nesses espaços. Segundo Gilberto Freyre, essas transformações podem ser definidas como: “um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina, como formas e conteúdos de uma só vivência regional – a do Nordeste, por exemplo, ou nacional –a do Brasil como um todo – valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos. Daí o neologismo: rurbanos. [...] Numerosas populações poderiam viver com vida mista: juntando a urbanismos, ruralismos como que desidratados sem deixarem de corresponder ao apego que parece haver na maioria dos seres humanos a contatos com a natureza. Com a terra. Com a água de rios, com árvores, plantas e até matas”.

Um grande abraço a todos, Prof. Fábio Fernandes Villela.

11º Festival Internacional de Teatro de Rio Preto – SP – Brasil

On junho 19, 2011, in ArteEdu1, Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

Novo Teatro da Swift – São José do Rio Preto – SP – Brasil

O destaque da 11ª edição do FIT – Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto é a peça “Where were you on january 8th?”, de Amir Reza Koohestani do Irã (Veja a descrição abaixo). A programação contará com 39 espetáculos, em apresentações que reúnem peças locais, infantis, nacionais, de rua e internacionais. Nesta edição, os espetáculos retratam a maneira de como os diretores das companhias investigam e processam a realidade atual e a desenvolvem no plano ficcional. O evento será realizado de 7 a 16 de julho.

Considerada uma das grandes questões do teatro contemporâneo, o conceito da 11ª edição do Festival trata o teatro como problematização do mundo, em que os espetáculos selecionados revelam-se processos artísticos de apropriação de outros processos. “Longe de ver o teatro como espelho ou reflexo do mundo, trata-se de compreendê-lo, já em sua diversidade, enquanto elaboração de mundos”, diz um trecho do texto da curadoria, formada por Marici Salomão, Maria Thereza Magalhães, Armando Fernandes e José Fernando Peixoto de Azevedo.

Durante dez dias, as artes cênicas irão invadir a cidade de São José do Rio Preto. Ao todo, serão 102 apresentações, em vários espaços do município e região. Recebem os espetáculos os teatros municipais Humberto Sinibaldi Neto e Nelson Casto, Teatro SESC e Teatro Waldemar de Oliveira Verdi (SESI). O espaço da Swift também será utilizado, dividido em sete locais de apresentação.

“Esta programação é resultado do esforço dos curadores, produção e coordenação, visando garantir mais uma edição de qualidade do FIT, que já é uma referência na cena teatral do país. Na cidade, o Festival permanece como uma vigorosa ação de desenvolvimento artístico-cultural junto a comunidade”, diz Sebastião Martins, Gerente do SESC Rio Preto e coordenador geral do FIT.

Para o secretário de Cultura, Antonio Carlos Parise, esta edição marca a consolidação do evento, que já se tornou tradição no país. “O FIT está entre os cinco maiores festivais de artes cênicas do país. Esta edição, mais uma vez, traz espetáculos de extrema qualidade, com a proposta de fazer pensar e refletir sobre  a realidade”, comenta.

Na rua, além do Anfiteatro da Represa Municipal, os bairros Centro, Vila Ercília, Parque da Cidadania, Jardim Vetorazzo, Eldorado, São Francisco, Vila Toninho, Cristo Rei, Jardim do Bosque, Jardim Santa Luzia, Boa Vista e Maria Lúcia também serão palcos do FIT. Os distritos de Talhado e Engenheiro Schmitt também recebem os espetáculos.

Em espaços alternativos, encontram-se a área do antigo IPA – Instituto Penal Agrícola, Parque Ecológico, Bosque Municipal, Centro Regional de Eventos e ECO – Escola de Competências Deputado Roberto Rollemberg.

A novidade deste ano é que, além do espetáculo de abertura, o FIT também terá um espetáculo de encerramento. O espetáculo “Till, a Saga de um Herói Torto”, do Grupo Galpão (MG) fecha o Festival no dia 16 de julho, às 23 horas, no Anfiteatro da Represa Municipal.

A programação completa, com as datas, horários e locais de apresentação, pode ser vista no site www.festivalriopreto.com.br . A 11ª edição do FIT é apresentada pelo Ministério da Cultura e Petrobras, apoio do ProAC e SESI , patrocínio da Caixa Econômica Federal e Bebidas Poty, e realizada pela Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, SESC-SP e Governo do Estado de São Paulo.

