Capela do Cemitério da Vila Ercília é restaurada

On outubro 28, 2010, in OPH, by Fábio Fernandes Villela
Capela do Cemitério da Vila Ercília é restaurada
A Prefeitura de São José do Rio Preto entrega nesta quinta-feira (28/10) as obras de restauração da Capela Nossa Senhora das Dores, que fica no Cemitério da Ressurreição, mais conhecido como Cemitério da Ercília, por estar localizado no antigo bairro da cidade. O evento será às 9 horas, com missa celebrada pelo padre Benedito Mazeti, da Paróquia Nossa Senhora do Líbano, que fica na Igreja de São Benedito.
A Capela, que estava em estado precário de conservação, passou por reforma completa. A Prefeitura investiu R$ 92 mil nas obras, que começaram a ser feitas no final de fevereiro deste ano.

O reboco da parede foi retirado e refeito. O piso, quebrado e irregular, foi totalmente substituído por uma padronagem preta e branca no estilo tabuleiro de xadrez. As portas e esquadrias permanecem originais, mas foram restauradas, pintadas e envernizadas.

A Capela também ganhou novos sistemas elétricos e hidráulicos. Os canos das calhas que recolhem a água das chuvas agora descem ocultos por um pilar externo. Apesar de arejada, a Capela recebeu ventiladores e está equipada para que sejam instalados futuramente ar-condicionado e sistema de som.

A engenheira da Prefeitura Maria José Miglioli Badial explica que a restauração procurou manter a estrutura e os materiais usados na construção original. “As portas da capela, com camadas e mais camadas de tinta, foram lixadas e agora ganharam nova vida com a madeira original exposta, protegida por um verniz. Foi trabalhoso, mas conservamos os mesmos estilos da época. Quem vê pensa que a porta é nova. O mesmo pode ser dito pelas janelas, que agora ganharam vitrais azuis.”

A cor azul foi escolhida para a pintura externa da capela. A parte interna ficou em rosa bem claro. “A Capela agora tem calçamento em todo seu entorno e uma pequena correção no solo tirou a sensação de que ela estava um pouco inclinada. Estes pequenos detalhes fazem a diferença”, explica Maria José.

A Capela Nossa Senhora das Dores foi aberta ao público no dia 8 de julho de 1951 e construída pela senhora Avelina Gonçalves Diniz, mulher muito religiosa que queria um lugar de oração no Cemitério da Ressurreição. Agora, quase 60 anos depois de sua construção, o local, mesmo reformado, preserva as características de sua inauguração. As duas únicas exceções estão na colocação de dois refletores e uma cruz de neon no topo da construção para valorizar a Capela nos eventos noturnos.

Mateus Camargo

“Sê plural como o universo!” (Fernando Pessoa)

On outubro 24, 2010, in Miscelan, by Fábio Fernandes Villela

Toda a biblioteca de Fernando Pessoa online.

21.10.2010 – 20:58 Por Isabel Coutinho

 Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online desde hoje à tarde no site da Casa Fernando Pessoa. “Mais gente vai ter acesso a este espólio, mais gente vai poder estudá-lo e mais Pessoanos vão nascer”, disse o presidente da câmara, António Costa, na cerimónia de apresentação do projecto em Lisboa.

 A biblioteca pessoal de Pessoa, na Casa Fernando Pessoa (Miguel Madeira)

 Depois da digitalização, continuará a ser feito o restauro das obras. Em Novembro será lançada pela Casa Pessoa, a revista Pessoa (substituindo a Tabacaria) e realizar-se-á o segundo congresso dedicado ao escritor no Teatro Aberto, dias 23 a 25.

 Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo que é “riquíssimo”, mas com o site, bilingue (português e inglês, e disponível em: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações – incluindo poemas – que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros. “Manuscritos que muitas vezes se deterioram com o tempo, pois muitos deles foram feitos a lápis”, disse Inês Pedrosa. Por isso já começaram o restauro destas obras. “Alguns já estão restaurados, pedimos um orçamento à Fundação Ricardo Espírito Santo e estamos agora à procura de outra instituição para o pagar”, disse ao PÚBLICO a escritora. Em Novembro, realiza-se o 2º Congresso Internacional Fernando Pessoa e no dia 23 será lançada a revista, trimestral e bilingue, de literatura e ensaio.

