Caros Alunos! Tudo bem?

Falta preencher uma vaga. Divulgo solicitação de estágio na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa” para os alunos de Pedagogia. Segue solicitação da nossa querida bibliotecária-chefe Marciana Gomes Lopes.  Saudações, Prof. FFV.

 Estamos contratando dois(as) estagiários(as) de Pedagogia: um (a) para trabalhar das 08:00 às  14:00 e outro (a) das 12:00 às 18:00h, salário de R$ 430,00. De preferência  que não se forme em 2012, porque o contrato pode ser renovado por dois  anos. Comparecer para entrevista das 08 às 12 e das 13:30 às 17:30 horas,  munido de: currículo, comprovante de residência, comprovante de matrícula  na faculdade, CPF e RG.

Muito obrigada.

Marciana Gomes Lopes (Bibliotecária-CRB/8-2944)

Biblioteca Pública Municipal “Dr. Fernando Costa”

Praça Jornalista Leonardo Gomes, 01

fone (17)3202-2316 – fax 3202-2310

 

Fóruns Permanentes Desafios do Magistério: Juventude e emprego: educar para qual trabalho?

INFORMAÇÕES GERAIS

Local: Centro de Convenções da UNICAMP
Data: 15 de Junho de 2011
Horário: Das 9h às 17h

Informações Adicionais:

Secretaria de Eventos – FE/UNICAMP
eventofe@unicamp.br

PROGRAMA

MANHÃ
9h – Abertura Oficial

Edgar Salvadori De Decca – Coordenador Geral da Unicamp
Sergio Antonio da Silva Leite – Diretor da Faculdade de Educação da Unicamp
Cecília de Godoy Camargo Pavani – Departamento de Educação da RAC
Antonio Carlos Rodrigues de Amorim – Presidente da ABL
Aparecida Neri de Souza – Gepedisc / FE / Unicamp

9h30 às 10h30 – Mesa Redonda: Jovens, mercado de trabalho e educação

Coordenação: Neusa Maria Mendes de Gusmão (Antropóloga, Professora
Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Expositores:
Claudia Mattos Kober – Tempo de decidir: produção da escolha profissional entre jovens do ensino médio (Professora Doutora, Universidade Anhembi Morumbi)
Fernanda de Araújo Mandetta – Da ONG para o trabalho? Escolarização, trabalho e trajetórias de jovens de classes populares de Campinas/SP (Mestre, professora de história em escola pública estadual, Campinas/SP)
Julio César Ferraz Amstalden – Por trás da cena: caminhos de inserção profissional de jovens com formação superior em música (Doutorando, Professor, Universidade Metodista de Piracicaba)

10h30 às 11h – Intervalo para café

Roda de autógrafos com os autores de livros relacionados à temática do fórum

11h às 12h30 – Debate

Debatedoras:
Liliana Rolfsen Petrilli Segnini (Socióloga, Professora Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)

Márcia de Paula Leite (Socióloga, Professora Titular, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Helena Maria Sampaio (Antropóloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Discussão com plenária
12h30 às 14h – Almoço

TARDE
14h às 17h – Mesa Redonda: Políticas, trabalho e educação

Coordenação: Ana Lúcia Goulart de Faria (Pedagoga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Expositores:
José Humberto da Silva – Políticas públicas de emprego para jovens no Brasil: lógicas e interesses em confronto (Doutorando, Professor, Universidade do Estado da Bahia)
Amarildo Carnicel – Jornal comunitário e a inserção de jovens no mercado de trabalho: resultados de projeto realizado em Campinas (Doutor, Jornalista, Pesquisador, Centro de Memória da Unicamp)
Carolina Orquiza Cherfem – Mulheres nos empreendimentos de economia solidária: avanços, desafios e a tentativa de escolarização na busca por qualificação para o trabalho (Doutoranda em Educação, FE – Unicamp)
Joseane Maria Parice Bufalo – A construção da carreira docente na educação infantil através da luta sindical (Doutora, Professora educação infantil, Rede Municipal de Campinas/SP)

Debatedoras:
Olga Rodrigues de Moraes von Simson (Socióloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Elisa Angotti Kossovitch. (Filósofa, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Selma Borghi Venco (Socióloga, Professora Doutora, Gepedisc / Decise / FE / Unicamp)
Discussão com plenária