Alguns destaques do FIT 2011:

“Gardênia”, do C de La B (Bélgica)
Este espetáculo vai a fundo na vida turbulenta de nove pessoas, sendo sete indivíduos mais velhos a navegar na zona entre o masculino e o feminino, um homem mais jovem e uma mulher. Cada um carrega a sua própria história intrigante, ora triste, ora hilariante. Inspirado no filme “Así Soy Yo”, em que o fechamento de um cabaré travesti revela a vida privada de um grupo de artistas envelhecidos, o espetáculo induz o instinto humano de voyerismo em um show visual que harmoniza dança e música.

“Where were you on january 8th?”, de Amir Reza Koohestani (Irã)
Em 8 de janeiro, no subúrbio de Teerã, quatro jovens estão ensaiando Jean Genet. Ali, noivo de Fátima, que está fazendo o serviço militar, se junta a eles. Não podendo estar lá e desafiando a lei que proíbe um soldado a carregar a arma em um local privado, ele promete ao funcionário da delegacia que retornaria antes do amanhecer. Obrigado a passar a noite na casa, quando Ali acorda, percebe que a arma desapareceu. Este cenário é o pano de fundo para o jogo que tece uma série de conversas telefônicas depois daquela noite, em diálogos que evocam a real situação dos jovens no Irã, que buscam ser ouvidos.

“Villa + Discurso”, de Guillermo Calderon (Chile)
O espetáculo é composto de duas obras que abordam o problema de construção da memória. Em “Villa”, três mulheres debatem sobre diferentes alternativas para remodelar Villa Grimaldi, um dos principais locais de tortura durante a ditadura de Augusto Pinochet. O que fazer com este espaço preenchido com a memória é a pergunta que buscam responder. Em “Discurso”, há três atrizes representando o ex-presidente Michelle Bachelet, em discurso de despedida de ficção sobre o exercício do cargo, que reflete nas aspirações e frustrações de uma geração que viveu animado com a experiência de escolher o primeiro presidente.

“Se uma janela se abrisse”, do Mundo Perfeito (Portugal)
Um telejornal, dublado ao vivo, por atores e um DJ, substitui o discurso público pelo íntimo e descobre formas alternativas de falar a respeito de um dia que passou. A partir daí, nasce um outro jornalismo, à escala humana de um palco, onde o olhar entre dois atores pode ter a mesma importância que o fenômeno do aquecimento global. “Se uma janela se abrisse” é o telejornal das notícias que nunca chegam ao telejornal.

Site do FIT 2011:

http://www.festivalriopreto.com.br/2011/

Bom Dia Caros Alunos! Tudo bem?

A Assessoria de Relações Externas da Unesp (AREX-UNESP) solicita ampla divulgação da mensagem abaixo. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Os ministérios de Educação e de Ciência e Tecnologia discutiram, em reunião com reitores de universidades brasileiras, detalhes sobre o programa Ciência sem Fronteiras, que distribuirá 75 mil bolsas de graduação, doutorado e pós-doutorado para estudos e pesquisa no exterior até 2014.

A seleção de bolsistas será realizada pelas universidades com base no mérito do candidato e no projeto a ser desenvolvido em instituição no exterior. Maiores detalhes deverão ser anunciados ainda neste mês de junho.

As Pró-Reitorias e a Arex da UNESP, recomendam à comunidade que:

1) Realizem ampla divulgação do programa Ciência sem Fronteiras junto a seus alunos de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes,como oportunidade para a internacionalização;

2) Estimulem o domínio de idiomas estrangeiros para o máximo aproveitamento de um eventual período de estágio e formação no exterior;

3) Busquem parceiros em instituições no exterior com potencial para realizar efetiva interação em projetos de formação de graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão e desenvolvimento científico e tecnológico;

4) Especial atenção seja dada às seguintes áreas prioritárias do programa:

o Engenharias o Ciências Exatas e da Terra;

o Ciências da Computação e Tecnologia

o Ciências da Saúde e Biomédica;

o Tecnologia da Informação;

o Aeroespacial;

o Farmacêutica; o Produção Agrícola Sustentável;

o Química Verde;

o Petróleo, Gás e Carvão;

o Energia;o Minerais;

o Biotecnologia;

o Nanotecnologia e Novos Materiais;

o Mudanças Climáticas;

o Biodiversidade;

o Ciências do Mar;

o Inclusão Produtiva e Tecnologias Sociais;e

o Habitação e Saneamento.