 Tudo começou em 2008 quando o investigador e estudioso da obra de Fernando Pessoa, Jerónimo Pizarro, propôs à directora da Casa Pessoa, Inês Pedrosa, que se fizesse a digitalização dos livros que pertenceram ao poeta. Estão disponíveis em PDF e JPG e na íntegra. A Fundação Vodafone Portugal apoiou a iniciativa com 77 mil euros e assim foi possível concretizar o sonho de Pizarro: “Tornar Pessoa ainda mais universal e ter a sua biblioteca aberta ao mundo inteiro”, disse o investigador que na cerimónia recebeu a medalha de mérito municipal, atribuída por António Costa.

Mini-Curso sobre Educação Cooperativa – Agradecimentos

On outubro 17, 2010, in EduCoop, by Fábio Fernandes Villela

Boa Tarde Car@s! Tudo bem?

Agradeço aos participantes do  mini-curso sobre “Educação Cooperativa” ministrado por mim, no Auditório A, das 8h:00min. as 12h:00min. no Ibilce-Unesp-Rio Preto. Endereço: Rua Cristovão Colombo, 2265, Jd. Nazareth., S. J. Rio Preto – SP.

Foram quase 40 pessoas num sábado de manhã chuvoso. É uma vitória da educação cooperativa! Acho que demos o ponta-pé inicial da educação cooperativa em Rio Preto.

Parabéns ao pessoal do Caped – Centro Acadêmico “Wilson Cantoni” da Pedagogia do Ibilce-Unesp-Rio Preto, Gestão Gramsci 2010-2011 que organizou esta atividade.

Os tópicos abordados foram: história do cooperativismo, teoria do cooperativismo, educação cooperativa e jogos cooperativos.

Abraço a tod@s, Prof. Fábio Fernandes Villela.

Aula do Dia 30/10/2010 – Curso de Extensão Arte e Educação

On outubro 17, 2010, in ArteEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Boa Tarde Caros Alunos do Curso de Extensão “Arte e Educação”! Tudo bem?

Nossa temática dia 30-11 será o Movimento Surrealista hoje. Não deixem de ler e levar para a sala de aula o texto 17.

 [17] LÖWY, Michel. A Estrela da Manhã: Surrealismo e Marxismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

Lembramos que os alunos que tiverem mais de 2 faltas serão reprovados no curso de extensão.

Saudações, Prof. FFV.

Marcuse e o Surrealismo

On outubro 17, 2010, in ArteEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Boa Tarde Pessoal do Curso de Arte e Educação!
Tudo bem?

Gostaria que vcs fizessem um comentário sobre a relação do Marcuse com o Surrealismo. Pode ser apenas 1 parágrafo.

Obrigado, Prof. FFV.

Comentários sobre os Textos do Módulo 9 – Sociologia da Educação 3

On outubro 17, 2010, in SocioEdu3, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s! Tudo bem?

Esta é a área para os comentários dos textos do módulo 9 de Sociologia da Educação 3. O texto é: DIAS, Edmundo Fernandes. O embate hegemônico. In: Política brasileira: embate de projetos hegemônicos. São Paulo: José Luis e Rosa Sundermann, 2006, p. 53-126. A postagem deve ser feita até 11-11. Saudações, Prof. FFV.

Comentários sobre os Textos do Módulo 8 – Sociologia da Educação 3

On outubro 17, 2010, in SocioEdu3, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s! Tudo bem?

Esta é a área para os comentários dos textos do módulo 8 de Sociologia da Educação 3. O texto é: [B] Silva Júnior. A postagem deve ser feita até 04-11. Saudações, Prof. FFV.

Comentários sobre os Textos do Módulo 7 – Sociologia da Educação 3

On outubro 17, 2010, in SocioEdu3, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s! Tudo bem?

Esta é a área para os comentários dos textos do módulo 7 de Sociologia da Educação 3. Os textos são: [B] Neves e [C] Silva Júnior. A postagem deve ser feita até 28-10. Saudações, Prof. FFV.

Comentários sobre os Textos do Módulo 10 – Sociologia da Educação 1

On outubro 17, 2010, in SocioEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s! Tudo bem?

Esta é a área para os comentários dos textos do módulo 10 de Sociologia da Educação 1. Os textos são: [B] Machado e [C] Machado. A postagem deve ser feita até 25-11. Saudações, Prof. FFV.

Comentários sobre os Textos do Módulo 9 – Sociologia da Educação 1

On outubro 17, 2010, in SocioEdu1, by Fábio Fernandes Villela

Bom Dia Car@s! Tudo bem?

Esta é a área para os comentários dos textos do módulo 9 de Sociologia da Educação 1. Os textos são: [B] Schlesener; [C] Schlesener; [C] Schlesener. A postagem deve ser feita até 18-11. Saudações, Prof. FFV.