17h – Encerramento

ORGANIZADORES:

Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural (Gepedisc), Departamento de Ciências Sociais na Educação (Decise) Faculdade de Educação, Unicamp
A organização deste Fórum está sob a responsabilidade do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação e Diferenciação Sociocultural. O Gepedisc constitui um espaço de aglutinação de pesquisadores, professores, estudantes do programa de pós-graduação em Educação e estudantes de graduação interessados nos estudos e nas pesquisas, numa perspectiva das ciências sociais, sobre as diferenças sociais e culturais, considerando as relações sociais de classe, gênero, etnia, geracional nos processos sociais, com destaque para os educacionais. Nesta direção, categorias sociais como jovens, mulheres, negros, indígenas, crianças, migrantes, trabalhadores são estudados nas dimensões sociológicas e ou antropológicas. As mudanças nas relações e no mercado de trabalho na sociedade moderna e contemporânea, em diferentes setores da economia, são pesquisadas. O grupo reúne, portanto, sociólogos, antropólogos e pedagogos, que estudam infância, juventude, trabalho, migrações, educação não formal, relações entre educação e trabalho, relações de gênero, movimentos sociais. Neste fórum, estão presentes os professores membros do Gepedisc, tanto na coordenação das mesas como debatendo com os expositores; assim como os mestres e doutores formados por estes professores, apresentando seus estudos e pesquisas sobre o tema – Juventude, Trabalho e Educação – proposto para o Fórum.

Coordenadoras do Gepedisc: Aparecida Neri de Souza e Neusa Maria Mendes de Gusmão.

Sitio do Gepedisc – http://www.fe.unicamp.br/gepedisc

ALB – Associação de Leitura do Brasil
RAC – Rede Anhanguera de Comunicação

 

Módulo 7 – Sociologia da Educação 2: Entre os Muros da Escola

On maio 22, 2011, in SocioEdu2, by Fábio Fernandes Villela

O filme “Entre os Muros da Escola” (Entre les murs, França, 2008, 128 min., cor), com direção de Laurent Cantet, apresenta o professor François e seus colegas começando o novo ano letivo em uma difícil escola da periferia parisiense. Munidos das melhores intenções, eles se apoiam mutuamente para manter vivo o estímulo de dar a melhor educação a seus alunos. A sala de aula, um microcosmo da França contemporânea, testemunha os choques entre as diferentes culturas. E por mais inspiradores e divertidos que sejam os adolescentes, seu difícil comportamento pode acabar com qualquer entusiasmo dos professores. A partir das situações apresentadas no filme, procure relacionar os conceitos do Módulo 7 de Sociologia da Educação 2. O filme pode ser baixado da internet. Saudações, Prof. Fábio Fernandes Villela.

 

Christian Baudelot e Roger Establet

No texto de KUENZER, A. Z. Da dualidade assumida à dualidade negada; o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade, v. 28, p. 1153-1178, 2007 (disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v28n100/a2428100.pdf ), a autora, referindo-se a Baudelot e Establet afirma:

“(…) tiveram a coragem e lucidez de desvendar a ilusão ideológica da unidade da escola, ilusão de que existiria um tipo único de escolaridade e que os diferentes traços só diferem entre si em extensão e duração; resumindo, o grande mito da escola única e unificadora. Ilusão de que as crianças seriam ‘desigualmente instruídas numa só e mesma escola’, que seria simplesmente abandonada por alguns, na realidade a maioria, no meio do caminho – e levada até o fim pelos restantes (…). Trata-se de repartir ‘os indivíduos por postos antagonistas na divisão social do trabalho, quer dos lados dos explorados, quer do lado da exploração’ “.

A partir da leitura dos textos do Módulo 7 [10, 11, 12, 13, 14 e 15], procure enfatizar a importância das relações entre Educação e Estado nos dias de hoje.

Uma bela entrevista com Christian Baudelot e Roger Establet pode ser acessada em:

http://www.scielo.br/pdf/ts/v20n1/a09v20n1.pdf

Um grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

 

Car@s Alun@s, bom dia!

Estão abertas inscrições para Estágio Remunerado para trabalhar 6 horas na Secretaria Municipal de Assistência Social para os cursos de Pedagogia, Serviço Social e Educação Física.