Maiores informações na AREX – UNESP: http://www.unesp.br/arex/index_cat3_areas.php

 

Módulo 10 e 13 – Expressão Artística e Corporal

On junho 15, 2011, in ArteEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Bom dia a tod@s!

Esta é a área para a postagem dos comentários dos textos do Módulo 10 e 13 (Textos: 16, 17, 18 e 19) de Expressão Artística e Corporal. Para quem trabalha com crianças e adolecentes, recomendo o documentário sobre “Criança e Consumo” intitulado: “Crianças do Consumo (ou Consumindo Crianças) – A Comercialização da Infância”.

O documentário “Crianças do Consumo (ou Consumindo Crianças) – A Comercialização da Infância”, lançado em dezembro de 2008 pela MEF (Media Education Foudantion), nos EUA, aborda o problema do consumismo infantil naquele país. Sem dúvida faz par como o filme “Criança, A Alma do Negócio” . O filme trabalha numa perspectiva de alerta geral sobre a publicidade e as estratégias de marketing das grandes empresas no intuito de transformar as crianças e a própria infância num grande buraco negro de consumo e eixo de influência da família. O estudo demonstra o enorme volume de gastos com pesquisas e produções midiáticas direcionadas ao público infantil, comerciais e animações, fast-food, automóveis, celulares etc., que são cada vez mais, feitos olhando a criança como principal consumidora ou “aliciadora” da família, no sentido de convencer os pais sobre como e no que gastar.  Ficha técnica. Direção: Adriana Barbaro / Jeremy Earp. Lançamento: 2008. Duração:66 min.

Link para o documentário: Crianças do Consumo (ou Consumindo Crianças) – A Comercialização da Infância

http://www.youtube.com/watch?v=mLuRH7nmhy4

Recomendo a todos também visitar o site do Instituto Alana:

http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/Home.aspx

Um grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

 

 Boa Tarde Car@s Alun@s! Tudo bem?

A palestra sobre as Normas da ABNT para o Curso de Pedagogia será dia 11/08/2011, a partir das 19h:15min., no Anf. II, do Ibilce – Unesp – Rio Preto. A palestrante será a Bibliotecária Cláudia Araujo Martins (Ibilce-Unesp-Rio Preto):

Cláudia Araujo Martins – Bibliotecária
Seção Técnica de Referência, Atendimento ao Usuário e Documentação
Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação
UNESP – São José do Rio Preto

Um grande abraço a tod@s! Prof. Fábio Fernandes Villela.

 
Centro Cultural Daud Jorge Simão - Biblioteca Municipal
O Senac, em parceria com a Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Cultura, promove a Feira  de Trocas de Livros,  de 13 a 17 de junho. O evento, gratuito, será realizado no saguão da Biblioteca Pública Municipal, das 9 às 20 horas. O objetivo é estimular a leitura e o compartilhamento de livros usados com a comunidade.

Para as trocas, o Senac e a Biblioteca Municipal disponibilizam livros de seus acervos. A Biblioteca preparou um conjunto de livros doados que já constavam no acervo público.

As trocas devem ser de livro por livro, ou gibi por gibi, e não são aceitos materiais com conteúdo didático, político ou religioso, enciclopédias, dicionários, guias e revistas. Além disso, os interessados devem levar obras em bom estado de conservação.

Programação
Dia 13/6
9 horas – Bate-papo com o escritor Hamilton Pereira
17h30 – Bate-papo com o escritor Gustavo Lepe

Dia 14/6
14 horas – Declamação de poesias com Nympha Gorla
17 horas – Bate-papo com o escritor Tiago Araújo

Dia 15/6
9h30 – Contação de histórias com Conceição Lopes
17 horas – Bate-papo com o escritor Tiago Araújo
18 horas – Bate-papo com a escritora Maria Aparecida dos Santos

Dia 16/6
16 horas – Declamação de poesias, com Maurício Albanez
18 horas – Literatura de Cordel, com Cícero Cordel e Frank Muniz

Dia 17/6
10 horas – Literatura de Cordel com Ana Paula  Vivanco
14 horas – Bate-papo com o escritor Machadinho
17 horas – Declamação de poesias, com João Rossi
19 horas – Encerramento: Coral Paulista Ensemble – Regente: maestro Paulo de Tarso / Entrada: 1 livro de literatura adulta ou infanto-juvenil em bom estado para o acervo da Biblioteca Municipal

Serviço
Data: de 13 a 17 de junho
Horário: das 9h às 20h
Local: Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”
Praça Jornalista Leonardo Gomes, nº 1 (Praça Cívica)
Informações: fone 3202-2316

Informações retiradas de: http://www.riopreto.sp.gov.br

 

1º Encontro de Ufologia de Mirassol – SP – Brasil

On junho 11, 2011, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

 

1º Encontro de Ufologia de Mirassol

Data: 18/06/2011

Abertura do dossiê da abdução acorrida na cidade em 1979.

O caso Mirassol é um dos mais importantes da Ufologia Brasileira e talvez mundial. O protagonista é, Antônio Carlos Ferreira. Ele esteve envolvido em vários eventos de contato e abdução que deixaram numerosas evidências físicas de tais experiências.

14h-Palestra

16h- Mesa Redonda

18h- Abertura da Exposição no Museu sobre a Temática: “Ufologia”

Local: Auditório “Cândido Brasil Estrela”

Esta é mais uma atividade do Museu de Mirassol “Jezualdo D’Oliveira”. O Museu  e mais de 3 mil museus espalhados pelo território nacional foi incluido num guia, lançado na última semana de maio pelo Ministério da Cultura. Na publicação estão incluídos dados como endereço das instituições, tipo de acervo, acessibilidade, ano de criação, horário de funcionamento e infraestrutura disponível.

O guia foi criado com base no banco de dados do Cadastro Nacional de Museus, criado em 2006. Segundo informações do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), há 11 anos não era lançada no Brasil uma publicação semelhante, além de ser o maior e mais completo guia desse tipo.

O Curador do Museu de Mirassol, Henrique Frota, conta que a última publicação em que a instituição mirassolense esteve inserida foi em 1958, cinco anos depois de sua fundação legal.

“Vai ajudar a divulgar a imagem do Museu e aos poucos recuperar o reconhecimento da população pelo espaço. Atualmente, o Museu de Mirassol é o maior da região de Rio Preto, tanto na questão do espaço físico quanto do acervo, que segue orientações do Ibram e do Icom (Conselho Internacional de Museus”, avalia o Curador.

Inicialmente, foram impressos 6 mil exemplares. Parte deles será distribuída em diversas instituições relacionadas à cultura no país. Outra parte será vendida em livrarias comerciais. Ainda segundo o Ibram, o conteúdo será disponibilizado gratuitamente para download e consulta no site do instituto.

 

Estágio para Pedagogia no Colégio São José

On junho 10, 2011, in Coord, by Fábio Fernandes Villela
Colégio Agostiniano São José em Rio Preto – SP – Brasil
Boa Tarde Pessoal! Tudo bem?
Segue solicitação de divulgação de estágio para Pedagogia.  Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.
O colégio São José iniciará, na próxima semana, a seleção para estagiárias para o 2º semestre de 2011. Quem tiver interesse, favor enviar o currículo, seguindo as instruções e o modelo que estão no site do colégio: http://www.csj.g12.br/

São 6 horas por dia de estágio (por volta das 12h às 18h) e  valor pago é R$550,00. O contrato é feito pelo CIEE e a estagiária pode permanecer no colégio por até 2 anos. Grata, Andréa Petreca.

Colégio São José

Rua Agostinianos, 88 – Jd. Sta. Catarina – Cep: 15080-180 S. José do Rio Preto – SP

Tel (0xx17) 3216-8733 / Fax (0xx17) 3216-8730

E-mail: agostiniano@csj.g12.br

Site: www.csj.g12.br