 Por favor enviar currículo para:

semas.gt@hotmail.com

ou pessoalmente na Rua João Teixeira, nº 260 – Santa Cruz, São José do Rio Preto – SP

Informações:

SEMAS – Secretaria Municipal de Assistência Social

Flávia tel.: (17) 3212.7933

 

Bom Dia Car@s Alun@s! Tudo bem?

Nesta quinta-feira (19-05) haverá uma professora americana, Profª. Drª. Natalie Doering, visitando o Ibilce/Unesp. Ela é professora de Educação Física em uma universidade americana (Murray State University). (Veja o currículo dela abaixo). Nós combinamos com ela fazer uma palestra no Ibilce/Unesp. Utilizaremos as duas primeiras aulas desta quinta-feira no Anfiteatro I.  Esta palestra é aberta a toda a comunidade, todos estão convidados!

O que são Jogos Cooperativos? Jogo cooperativo é um um jogo onde um grupo de jogadores são instruídos a demonstrar comportamento cooperativo, transformando o jogo em uma cooperação entre grupos ao invés de uma competição entre indivíduos.

Um grande abraço a tod@s, até lá! Prof. FFV.

Natalie Doering, Ph.D.
Associate Professor
Co coordinator (HPE Program)
Health and Physical Education
College of Education
Murray State University
3222 Alexander Hall
Murray, KY 42071
office phone: 270-809-2679
my webpage: http://coekate.murraystate.edu/professor/doering/

 

Cantora Libanesa Haifa Wehbe

Boa Tarde Amig@s! Tudo bem?

Gostaria de convidar a todos para participar da reunião do Grupo Libaneses em Rio Preto, no Auditório do Centro Cultural, a partir das 10:00 horas do dia 21/05/2011. Nesta ocasião será apresentada a proposta da praça em homenagem a comunidade Árabe de Rio Preto e Região, o estatuto da futura Associação Árabe de Rio Preto e Região e uma palestra com Lelé Arantes sobre: “Primórdios da Presença Árabe em São José do Rio Preto”.  O endereço é:

Praça Jornalista Leonardo Gomes, 1 – Centro
CEP 15061-005 – São José do Rio Preto
Telefone (17) 3202 2310
Um grande abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.
 

Car@s Alun@s, bom dia!

Segue abaixo solicitação de divulgação de estágio para pedagogia no Colégio Objetivo. Att., Prof. Fábio Fernandes Villela (Coordenador do CCGP).

Estão abertas vagas de estágio para alunos de Pedagogia no Colégio Objetivo – São José do Rio Preto – SP – Brasil. Os interessados devem enviar um e-mail para damah_r.m2@hotmail.com (estagiária de Psicologia) ou entrar em contato pelo telefone (17) 3211 – 8910 falar com Damaris (estagiaria de Psicologia) ou Simone (Psicóloga). Gratos pela atenção.
Damaris (estagiária de Psicologia).

 

 

Boa Noite Caros Amigos! Tudo bem?

Convidamos a todos para a palestra neste sábado, 10h:00min., na ACIRP do Centro de Rio Preto – SP- Brasil, sobre o “Novo Blog e Facebook “do IHGG – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Rio Preto – SP

Data: 14/05/11 – 10h00

Palestrantes: ALEXANDRE CAPRIO / RAFAEL CAPRIO
Tema: Novo Blog e Facebook do IHGG
Local: Acirp do Centro de Rio Preto
 

download capitães da areia

CAPITÃES DA AREIA

Grupo Trapiche da Companhia Paulista de Teatro

  • Autor: Jorge Amado
  • Adaptação e Direção: Renato Mano
  • Ficha técnica: João Miller, Valmir Budoia, Glauber Leme, Cristina Ciambroni, Edna Lima, Silvana Teixeira, Fabio Galvão.

Este livro foi publicado em 1937 por Jorge Amado e descreve em páginas carregadas de uma beleza, dramaticidade lirismo, um documento sobre as vidas dos meninos abandonados nas ruas de Salvador. Como espetáculo teatral há revisão de uma situação social atual e preocupante em relação às nossas crianças de rua.

Informações na Wikipedia:  Capitães da areia, romance (1937)

Local: Teatro Municipal de Rio Preto – SP – Brasil

Dias: 30 e 31 de Maio

Informações e Reservas: (11) 3463-0119 / 2509-9120 / 3932-1183

Site: www.grupotrapiche.com.br